Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

30 anos de Roque Santeiro: Relembre como eram e como estão os atores e atrizes da novela

Telenovela foi ao ar pela primeira vez em 24 de junho de 1985 depois de ser censurada por dez anos; relembre como está o elenco da trama de Dias Gomes

CARAS Digital Publicado em 23/06/2015, às 15h32 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Roque Santeiro: 30 anos - Divulgação TV Globo/Reprodução
Roque Santeiro: 30 anos - Divulgação TV Globo/Reprodução

Exibida entre 1985 e 1986, Roque Santeiro é um dos marcos da TV brasileira. Estrelado pelo trio inesquecível formado por Viúva Porcina (Regina Duarte), Roque Santeiro (José Wilker) e Sinhozinho Malta (Lima Duarte), a trama é um dos maiores expoentes da critica social de Dias Gomes com seus toques de realismo fantástico, refletindo muito do Brasil em período de abertura pós-Ditadura Militar.

A novela, aliás, possui uma versão anterior, gravada dez anos antes. Censurada pelo Regime Militar, Roque Santeiro ficou engavetada e só saiu do papel graças ao processo de reabertura política que começou na metade dos anos 80.

+ 30 anos depois, Regina Duarte volta como a Viúva Porcina de 'Roque Santeiro'

A história, ousada para a época, gira em torno do mito do coroinha Luiz Roque Duarte, conhecido como Roque Santeiro (José Wilker), que morreu jovem e é considerado um santo pelos moradores de Asa Branca. Mas, o que todos não esperavam é que ele está vivo e volta à cidade. Com o retorno dele, muitas tramas estão ameaçadas, a começar pelo comércio de Zé das Medalhas (Armando Bogus), que fatura com objetos do santo, e também o romance de Sinhozinho Malta e a viúva Porcina, que é chamada assim por acreditarem que ela teria se casado com Roque.

Ícones da TV que brilharam na novela, como a estrela principal, José Wilker, e atores veteranos como Claudio Cavalcanti, Eloisa Mafalda, Armando Bógus e Paulo Gracindo, não estão mais entre nós e deixaram saudades entre os telespectadores deste grande sucesso, já reprisado pelo Vale a Pena Ver de Novo e pelo canal Viva.

Trinta anos depois, é hora de relembrar como eram e como estão alguns dos atores da trama.

Vem ver!