O espetáculo '220 cartas de amor' foi criado a partir de cartas trocadas pelos pais do ator entre 1956 e 1962
Redação Publicado em 09/03/2018, às 09h31 - Atualizado às 10h04
Depois de estrelar três temporadas da série Conselho Tutelar, da Record, Gaby Haviaras volta aos palcos com ao lado de Renato Farias na peça 220 Cartas de Amor.
O espetáculo foi criado a partir das cartas trocadas pelos pais do ator, Maria de Loudes e Lourenço, quando ainda eram namorados, entre 1956 e 1962, e apresenta um casal onde o homem não tem medo de ser romântico, lírico e delicado, enquanto a mulher se permite ser mais retilínea, racional e objetiva. "Ao longo da leitura das cartas, eu fui me encantando com uma Maria de Lourdes que eu também não conhecia. Eu conheço a Maria de Lourdes há pouco mais de 12 anos, quando conheci o Renato. Mas a 'Negucha' foi me ganhando, me fazendo rir, me deixando impressionada com sua maturidade ao responder algumas cartas dele", conta a atriz.
A experiência despertou nela a curiosidade de conhecer mais sobre as mulheres de sua família. "Minha avó paterna teve três filhos, dois meninos e uma menina. Perguntei para o meu pai como ela se colocava em casa, ele falou: 'Tua avó era uma ótima esposa, sabia sempre se colocar, sabia o que falar para não puxar uma briga com teu avô, respeitava o marido'. Já a minha avó materna se formou no antigo Curso Normal, dava aulas e trabalhava. Fazia ginástica de collants e fusô, e dividia a criação dos quatro filhos com o meu avô", lembra ela. "Então eu perguntei pra minha mãe como era essa relação das mulheres dentro de casa, e ouvi: 'Ah, a tua avó era firme, falava mais alto, tomava decisão. E quando nós, as três meninas, fomos fazer vestibular ela disse: 'Vão todas as três escolher uma faculdade, ter sua carreira e seu dinheiro, não quero mulher dependendo de homem nenhum.' E elas foram!", completa.
O espetáculo com direção de Rafael Sieg festeja os 13 anos da Cia de Teatro Íntimo. A estreia é nesta sexta-feira, 9, no Sesc Tijuca, no Rio de Janeiro. A temporada segue de sexta a domingo até 1º de abril.