CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Gaby Haviaras e Renato Farias estrelam peça feita com cartas de amor

O espetáculo '220 cartas de amor' foi criado a partir de cartas trocadas pelos pais do ator entre 1956 e 1962

Redação Publicado em 09/03/2018, às 09h31 - Atualizado às 10h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gaby Haviaras e Renato Farias - Carol Beiriz / Divulgação
Gaby Haviaras e Renato Farias - Carol Beiriz / Divulgação

Depois de estrelar três temporadas da série Conselho Tutelar, da Record, Gaby Haviaras volta aos palcos com ao lado de Renato Farias na peça 220 Cartas de Amor. 

O espetáculo foi criado a partir das cartas trocadas pelos pais do ator, Maria de Loudes e Lourenço, quando ainda eram namorados, entre 1956 e 1962, e apresenta um casal onde o homem não tem medo de ser romântico, lírico e delicado, enquanto a mulher se permite ser mais retilínea, racional e objetiva. "Ao longo da leitura das cartas, eu fui me encantando com uma Maria de Lourdes que eu também não conhecia. Eu conheço a Maria de Lourdes há pouco mais de 12 anos, quando conheci o Renato. Mas a 'Negucha' foi me ganhando, me fazendo rir, me deixando impressionada com sua maturidade ao responder algumas cartas dele", conta a atriz.

A experiência despertou nela a curiosidade de conhecer mais sobre as mulheres de sua família. "Minha avó paterna teve três filhos, dois meninos e uma menina. Perguntei para o meu pai como ela se colocava em casa, ele falou: 'Tua avó era uma ótima esposa, sabia sempre se colocar, sabia o que falar para não puxar uma briga com teu avô, respeitava o marido'. Já a minha avó materna se formou no antigo Curso Normal, dava aulas e trabalhava. Fazia ginástica de collants e fusô, e dividia a criação dos quatro filhos com o meu avô", lembra ela. "Então eu perguntei pra minha mãe como era essa relação das mulheres dentro de casa, e ouvi: 'Ah, a tua avó era firme, falava mais alto, tomava decisão. E quando nós, as três meninas, fomos fazer vestibular ela disse: 'Vão todas as três escolher uma faculdade, ter sua carreira e seu dinheiro, não quero mulher dependendo de homem nenhum.' E elas foram!", completa.

O espetáculo com direção de Rafael Sieg festeja os 13 anos da Cia de Teatro Íntimo. A estreia é nesta sexta-feira, 9, no Sesc Tijuca, no Rio de Janeiro. A temporada segue de sexta a domingo até 1º de abril.