Aula inaugural da MT Escola de Teatro, em Cuiabá, traz o renomado diretor José Celso Martinez Corrêa

Ator, diretor e dramaturgo Zé Celso conversa com estudantes da Instituição no próximo sábado, 27, às 15h, com transmissão gratuita pelo YouTube

CARAS Digital Publicado quarta 24 março, 2021

Ator, diretor e dramaturgo Zé Celso conversa com estudantes da Instituição no próximo sábado, 27, às 15h, com transmissão gratuita pelo YouTube
Aula inaugural da MT Escola de Teatro, em Cuiabá, traz o renomado diretor José Celso Martinez Corrêa - Garapa Coletivo Multimídia Divulgação

A MT Escola de Teatro realiza, no próximo sábado (27), a aula inaugural do curso superior de Tecnologia em Teatro, às 15h, que será transmitida pelo canal do YouTube da Instituição.

A solenidade contará com a presença especial do lendário diretor do Teatro Oficina, José Celso Martinez Corrêa, O Zê Celso, que participará de um bate-papo com o tema “Teatro em tempos de pandemia e crise política”.

Segundo o diretor da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira, será uma oportunidade ímpar para todos aqueles que são apaixonados pela dramaturgia. “Um enorme privilégio poder iniciar o ano letivo da MT Escola de Teatro com alguém que é referência no teatro nacional”, ressaltou.

O bate-papo marcará o início do módulo azul, Eixo – Performatividade, com o Operador – Obsolescência programada por meio do olhar dos escritos de Cristiane Costa Cruz, Gilberto Augusto Barão Junior, Nathália Maria Soares e Rita Alves.

“Em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, a tradicional cerimônia de abertura do módulo com os alunos da graduação, que ingressaram neste semestre, será realizada online”, comenta o coordenador pedagógico da MT Escola de Teatro, Rodolfo García Vázquez. Ele acrescenta que a data escolhida tem um significado muito especial porque celebra o Dia Mundial do Teatro.

O curso superior de Tecnologia em Teatro é oferecido em Cuiabá por meio de uma parceria entre a MT Escola de Teatro, Associação Cultural Cena Onze, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL MT).

Ministrado em quatro módulos, o curso oferece formação de tecnólogo. Após concluir a carga horária, o estudante escolhe uma das sete áreas de ênfase na qual deseja especialização: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural.

José Celso Martinez Corrêa
Nascido em Araraquara, interior de São Paulo, é um dos nomes mais importantes ligados ao teatro brasileiro. Destacou-se como um dos principais diretores, atores e dramaturgos do Brasil, construindo um dos mais originais percursos dos palcos brasileiros.

Dirigindo ou adaptando, Zé Celso (como é conhecido) já trabalhou com nomes que vão de Augusto Boal, Fernanda Montenegro, Chico Buarque, Nelson Rodrigues a Wiliam Shakespeare.

MT Escola de Teatro
A MT Escola de Teatro é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá, firmada entre a Secretaria de Estado de Cultura (SECEL MT) e Associação Cultural Cena Onze. O curso de tecnologia em Teatro tem a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap/SP).

Último acesso: 22 Oct 2021 - 08:45:03 (382858).

Leia também

TV CARAS