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Revista / Moda

Os desafios da Semana de Moda Britânica

Apesar da ameaça do Coronavírus, fashionistas prestigiam novas tendências

Revista CARAS Publicado em 04/03/2020, às 12h44 - Atualizado às 12h47

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Alessandra Ambrosio, de Tommy Hilfiger; Naomi Campbell, de Tommy Hilfiger e Kendall Jenner, de Burberry - Getty Images
Alessandra Ambrosio, de Tommy Hilfiger; Naomi Campbell, de Tommy Hilfiger e Kendall Jenner, de Burberry - Getty Images

Grandes mudanças estão acontecendo, mesmo que tímidas, no universo fashionista, a começar pelo público que prestigia as grandes semanas de moda. A London Fashion Week, que tomou as ruas de Londres, na Inglaterra, durante cinco dias, foi a pioneira ao abrir a venda dos ingressos dos desfiles para o público em geral, não só o especializado, como compradores, jornalistas e críticos do assunto. “Nós começamos a perceber um interesse maior não só de consumidores da indústria ou da imprensa, mas também de entusiastas da moda, que gostariam de ter uma experiência totalmente inovadora. Por isso, o conselho resolveu abrir espaço”, disse Caroline Rush, CEO do British Fashion Council, o Conselho de Moda Britânico. Com o valor dos ingressos começando por 135 libras, a atitude visa aumentar a popularidade dos shows, que andavam em baixa.

Quem também ajudou a melhorar a visibilidade da semana londrina foi a grife Tommy Hilfiger, que trouxe de volta o seu show itinerante TommyNow, com a coleção Primavera/Verão 2020, TommyXLewisXH.E.R. A apresentação, cujo local foi o museu de arte moderna Tate Modern, contou com diversas celebridades na passarela e nas primeiras filas, como as modelos Naomi Campbell (49), Alessandra Ambrosio (38) e Candice Swanepoel (31), além do seis vezes campeão de Fórmula 1, Lewis Hamilton (35), embaixador global da marca desde março de 2018 e co-criador das peças desfiladas, ao lado do estilista Tommy Hilfiger (68) e da cantora H.E.R. (22). “Obrigado Tommy, por me permitir entrar nessa jornada incrível de criação. É algo que me sinto orgulhoso de ter alcançado. Estou muito feliz com essa coleção sustentável”, revelou o piloto, no fim do desfile, com nomes como o da cantora Pixie Lott (29).

Estrelas também estavam presentes nas outras performances, como a criada pela estilista Victoria Beckham (45). O marido, o ex-jogador de futebol David Beckham (44), e três dos seus quatro filhos, Romeo (17), Cruz (15) e a caçula, Harper (8), prestigiaram a designer, que trouxe uma coleção que misturou elegância e rebeldia nos looks, exibida no Banquenting House, em Westminster, na capital inglesa. O cenário englobou obras de arte e detalhes dourados, remanescente do Palácio de Whitehall, residência dos monarcas ingleses de 1530 a 1698. “Fui inspirada por diferentes ideias de mulheres, como personagens diferentes, momentos e atitudes diferentes, sem restrições. É um sentimento de espírito livre e de ser fiel ao que somos na essência. Tenho de agradecer à minha família por sempre me apoiar nas jornadas dentro da moda”, declarou a ex-Spice Girl, que quis explorar a ideia de como honrar a tradição, mas desafiar as convenções nas peças, repletas de texturas e estampas. “Ser subversivo, porém, sofisticado. Os tecidos clássicos herdados são repensados, as formas e combinações são remixadas com uma nova espontaneidade e diversão.

Apesar dos impactos causados pela pandemia do Coronavírus, que obrigou as marcas a seguirem as diretrizes do governo britânico quanto à higiene da plateia, com distribuição de desinfetantes para as mãos nos locais dos desfiles, o show da Burberry, realizado no Centro de Exposições Olympia London, contou com mais de 800 convidados no último dia da semana de moda londrina. No casting de modelos, diversas estrelas cruzaram a passarela com looks sóbrios, como as irmãs Gigi (24) e Bella Hadid (23), Joan Smalls (31), Irina Shayk (34) e Kendall Jenner (24). A coleção foi assinada pelo estilista italiano Riccardo Tisci (45), que assumiu a posição de diretor criativo da grife em 2018 e, desde então, conseguiu aumentar as vendas e revitalizar a identidade da marca inglesa, incluindo até a mudança no logo. “Um dia mais do que especial para mim, especialmente pela dedicação e a vontade de ir além dos limites. Sem contar o amor do time, que, unido, criou Memórias, o nome dessa coleção. Estou muito orgulhoso de todos e do que fizemos. Muito obrigado pela criatividade de cada um e pelo trabalho árduo e inspirador. Somos uma família que está desenhando o futuro junta”, exaltou Riccardo, após o show. “Londres foi o lugar que eu aprendi a ser eu mesmo e a cidade onde eu ganhei a confiança de ser o homem que sou hoje.

Outras marcas como Richard Malone, JW Anderson, Richard Quinn, Vivienne Westwood e Roksanda, cuja primeira fila contou com os atores Cate Blanchett (50), Joely Richardson (55), Zawe Ashton (35) e Billy Porter (50), além da escritora Sinead Burke (30), se empenharam em fazer desfiles memoráveis, com diversas referências artísticas em muitas cores e volumes. “Fazemos muitos amigos durante as semanas de moda! A Roksanda é pura genialidade. Tem uma sofisticação ímpar, fora a elegância de cada peça. Mal posso esperar para trabalhar e criar com ela um dia”, desejou Billy.