revista Revista CARAS

O universo singular de Tarso Marques

Com Erica Redling, ex-piloto de F1 reflete filosofia de vida no lar

Tamara Gaspar Publicado quarta 23 setembro, 2020

Com Erica Redling, ex-piloto de F1 reflete filosofia de vida no lar
O universo singular de Tarso Marques - Paulo Santos

Ser diferente é se reformular, buscar o desconhecido, o original, o raro. A vida do ex-piloto de Fórmula 1 e Stock Car Tarso Marques (43) sempre esteve nesse ciclo e é nele que se sente bem. “Eu nunca gostei de coisas normais e convencionais, sempre achei coisa de gente sem personalidade. Pode ser um carro, uma moto, qualquer coisa, eu me recuso a usar o de fábrica. Uma casa, então? Eu não entendo as pessoas, pois uma casa é algo tão pessoal, tem de ter sua cara”, diz o proprietário da Tarso Marques Concept, empresa que desenvolve projetos exclusivos de customização de carros, motos, iates, aeronaves e, veja só, até casas e prédios! Ele abriu as portas de seu novo lar paulistano com exclusividade para CARAS, ao lado da amada, a modelo Erica Redling (37).

E claro que não é qualquer casa! “Eu comprei o imóvel mais pelo terreno, porque a casa é muito antiga. Tem uns 50 anos, cheia de divisões e cômodos, um labirinto! Pensei em não mexer muito, pois ficaria pouco tempo na casa. Mas fui desenvolvendo o projeto. Quebrei praticamente tudo e criei um vão livre, para integrar os ambientes e dar mais amplitude. Cuidei de cada detalhe e pensei em tudo. Aqui, nada é normal!”, diz ele, que levou cerca de um ano e meio para ver o novo e exclusivo lar ficar pronto.

Com o equilíbrio perfeito entre o moderno e o rústico, a casa é cheia de particularidades. A começar pela porta de entrada, feita com uma antiga — e gigante! — porta de cofre. “Ela tem 6 metros de diâmetro e pesa 3,5 toneladas. Por isso, a abertura precisou ser automática”, afirma Tarso. Para conceber o tão desejado vão livre, foram necessárias vigas em tamanho especial. E onde ele as conseguiu? “Comprei vigas que eram de uma plataforma de petróleo. São imensas”, revela ele, orgulhoso do projeto.

Apaixonado por tudo acerca do automobilismo, Tarso também levou o universo da velocidade aos ambientes. A escada que dá acesso aos quartos, por exemplo, é desenhada em formato de uma curva, remetendo às pistas dos autódromos, e revestida com porcelanatos da Roca e Incepa. Os carros e motos customizados por ele têm espaço garantido e ajudam a compor a decoração. “Desenhei os móveis, escolhi os tecidos. Do sofá às luminárias, idealizei tudo”, reforça ele, cujo engajamento lhe rendeu uma nova empreitada. Em breve, Tarso lança linha de móveis conceituais em parceria com a Abarca Móveis.

O design é um pensamento constante nos devaneios de Tarso, que, claro, emprega muito em seu trabalho. “Não sou arquiteto, mas crio os conceitos”, frisa ele, que voltou a gravar seus quadros para o programa AutoEsporte, da Globo, após pausa por conta da pandemia da Covid-19 — ele também reformou carros no quadro Lata Velha, do Caldeirão do Huck. “Nós voltamos com uma equipe reduzida e com todos os protocolos de segurança”, explicou ele. E as pistas seguem com lugar cativo em seu coração. “Eu ainda corro, de três a quatro vezes por ano, na Europa. Geralmente, são corridas especiais”, conta ele, que tem se dedicado a um antigo sonho, o de construir seu próprio carro de corrida. “É meu DNA e quero fazer um carro competitivo. É um desafio disputar com grandes marcas, mas sou teimoso”, avisa ele, confiante.

Fã do trabalho de Tarso, Erica já se acostumou com o universo das quatro rodas e do design. “Admiro o comprometimento dele com o trabalho e com os projetos, ele é criativo, dedicado e tem amor pelo que faz”, disse a modelo. “Erica é super-parceira, me ajuda e sempre peço a opinião dela”, emenda ele. Junto há cinco anos, o par aprendeu a lidar com as agendas profissionais, já que Tarso é workaholic assumido e Erica está sempre viajando a trabalho.

“Quando estamos em SP, o domingo é sagrado. É dia de ficarmos juntos, recarregar as baterias e aproveitar um ao outro”, frisa ela.

Quando o assunto é casamento, eles não têm pressa e dão prova da relação madura e equilibrada. “Já vivemos uma vida de casados, de companheirismo, nada vai mudar, mas pensamos, sim, em oficializar”, explica ele. A chegada dos filhos também é um desejo.

“Sempre tive o sonho de ser mãe e não quero deixar de viver esta experiência. Quem sabe, em breve, não vem um anjinho para alegrar ainda mais nossa vida”, reflete Erica. “Adoro crianças e quero muito ser pai. Lá em casa, a pressão já está grande! Até o meu irmão mais novo já tem filhos!”, brinca Tarso, cheio de elogios às habilidades gastronômicas da amada. “Ela cozinha muito bem e eu como muito bem!”, diverte-se ele. “Acho que minha especialidade é a massa, é o prato mais pedido pelo Tarso. Modéstia à parte, tudo que me arrisco a fazer sai bem direitinho”, confessa Erica.

O universo singular de Tarso Marques / foto: Paulo Santos
O universo singular de Tarso Marques / foto: Paulo Santos
O universo singular de Tarso Marques / foto: Paulo Santos
O universo singular de Tarso Marques / foto: Paulo Santos

Último acesso: 27 Oct 2020 - 15:16:37 (364038).

TV CARAS