Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Revista / Living Design by Monica Barbosa

Living Design: Obras raras de Caravaggio desembarcam em São Paulo

Exposição com obras de Michelangelo Merisi da Caravaggio está em cartaz no MASP

Redação Publicado em 02/08/2012, às 08h29

San Girolamo che scrive, do séc. XVII - Divulgação
San Girolamo che scrive, do séc. XVII - Divulgação

Uma das exposições mais aguardadas do ano acabou de desembarcar em São Paulo. A mostra Caravaggio e seus seguidores está em cartaz no MASP, onde fica até 30 de setembro, e traz obras raras desse pintor importante, que é meu artista preferido.

O italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio nasceu em 1576 e levou uma vida polêmica, tendo sido preso algumas vezes e chegando até a matar um homem em 1606. Com um temperamento desses, era de se esperar que seus quadros também causassem comoção social na época, já que ele costumava retratar imagens bíblicas utilizando ciganos, prostitutas e cidadãos normais como modelo.

E 400 anos após sua morte, ele ainda tem a capacidade de impressionar com suas pinturas extremamente realistas. O artista é considerado o grande mestre do barroco e tinha um domínio incrível da técnica de chiaroscuro, criando uma iluminação intensa e dramática em seus quadros.

Essa é a maior exposição do pintor, e na galeria acima postei alguns dos quadros que estão expostos, como a Meduso Murtola e o Retrato do Cardeal, que nunca haviam saído da Itália.

Estou sempre por dentro dos melhores eventos de arte do Brasil. Para ficar atualizado e não perder nenhum deles, acesse meu portal, www.livingdesign.net.br.