Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Revista / Living Design by Monica Barbosa

Living Design: Conheça a Ekó House, uma oca moderna totalmente sustentável

Saiba mais sobre o projeto de Ekó House, desenvolvido por estudantes e professores de universidades brasileiras

Redação Publicado em 27/12/2012, às 10h05 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

A casa construída no Solar Decathlon - Divulgação
A casa construída no Solar Decathlon - Divulgação

Já pensou em morar em uma casa feita de madeira, que não desperdiça energia e pode mudar conforme a estação do ano? Pois essa é a Ekó House, uma espécie de oca moderna desenvolvida por professores e alunos de várias faculdades públicas do Brasil.

Ela é inspirada pela cultura tupi-guarani e alia o “ekó” – a forma de viver dos índios –, aos elementos clássicos do morar brasileiro, propondo uma integração entre os ciclos da vida humana e da natureza. A ideia é que a casa funcione como um organismo vivo, que responde às mudanças climáticas e desenvolve seus processos de maneira cíclica, em harmonia com o meio ambiente.

Para desenvolver a casa, os arquitetos utilizaram a crença em Nhanderu, o Deus Tupi que criou os pontos cardiais. Por isso, cada ponto da casa é representado por uma entidade indígena: Jakaira, o Norte, é o deus dos bons ventos e representa a ventilação diária necessária na casa; o Leste, Karai, é o deus do fogo, representado pelo calor adquirido pela casa; o Sul, Nhamandu, é o deus Sol, que fornece a energia e aparece como os painéis solares no telhado; o oeste, Tupã, é o deus das águas e atua no ciclo fechado da casa.

Como a proposta é de uma moradia mutável, a casa é pré-fabricada com cômodos modulares que podem ser transformados conforme a ocasião. Além disso, suas varandas foram projetadas para serem usadas abertas ou fechadas, criando espaços públicos ou privados e dando ao morador a opção de aumentar luminosidade e a ventilação quando quiser. 

O projeto foi um dos finalistas do concurso Solar Decathlon, que desafia estudantes do mundo todo a criar moradias com design surpreendente e tecnologia de ponta, e ficou em 3º lugar no quesito sustentabilidade e em 14º na colocação geral. Para fazer um tour pelos cômodos da casa, veja a galeria de fotos acima.

Estou sempre por dentro das novidades do mundo da arquitetura. Para conferir outros projetos inovadores, acesse meu portal, www.livingdesign.net.br.