CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Revista / Living Design by Monica Barbosa

Living Design: Bienal de Arquitetura discute cidade para todos

Projetos de arquitetura são expostos na Oca do Parque do Ibirapuera

Redação Publicado em 10/11/2011, às 08h58 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Visitantes conferem o espaço de Israel na NonaBIA - Divulgação
Visitantes conferem o espaço de Israel na NonaBIA - Divulgação

Como criar cidades melhores para vivermos? Como cada um pode fazer sua parte, e que exemplos podemos tirar de outros locais que solucionaram seus problemas urbanos? Quem se interessa por este assunto não pode perder a nona edição da Bienal Internacional de Arquitetura, cujo tema é “Arquitetura para todos – construindo cidadania”, e que acontece até o dia 4 de dezembro na Oca do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Por lá estão expostos 140 projetos vindos de 25 países, sendo que 14 nacionalidades estarão representadas em pavilhões oficiais. A participação brasileira inclui 20 Estados. Como a ideia é que a Bienal seja interessante para arquitetos e para os leigos, todas as exposições oferecem aos visitantes uma leitura panorâmica, acessível a todos os visitantes, e outra, detalhada, voltada ao público mais especializado.

Além da Oca, a Bienal ocupa outros espaços na cidade de São Paulo e no interior do Estado. Nove escolas de arquitetura abrigam reproduções parciais das exposições, o que também acontece em unidades do Sesc em cidades do interior. As estações da rede metroviária de São Paulo, exemplos do papel que a arquitetura pode desempenhar na construção de espaços para a cidadania em uma metrópole, também fazem parte dos locais ocupados pela Bienal.

Palestras e oficinas com grandes nomes da arquitetura mundial também estão na programação. Irão ministrar palestras o renomado arquiteto e urbanista brasileiro Paulo Mendes da Rocha, o arquiteto e artista italiano naturalizado argentino Clorindo Testa, e o inglês Adam Kaasa, do programa LSE Citiesand Urban Age, pesquisa internacional que investiga as cidades do futuro, dentre outros.

Como apoiador oficial da Nona BIA, o programa Living Design vai estar por lá e, claro, vai contar o que rola de mais bacana no evento. Não deixe de acompanhar tudo no meu blog, monicabarbosa.com.br, e conferir as imagens que estão aqui na galeria de fotos. A Nona BIA acontece na Oca, e funciona de terça a domingo, das 10h às 22h. A entrada custa R$ 10 (estudantes pagam meia). Te vejo lá!