Mel

-
- -


Há cerca de 400 tipos de mel com predominância floral no Brasil, como o de flor de laranjeira e o de eucalipto. O mel nunca é de uma planta só, mas em geral predomina um tipo de flor. Quando não se consegue identificá-la, é classificado como mel ou mel de flores silvestres. Muitos produtores viajam centenas de quilômetros carregando sua colmeia só para aproveitar a época de flores específicas. A maioria do mel comercializado aqui é produzida por abelhas europeias (Apis mellifera) trazidas para o Brasil e por africanizadas, originadas no País do cruzamento acidental da europeia com variedades africanas. Mas há o produzido por abelhas nativas, conhecido como natmel, já que estas abelhas sem ferrão —- na verdade, estão atrofiados —-, como jataí, urucu e tiúba, pertencem à subfamília das Meliponinae, não à das Apinae, como a europeia e a africanizada. Por isso mesmo, o criador de abelhas nativas é chamado meliponicultor, não apicultor. Depois de centrifugado, filtrado e purificado, o mel das abelhas Apis contém 76% a 80% de açúcares, pequena quantidade de sais minerais e pouca vitamina. As abelhas nativas produzem néctar parecido, mas em muito menor quantidade, além de ser menos doces, mais ralos e mais ácidos. Pela larga extensão territorial, condições climáticas amenas e flora muito variada, o Brasil poderia ser um dos maiores produtores do mundo. Mas a produção ainda é pequena e muitas pessoas o consomem mais como remédio. Na cozinha, é um adoçante perfumado que pode ser usado em pratos doces, para besuntar aves, porcos ou carneiros a assar, como tempero para salada ou no preparo de molhos agridoces.

 

Mais Notícias

SAUDE

É bom para Ser utilizado na alimentação de crianças e idosos, pois é energético e contém açúcares de fácil absorção; e pessoas com obstipação intestinal, pois em geral têm leve efeito laxante.

É ruim para Diabéticos, sem orientação de um médico, porque tem sacarose; e para os dentes daqueles que não costumam fazer uma boa higiene bucal, porque pode provocar cáries.

 

FICHA TECNICA

100 g de mel contêm:
Calorias - 304
Proteínas - 0,301 g
Carboidr. - 82,3 g
Vit. B2 - 0,038 mg
Niacina - 0,121 mg
Folacina - 2 mcg
Ác. pant. - 0,068 mg
Vit. C - 1 mg
Cálcio - 5,99 mg
Ferro - 0,419 mg
Magnésio - 2 mg
Fósforo - 4,01 mg
Potássio - 51,9 mg
Selênio - 0,799 mcg
Sódio - 4,01 mg
Zinco - 0,22 mg

 

COMO SE ESCOLHE

Em geral o mel vendido em supermercado não indica a florada. Para comprar com florada específica, procure entrepostos de mel, apiários ou lojas de produtos naturais. Prefira os embalados em vidros de boca larga, para que possam  ser retirados se cristalizarem. Aliás, esta é uma característica que pode estar presente tanto no mel puro quanto nos falsos. A cristalização ocorre quando o teor de frutose é maior que o de glucose, quando o teor de umidade é baixo ou quando faz frio. O mel viscoso oferece mais facilidade no uso e é mais agradável para consumir puro. Mas o cristalizado pode ser usado para o preparo de bolos e pães-de-mel, por exemplo

COMO SE PREPARA

Guarde o mel em temperatura ambiente, em vidro bem tampado, em um lugar fresco. Guarde o natmel na geladeira e não o considere estragado se fermentar, é normal. O mel pode ser usado em bolos, pães e biscoitos com a função não só de conferir sabor, mas também de conservar o produto mais úmido, mantendo-se fresco por mais tempo. Para fazer o mel cristalizado voltar a ser fluido, tire a porção que vai usar e deixe em banho-maria sobre água fervente, mas com o fogo apagado. Em minutos voltará ao normal. Para medir o produto em xícaras ou colheres, unte-as antes com óleo, impedindo que o mel fique aderido e evitando, desse modo, o desperdício.

 

MINHA RECEITA

Bala de café

INGREDIENTES (para 4 porções): 250 ml de leite integral, 1/2 xíc. de café coado bem forte, 2 col. (sopa) de manteiga, 2 col. (sopa) de farinha de trigo, 2 col. (sopa) de mel, 1 gema média, 1 xíc. de açúcar refinado, 2 pitadas de bicabornato de sódio.

MODO DE PREPARO: Bata por 1 min no liquidificador leite com  café, manteiga (reserve 2 col. das de chá), farinha, mel, gema, açúcar e bicarbonato. Despeje numa panela e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 25 min, mexendo sem parar, até obter uma massa pesada que solte do fundo da panela (estará no ponto se, pondo uma porção numa superfície fria, ela esfriar sem esparramar). Despeje a massa em superfície de mármore untada com manteiga reservada. Corte em quadrados de 2 a 3 cm com faca polvilhada com farinha. Embrulhe em celofane.

 

Receita Light: FRUTAS GRELHADAS EM CALDA DE TANGERINA

Coloque numa panela o suco de tangerina, a maisena dissolvida num pouco do suco, o mel e o macis. Cozinhe, mexendo sem parar, até que a calda fique levemente encorpada. Desligue o fogo e retire a panela do fogão. Reserve. Parta as fatias de abacaxi ao meio, retire o miolo com cuidado e o descarte. Reserve os pedaços de abacaxi. Aqueça uma frigideira antiaderente grande. Coloque nela as frutas e deixe grelhar. Vire as frutas com cuidado com uma espátula ou com uma pinça. Retire a frigideira do fogo e sirva as frutas grelhadas com a calda de tangerina. Hortelã decora.

Para 4 porções: 300 ml de suco de tangerina, 2 col. (chá) de maisena, 2 col. (sopa) de mel, 1 pedaço de macis, 2 fatias finas de abacaxi sem a casca, 1 laranja-da-baía sem a casca e picada em rodelas, 1 pêssego picado, hortelã lavada e seca.


Receita Rápida: TRUTA COM FRUTAS SECAS COZIDAS

Pegue uma panela média. Coloque nela a pimenta dedo-de-moça, as sementes de mostarda, o mel, o vinagre e 50 ml de água aproximadamente. Leve a panela ao fogo alto. Cozinhe, mexendo sem parar com uma colher, até que levante fervura. Então, incorpore as frutas picadas, mexa com cuidado e, depois de cerca de 1 min, retire do fogo. Sirva com uma fatia de truta defumada e a pimenta-do-reino moída. Salsinha crespa decora.

Para 4 porções: 1 pimenta dedo-de-moça picada, 3 col. (sopa) de sementes de mostarda, 4 col. (sopa) de mel, 3 col. (sopa) de um bom vinagre de maçã, 200 g de frutas secas picadas, 200 g de filés de truta defumada, pimenta-do-reino moída de preferência no momento de usar, salsinha crespa bem higienizada, lavada em água corrente e seca.


Receita Econômica: BABA AO RUM

Numa tigela, misture leite morno com fermento, açúcar e 2 col. (sopa) de farinha. Cubra e reserve por 25 min. Bata por 5 min na batedeira ovos com manteiga (reserve 1 col. das de sopa). Incorpore fermento e farinha restante. Misture metade das passas e damascos. Despeje em 4 assadeiras de 300 ml untadas com manteiga reservada. Cubra e, após 20 min, asse no forno a 180 graus por 20 min. Tire e desenforme. Ponha numa panela mel, passas restantes e 100 ml de água. Cozinhe por 10 min. Tire do fogo, misture rum e regue bolos. Cereja em calda e hortelã decoram.

Para 4 porções: 40 ml de leite, 1 tablete de fermento biológico (15 g), 3 col. (sopa) de açúcar, 2 xíc. de farinha de trigo, 4 ovos, 1/2 xíc. de manteiga, 1 xíc. de passas, 1/2 xíc. de damascos secos picados, 1/2 xíc. de mel, 50 ml de rum, cereja em calda e hortelã lavada. 


Receita Gourmet: MEDALHÃO AO MOLHO DE MOSTARDA

Ponha no copo do liquidificador a pimenta dedo-de-moça, o suco de limão, o mel e a mostarda. Bata por cerca de 1 min. Batendo, adicione lentamente o azeite de oliva em fio bem fino. Tempere com metade do sal. Reserve. Aqueça bem uma frigideira antiaderente. Arrume nela os filés e grelhe por cerca de 2 min de cada lado. Polvilhe o sal restante e retire do fogo. Arrume filés nos pratos e regue com o azeite trufado. Sirva com o molho. Ervas decoram.

Para 4 porções: 2 pimentas dedo-de-moça sem as sementes e picadas, 1 col. (sopa) de suco de limão, de preferência siciliano, 4 col. (sopa) de mel, 3 col. (sopa) de mostarda de Dijon, 5 col. (sopa) de azeite de oliva exstravirgem, 2 col. (chá) de sal, 4 medalhões médios de filé mignon, 2 col. (sopa) de azeite trufado, ervas frescas higienizadas e secas.

Atualizado sexta 10 maio, 2019 (220353) | 24/05/2019 16:24:47

Mais conteúdo sobre:

CARAS Recomenda

  1. Xande Valois curte a Ilha de CARAS com sua mãe
  2. Ivete Sangalo é Broto Legal
  3. Em SP, dentistas celebram nova tecnologia
  4. Dubai é repleta de atrações para todos os gostos

Receba em Casa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Lais Souza recupera parte dos movimentos e web comemora
  2. 2 Marina Ruy Barbosa se esbalda no show de Mariah Carey
  3. 3 Dennis DJ lança clipe com cantor de funk
  4. 4 Laudo revela qual foi a causa da morte de Tales Cotta
  5. 5 Sophie Turner aparece irreconhecível com novo visual
  6. 6 Diretor de Azul é a Cor Mais Quente causa climão em Cannes
  7. 7 Bruna Marquezine surge com bolsa avaliada em quase R$3 mil
  8. 8 Adam Levine deixa o The Voice: ''Hora de seguir em frente''
  9. 9 Luciele di Camargo revela que não enxerga de um olho
  10. 10 Lexa mostra bumbum empinado com biquíni fio dental