Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Receitas / Gourmet

COZINHAVIP BY PAT MORAES: Omolocum

Redação Publicado em 11/03/2009, às 12h55 - Atualizado em 07/06/2012, às 23h26

Morena Leite apresenta, uma das chefs a participar do SP Restaurante Week Verão 2010 - Patrícia Moraes / Portal CARAS
Morena Leite apresenta, uma das chefs a participar do SP Restaurante Week Verão 2010 - Patrícia Moraes / Portal CARAS
Até o dia 15 de março, 122 estabelecimentos da capital paulista participam do São Paulo Restaurant Week, uma maratona gastronômica que propõe opções mais baratas criadas por chefs de renomados restaurantes da cidade. Para o evento, Morena Leite, proprietária do restaurante Capim Santo, criou dois pratos. O mais pedido é o Omolocum. De origem africana, a receita resgata uma das nossas mais fortes influências gastronômicas. "Nasci em São Paulo, mas fui criada em Trancoso, na Bahia, onde convivi com a cultura africana em todos os sentidos. Essa receita faz parte da minha vida e os clientes têm a oportunidade de conhecer uma combinação diferente. O SP Restaurant Week é bom para os restaurantes, que recebem novos fregueses, e bom para as pessoas, que experimentam receitas novas", concluiu ela. Com a hospitalidade típica dos nordestinos, Morena nos recebeu em sua Escola de Cozinha, que fica no segundo andar do Capim Santo, nos Jadins. Ela selecionou os ingredientes e colocou a mão na massa com enorme disposição. Quem não sabe que a chef está esperando a primeira filha, Manoela, nem percebe que está ao lado de uma gestante no sétimo mês de gravidez. "Estou ótima. Continuo viajando e trabalhando bastante. O mais engraçado é que, quando estou na cozinha, sinto que tenho sempre companhia e fico conversando com a minha barriga o tempo todo (risos)", alegrou-se. Tome nota! OMOLOCUM Ingredientes - 100g Feijão Preto - 1 Lt água - ½ Tomate inteiro - ½ Pimenta dedo-de-moça - 1 Cebola - 20g Camarão seco - 50g Camarão fresco (pequeno) - Azeite de Dendê e sal a gosto Farofa de Amendoim - 30g de amendoim triturado - 30 g de açúcar mascavo Passo-a-passo Deixar o feijão de molho por 24h. Cozinhar o feijão (escorrido) com sal por 40 min e separar. Numa panela refogar todos os ingredientes no azeite. Juntar ao feijão mexendo, em fogo baixo. Quando estiver bem seco, acrescentar o camarão fresco e deixar aromatizar em fogo brando por 5 minutos. A mistura deverá estar com a consistência de "Tutu de feijão". Servir com couve refogada e farofa de amendoim.

Assista ao vídeoPatrícia Moraes é a jornalista mais comilona do Portal CARAS. Adora aromas e sabores. Frequentemente se aventura com a filha na cozinha e testa as dicas dos famosos. Se você curte receitinhas pop, fique de olho nestas dicas e comente seus resultados!