Receitas Gourmet

COZINHA VIP BY PAT MORAES: Foie Gras

sexta 29 maio, 2009
Croquete de Foie Gras com molho de pimenta doce
Croquete de Foie Gras com molho de pimenta doce Portal Caras


Muito apreciado na gastronomia internacional, o foie gras - feito de fígado de pato ou ganso, é um dos mais tradicionais itens da culinária francesa. Com a intenção de resgatar os sabores da região, o chef Wlisses Reis, do Caseus, preparou uma receita franco-brasileira, em homenagem ao Ano da França no Brasil. "O croquete recheado com foie gras é a mistura perfeita entre as duas culturas. Pode ser saboreado com diversas bebidas e a dica é fazer um molho de pimenta doce para acompanhar", explicou Wlisses. Se você ficou com água na boca, tome nota!


CROQUETE DE PATO DE FOIE GRAS COM MOLHO DE PIMENTA DOCE Para o confit - 1 kg de coxa de pato - 2 litros de óleo de canola - 1unidade de maçã verde - ½ cabeça de alho cortada ao meio - 1 ramo de tomilho - 1 folha de louro - 1 cebola pequena sem casca - 3 unidades de cravo da índia - 1 ramo de alecrim - Sal grosso e mix de pimentas Passo-a-passo Tempere o pato com o sal e as especiarias, leve à geladeira por 10 horas. Em uma panela, coloque o óleo e o pato com todos os ingredientes e cozinhe em fogo baixo até que a carne fique macia. Desligue o fogo tire o pato e desfie. O confit deve ser cozido sempre em fogo baixo, sem deixar ferver, assim teremos uma carne muito mais macia. Reserve o óleo utilizado para fritar os croquetes. Para o croquete - 500 g de pato desfiado (do confit) - 100 g de cebola picada - 300 g de mandioquinha cozida - 50 g de manteiga sem sal - 50 g de terrine de foie gras - 20 ml de azeite comum - 40 g de mostarda Dijon - 50 g de tomate - 20 g de alho - 1 ramo de tomilho (somente as folhas) - 1 ovo - Farinha de rosca para empanar - Sal e pimenta do reino para moer na hora - Farinha de trigo para dar liga (opcional) Passo-a-passo Em uma panela preaquecida, coloque a manteiga e o azeite, acrescente a cebola e o alho e deixe dourar. Junte o tomate, o pato, o tomilho, a mostarda e deixe cozinhar mais um pouco. Desligue o fogo. Em um processador, bata a mistura de pato. Em um bowl, junte a mandioquinha e o ovo com a mistura de pato até que estejam bem incorporados. Tempere com o sal e a pimenta do reino moída na hora. Se for necessário para dar liga, acrescente um pouco de farinha de trigo à massa. Cubra com papel filme e deixe descansar na geladeira por 3 horas. Faça pequenas bolinhas com a massa, no meio recheie com um pedacinho da terrine de foie gras. Molde os croquetes um a um. Para finalizar, passe-os no ovo e empane na farinha de rosca. Frite os croquetes no óleo aquecido a 180ºC. Dica Fritar os croquetes na mesma gordura do confit. Assim os croquetes ficam mais saborosos. Molho de pimenta doce 200 ml de óleo de canola 150 g de pimenta biquinho 80 g de pimenta dedo de moça vermelha 20 g de cebola roxa picada 30 ml de vinagre de maça 50 g de geléia de frutas vermelhas 1 unidade de cardamomo 2 dentes de alho 1 ramo de tomilho Patrícia Moraes é a jornalista mais comilona do Portal CARAS. Adora aromas e sabores. Frequentemente se aventura com a filha na cozinha e testa as dicas dos famosos. Se você curte receitinhas pop, fique de olho nestas dicas e comente seus resultados!




Atualizado segunda 15 junho, 2009 (125984)

Mais conteúdo sobre:

ASSINE E GANHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Blogueira de moda usa vestido lindíssimo e milionário em casamento luxuoso Thássia Naves se casa com vestido em R$1,5 milhão
  2. 2 Prestes a dar à luz, Leticia Colin posa nua com o marido
  3. 3 Ingrid Guimarães exibe corpo sarado e revela segredo
  4. 4 Kanye West se irrita com vestido sensual de Kim Kardashian
  5. 5 Rodrigo Hilbert deixa fãs ansiosos pelo nascimento da filha
  6. 6 A Fazenda: Netto insinua manipulação da produção do reality
  7. 7 Patricia Abravanel causa polêmica ao opinar sobre traição
  8. 8 Sheron Menezzes posta foto antiga e se compara com o filho
  9. 9 Mãezona, Luciana Gimenez faz declaração para os filhos
  10. 10 Evaristo Costa posa emburrado e Fábio de Melo brinca