Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Receitas / Gourmet

'Chef' Carol Castro dá suas receitas

Fã de cozinhar, a atriz Carol Castro revela suas receitas favoritas: tapioca e molho branco

Redação Publicado em 11/07/2011, às 19h00 - Atualizado às 20h11

Carol Castro - TV Globo/Rafael França
Carol Castro - TV Globo/Rafael França

Vivendo uma cozinheira de mão cheia na novela Morde & Assopra, da Globo, a atriz Carol Castro (27) revela que também adora passar alguns momentos na cozinha. Mas, diferente de sua personagem que segue receitas, ela gosta é de inventar seus pratos. “Encaro a cozinha como alquimia, gosto de brincar com os temperos”, contou ela para o site oficial da novela.

A artista aprendeu a cozinhar ainda na infância com a ajuda da mãe, quando faziam pães juntas. “Achava mágico aquele momento. Adorava ver a massa crescer... e o sabor de pão feito em casa é uma delícia”, disse ela, que ainda revelou duas de suas receitas preferidas: tapioca e molho branco. Confira!

Tapioca da Carol

Ingredientes da massa:
- 1/2 kg de goma de mandioca (farinha peneirada)
- água o suficiente para dar o ponto
- sal a gosto

Ingredientes do recheio:
- 250 g de queijo minas
- ervas finas (moídas na hora) a gosto
- queijo ralado a gosto

Modo de preparo:
Esquentar a frigideira por um minuto. Polvilhar a farinha, cobrindo a frigideira por inteiro, com o fogo baixo. Amassar de forma suave a farinha com um pano de prato umedecido, deixando a massa uniforme. Sacudir a frigideira para soltar a massa, deixando ela com a semelhança de um pão árabe. Jogar para cima ou usar uma espátula para virar a massa e dourar o outro lado de forma igual, repetindo o mesmo processo com o pano umedecido.

Acrescentar as fatias de queijo minas, as ervas finas e salpicar o queijo ralado em uma metade da frigideira. O queijo ralado pode ser colocado também na borda da panela, para formar uma camada crocante em volta da tapioca. Fechar a massa com a espátula e apertá-la de forma suave para o queijo derreter. Deixar alguns minutinhos e virar para dourar o outro lado.

Molho branco especial

Ingredientes:

- 1 lata de creme de leite light
- 1/2 cebola picada
- 2 alhos picados
- 2 limões
- gengibre em pó a gosto
- ervas finas (moídas na hora) a gosto
- mix de pimentas (preta, branca e rosa) a gosto
- alecrim a gosto
- 2 colheres de manteiga
- 1 colher (de sopa) de azeite
- queijo ralado a gosto

Modo de preparo:
Esquentar o azeite na panela. Acrescentar a manteiga e depois a cebola. Quando começar a dourar, colocar o alho e o alecrim. Quando tudo estiver douradinho, acrescentar o creme de leite e mexer com o fogo baixo até começar a engrossar. Adicionar o suco de limão, mexer e acrescentar o gengibre, as pimentas e as ervas finas. O queijo ralado no final é opcional se quiser deixar o molho mais cremoso.