Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Receitas / Gourmet

Aprenda receita de polvo grelhado inspirado na culinária mediterrânea

O chef chileno Cristobál Carrión ensina receita prática e saborosa de polvo grelhado inspirado na culinária mediterrânea. Aprenda a prepará-lo!

Redação Publicado em 15/05/2013, às 08h31 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Polvo grelhado à la na culinária mediterrânea - Divulgação
Polvo grelhado à la na culinária mediterrânea - Divulgação

Referência quando o assunto é cozinha saudável, a dieta mediterrânea é uma alternativa para quem quer inovar com receitas criativas e pode ser uma grande aliada na prevenção de doenças do coração e outros males do corpo. Rica em frutos do mar e em ingredientes frescos de diversas partes do mundo, a culinária mediterrânea pode chegar na cozinha de qualquer iniciante, basta o interesse em se aventurar em uma boa receita - até as celebridades aderiram.

E por que não? O chef chileno Cristobál Carrión não só faz sua defesa à vertente gastronômica como ensina uma de suas receitas para quem quiser virar chef por um dia. “A culinária mediterrânea é muito ampla, mas com certeza é sinônimo de saúde. Geralmente compostos de azeites, ervas, peixes e frutos do mar, os pratos são bastante saborosos e possuem uma bela apresentação”, afirmou o chef responsável pelo menu do restaurante Fishbar & Gastronomia, localizado no bairro dos Jardins, Zona Oeste de São Paulo.

Aprenda a preparar um polvo grelhado simples e saboroso, inspirado na culinária mediterrânea:

POLVO GRELHADO

Ingredientes
170g. Polvo cozido
130g. Batata doce cozida
20g. Alho brunoise
10g. Salsinha picada
80g. Quenelle de tomate seco e berinjela

Modo de preparo
Galette de batata doce: Cozinhar batata doce na água, passar na peneira e temperar com sal e tomilho.
Quenelle de tomate seco e berinjela: Assar a berinjela e retirar a polpa. Moer as berinjelas e os tomates secos com ajuda de uma faca até virar uma pasta.
Com ajuda de um aro fazer a galette e selar ambos lados em a frigideira.
Grelhar o polvo com azeite de olivas até que fique dourado e crocante. Desligar o fogo, deixar esfriar e entrar com alho e salsinha.

Montagem
Coloque em um prato a galette, por cima dela a quenelle e as folhas de rúcula.
Ao lado dispor o tentáculo de polvo e regar com azeite de alho e salsinha onde o mesmo foi frito.