Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Rainha Elizabeth II comemora Jubileu de Diamante em flotilha

A Rainha Elizabeth II e a família real britânica participam de evento no Rio Tâmisa, em Londres, em comemoração ao Jubileu de Diamante da monarca

Redação Publicado em 03/06/2012, às 11h04 - Atualizado em 04/06/2012, às 09h00

Rainha Elizabeth II em comemoração de seu Jubilei de Diamante no Rio Tâmisa - Getty Images
Rainha Elizabeth II em comemoração de seu Jubilei de Diamante no Rio Tâmisa - Getty Images

Como parte dos festejos do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II (86), que marca os 60 anos de reinado da monarca, a família real britânica participa de um evento no Rio Tâmisa neste domingo, 3, mesmo sob chuva.

Acompanhada de seu marido, o Príncipe Philip, e de seu filho e sucessor ao trono, Príncipe Charles (63), a Rainha passeou por barcos no rio e assistiu à flotilha, uma espécie de desfile de centenas de embarcações de diversos tipos (históricos, lazer e passageiros). O passeio iniciou próximo ao Big Ben e segue até à Tower Bridge.

O Príncipe William (29) e sua mulher, Kate Middleton (30), e o Príncipe Harry (27) também compareceram à cerimônia. Os dois usavam fardas oficiais, assim como o pai deles. A irmã da Rainha, Princesa Anne, também estava devidamente fardada.

A flotilha está sendo considerada o principal evento dos quatro dias de celebrações do Jubileu. Ela custou à monarquia cerca de R$ 30 milhões, que foram arrecadados por meio de doações particulares.

No sábado, 2, houve uma tradicional corrida de cavalos. Na segunda-feira, 4, um show será realizado em frente ao Palácio de Buckingham, com apresentações de Elton John (65) e Paul McCartney (69). Na terça-feira, 5, a Rainha deverá passear pelas ruas em uma carruagem.

Este é o maior evento náutico no Rio Tâmisa nos últimos 300 anos. Além da Rainha Elizabeth II, apenas a Rainha Victoria chegou a comemorar seu Jubileu de Diamante. Ela ficou 63 anos no trono, de 1837 a 1901.

O primeiro festejo deste tipo às margens do rio aconteceu em 1717, quando o Príncipe George I, que era alemão, precisava aumentar a sua popularidade entre os ingleses.