Publicidade Juntas Contra Vazamentos

Saiba qual é o travesseiro ideal para ter uma boa noite de sono

quinta 16 outubro, 2014
Noites tranquilas
Noites tranquilas Shutterstock


Especilista comenta quais são os melhores tamanhos de travesseiros e a quantidade ideal que devemos usar na hora de dormir - para uma noite de sono tranquila

Ter uma noite boa de sono, para acordar descansado e bem disposto no dia seguinte, é o que todo mundo deseja. Dormir bem ajuda a emagrecer, a ficar menos estressado, a fazer o cérebro funcionar mais rápido, deixa a pele mais bonita e é benéfico à saúde.

Já ter noites ruins de sono tem se tornado cada vez mais comum, e um dos fatores que influenciam este processo é o tamanho do travesseiro. Pode não parecer, mas, se você usar um muito alto ou extremamente baixo, ele pode te trazer sérios problemas de saúde.

Segundo a fisioterapeuta Claudia Adinolfi, especialista em afecções da coluna vertebral pela Santa Casa de São Paulo, estudos recentes afirmam que 82 % das pessoas não  utilizam o travesseiro correto, constatação que piora a qualidade do sono.

" O uso do travesseiro errado e o desconhecimento da posição adequada de dormir levam muitas vezes o corpo a uma condição de tensão atrapalhando a qualidade do sono. O ideal é aquele travesseiro que encaixa perfeitamente entre a altura de sua cabeça e seu ombro quando se está dormindo deitado de lado, que é a posição padrão. Se possível,  durma com 3 travesseiros, sendo um na cabeça respeitando o angulo de 90° graus, o outro entre os joelhos e um entre os braços", afirma a fisioterapeuta.

Ou seja, não há um tamanho padrão de travesseiro para todas as pessoas. Se alguém, por exemplo, tem os ombros mais levantados, por alguma tensão muscular, o travesseiro dele deve ser mais fino do que de alguém que está com a coluna normal.

"Uma dica na hora da compra é encostar o travesseiro na parede, posicionar a cabeça de lado sobre ele e verificar se ela forma um angulo de 90° graus com o ombro e dessa forma sentir que a cabeça não está muito alta ou muito baixa e se o material do travesseiro proporciona conforto. O ideal também é que se troque o travesseiro a cada 2 anos, pois seu material pode se deformar com o tempo", afirma a especialista.

Mesmo não sendo o recomendável, muitas pessoas só conseguem dormir com a barriga pra cima, posição que também exige cuidado especial com os travesseiros.

"Se a pessoa só consegue dormir com a barriga pra cima, é indicado usar travesseiros baixos que preenchem o espaço entre a coluna cervical e a nuca, evitando a hiperflexão do pescoço. Nesta posição, os joelhos devem ficar semiflexionados com um travesseiro abaixo deles dando suporte, encaixando o quadril, proporcionando maior relaxamento na região lombar", comenta Cláudia.
 

por Luiza Camargo
Atualizado sexta 10 maio, 2019 (253433)

Mais conteúdo sobre:

ASSINE E GANHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS