Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Publicidade / Fashion Tendências

Roupa para trabalho: faça a escolha certa

Roupa social para trabalho tem aos montes nas lojas, mas qual é a melhor maneira de combinar e acertar? Copie as ideias de famosas e personagens e veja a opinião de uma professora de moda

Ana Carolina Giarrante Publicado em 19/04/2013, às 08h04 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Angelina Jolie, Mariana Ximenes, Jessica Alba, Malu Mader e Victoria Beckham - Getty Images/ Arquivo CARAS
Angelina Jolie, Mariana Ximenes, Jessica Alba, Malu Mader e Victoria Beckham - Getty Images/ Arquivo CARAS

Roupa social para trabalho é sempre uma dúvida entre as mulheres profissionais. Mas a verdade é que o segredo está em não exagerar, como explica Haranin Julia, professora de moda da escola Sigbol Fashion.

“Em um ambiente formal, a apresentação do profissional deve passar uma imagem de seriedade, sobriedade e discrição, principalmente. Para as mulheres, o guarda-roupa ideal gira em torno de camisas de corte reto ou levemente acinturado, blusas em tecidos nobres, como seda e chiffon, ternos femininos, tailleurs, calças sociais de corte reto a partir do quadril e blazeres em geral”, indica a profissional, acrescentando que tecidos de boa qualidade fazem a diferença, além dos acessórios em tons diversos para mudar o look instantaneamente sem precisar ter diversas peças semelhantes.

Sendo assim, Hanarin fala no que uma mulher que trabalha deve investir: “Independentemente da área em que se trabalha, todo mundo deveria investir pesado em peças mais básicas, pois permitem uma maior gama de variações se juntarmos com diversos acessórios. É válido comprar uma variedade de sapatos, bolsas, joias e bijuterias.”

A professora ainda dá dicas para quem trabalha em um ambiente informal. “A principal dica é tomar cuidado com o informal excessivo. Não é por que o ambiente é informal que é adequado ir ao trabalho com jeans excessivamente rasgado e justo, uma blusa muito decotada ou com barriga de fora, ou tênis de corrida”, argumenta, dizendo quais são as peças ideais para este ambiente.

"Prefira um jeans de corte reto, sem detalhes, em tons de azul escuro, sapatos de salto fechado e camisas de algodão ou viscose. Aqui também, apesar da roupa informal, o tecido faz toda a diferença, assim como os acessórios, que podem ser um pouco mais chamativos e mais coloridos", afirma.

Dessa maneira, para qualquer ambiente de trabalho, o melhor evitar transparências excessivas, blusas justas ou de decotes avantajados, calças justíssimas e sandálias de tiras muito abertas.

Com relação a cores, é possível investir em variados tons, sem pesar a mão nas combinações. “Um amarelo leve é muito mais adequado para o ambiente que um amarelo flúor. Se optar por usar uma blusa colorida, escolha as demais peças em tons mais neutros e sóbrios, assim se concentram a cor e o destaque em uma só peça, sem correr o risco de exagerar”, completa.