Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Publicidade / Fashion Tendências

Biquíni ideal: aprenda a escolher o modelo adequado para o seu corpo

Com um biquíni ou maiô é possível dar volume aos seios e ao quadril e até minimizar o tamanho do abdômen. Veja como escolher a peça que valoriza cada tipo físico

CARAS Online Publicado em 13/11/2013, às 16h38 - Atualizado em 19/03/2020, às 15h38

Biquíni ideal: aprenda a escolher o modelo adequado para o seu corpo - Foto-montagem
Biquíni ideal: aprenda a escolher o modelo adequado para o seu corpo - Foto-montagem

Cortininha, tomara que caia, maiô com recorte na cintura. Na hora de escolher o modelo ideal de biquíni ou maiô, mais do que tendências, o tipo físico é determinante! A roupa de banho precisa equilibrar as proporções do corpo. A seguir, uma consultora de imagem indica os modelos ideais para dar volume ao quadril e aos seios ou minimizar o volume onde ele está me excesso. Confira!

+ Chapéus também podem compor ‘look urbano’. Copie o visual das famosas

+ Aprenda com as famosas a usar macacão jeans - que é hit em dias quentes

Silhueta retangular

A mulher de silhueta retangular - que tem a mesma medida de quadril, ombros e cintura - precisa usar o biquíni ou maiô para criar curvas no corpo. “Os modelos mais indicados são os cortininha na parte de cima, porque a regulagem ‘abraça’ e modela os seios pequenos, e calcinha com laço amarrado na lateral para dar volume e fazer o quadril parecer mais largos”, diz Gabí F. Souzä, consultora de imagem da Boucle. Se quiser usar maiô, a cintura tem que estar em destaque. “Os recortes criam curvas no corpo retilíneo”, indica.

Silhueta ampulheta

Como o corpo ampulheta é curvilíneo, o melhor é que a modelagem do biquíni seja reta. “O modelo pode ser mais reto na parte de cima, como uma linha vertical, e a calcinha pode ser de cintura baixa e ter detalhes, como uma fivela, por exemplo, que chame mais atenção do que as curvas da cintura”, aconselha a consultora. O maiô ideal é o modelo frente única. “Se a pessoa tiver barriguinha, é melhor que a peça não tenha estampa”, diz.

Silhueta triangular

Para quem tem quadril largo a dica é atrair o olhar para a parte de cima do corpo - e assim criar um equilíbrio visual. “O tomara que caia é um ótimo modelo”, avalia Gabí. No que diz respeito às cores, é melhor que a parte debaixo tenha tons neutros. “Estampa e cores fortes agregam volume ao corpo e, nesse caso, pode ser concentradas nos seios”, sugere. O maiô também pode aumentar a parte superior do corpo, “desde que seja de um ombro só ou tenha algum detalhe na alça, como fivela ou amarração, por exemplo”, diz a consultora.

Silhueta triângulo invertido

O tipo físico triângulo invertido é retilíneo como o retangular, a diferença é que o ombro é largo. “Para valorizar o corpo, a mulher pode usar um modelo de biquíni ou maiô que forme um V no colo para alongar a região”, recomenda Gabí. E na parte de baixo, a dica é chamar atenção: “abuse de amarrações laterais e estampas”, sugere. 

Silhueta oval

Como o abdômen é a parte mais evidente da silhueta oval, para disfarçar o volume, a ideia é ‘dividir’ o corpo. “O decote V ajuda a disfarçar a largura. O biquíni ideal para a silhueta oval precisa ter detalhes que chamem atenção para o colo ou para o quadril, o que consequentemente desvia a atenção do meio do corpo”, diz a consultora. O maiô exige mais atenção: “Ele deve ter um decote em V, porém mais profundo para criar uma espécie de linha vertical”, sugere.

Lenny Niemeyer ensina truques para usar biquíni e esconder gordurinhas

A seguir, veja os modelos de biquínis de Eliana, Marina Ruy Barbosa, Gisele Bündchen e outras famosas.