Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Publicidade / Juntas Contra Vazamentos

Aprenda 7 dicas para ter uma noite de sono perfeita

Beber água, evitar álcool e dormir com a TV desligada são algumas das atitudes, fáceis, que devem ser evitadas para se conseguir dormir plenamente e acordar descansado. Confira!

CARAS Digital Publicado em 15/09/2014, às 12h09 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Noites tranquilas - Shutterstock
Noites tranquilas - Shutterstock

Dormir bem é essencial para a saúde e o bem-estar de todos os humanos. Porém, para se desfrutar uma boa noite de sono, não basta apenas dormir 7 ou 8 horas seguidas. A alimentação certa antes de se deitar e a hidratação diária, por exemplo, são essenciais para o descanso completo. Confira a seguir 7 dicas para se ter uma noite perfeita de sono!

-> Cuidado na hora de jantar
Mesmo que você goste de dormir tarde, não deixe para jantar em horários como 21 ou 22 horas.  Uma refeição pesada perto da hora de dormir pode causar problemas digestivos como azia e prisão de ventre, tornando o sono muito desconfortável.  Tente jantar pelas 19 horas. Cuidado também com os doces. Se você gosta de comer um sorvete ou um chocolate de sobremesa, por exemplo, espere pelo menos 3 horas para dormir para conseguir fazer a digestão correta do açúcar.

->  Beber álcool
É difícil fugir do álcool à noite, principalmente em noites quentes ou em um encontro com amigos. Porém, tome cuidado. Beber muita bebida alcoólica durante a noite pode causar sono fragmentado, em que você acorda várias vezes durante a noite.  Se quiser beber um pouco, tudo bem, mas depois tome um chá de camomila gelado, irá ajudar em um sono melhor.

-> Beba muita água antes de dormir
Ficar desidratado pode acarretar em muitos problemas de saúde para as pessoas, inclusive, ao dormir. Uma hora ou 30 minutos antes de dormir tome mais ou menos 400 ml de água (não tome logo antes se não você vai acordar no meio da noite para fazer xixi). A água vai ajudar na digestão do jantar e evitar a prisão de ventre na hora que acordar.

->Tome cuidado com o ar
 Principalmente nas noites quentes, é muito comum abrirmos completamente as janelas para aliviar o calor. Porém, é necessário cuidado. Deixar tudo aberto pode desenvolver uma gripe, coceira ou alergia. Deixe uma fresta aberta apenas e invista em um ventilador de teto, por exemplo.

->  Refresque-se
Não há nada melhor do que ir dormir limpo e fresco. Opte por tomar banho antes de dormir, mas nunca uma ducha quente demais. Invista em um banho morno que renova suas energias e “limpa a alma”, deixando- o pronto para dormir. Passar cremes relaxantes hidrantes antes de dormir também é uma ótima opção, que além de melhorar a pele, relaxa o corpo.

-> Faça Alongamentos
Pode parecer loucura, mas alongamentos são grandes parceiros das noites tranquilas. Faça um pouco antes de dormir algumas sessões de alongamentos, nas pernas e nos braços principalmente, que ficam tão cansados e tensos durante o dia a dia. Exercícios de ioga também são ótimas opções para deixá-lo mais relaxado para dormir.

-> Cuidado com a TV e o som
Dormir com a TV ligada ou ouvindo música agitada é um perigo. Seu cérebro não consegue descansar completamente e sempre fica em “alerta”, deixando o sono mais supérfluo e, consequentemente, você descansa menos. Prefira ler um livro ou ouvir músicas lentas e tranquilas momentos antes de dormir. Também apague a luz, dormir no escuro vai deixá-lo muito mais descansado