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Pet / ARTE PARA TRANSFORMAR

Famosos posam como animais maltratados em campanha chocante; Confira as fotos!

CARAS Digital conversou com alguns dos artistas que sentiram na pele a sensação de exploração por que passam os animais

Juliana Pio Publicado em 04/02/2019, às 12h53 - Atualizado às 15h45

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Campanha Sinta na Pele da Ampara Animal - Jacques Dequeker
Campanha Sinta na Pele da Ampara Animal - Jacques Dequeker

Era uma vez um cachorro que quando filhote foi largado no meio de uma avenida movimentada no Rio de Janeiro. Esta é a história de Pluft, o cão adotado pela apresentadora Ellen Jabour, que felizmente teve um final feliz. Mas é também a realidade de milhares de animais abandonados nas ruas diariamente e que na maioria das vezes não tem o mesmo fim de Pluft. Fato bem representado pela modelo Thaila Ayala na campanha Sinta na Pele. Assim como ela, outros 12 famosos participaram da iniciativa da ONG AMPARA Silvestre, lançada neste domingo, 3, em São Paulo. 

Idealizada por Juliana Camargo, fundadora da ONG, a campanha reúne uma série de imagens em que diversos nomes do meio artístico se passam por animais vítimas de maus tratos. O objetivo é fazer com que as pessoas se coloquem no lugar dos bichos para que assim enxerguem, vivenciem e sintam o descaso e a negligência vividos por estes, sejam eles pets ou animais silvestres.  

De acordo com a AMPARA, a cada dia, 150 espécies são exterminadas do planeta devido à interferência humana. A CARAS Digital esteve no lançamento da exposição e conversou com alguns dos famosos que sentiram na pele a sensação de exploração por que são submetidos os animais a todo o momento. 


“Existem dois caminhos para conscientizar, pelo amor ou pela dor"

Sempre engajada na causa, a apresentadora Ellen Jabour se transformou em um 'peixe de aquário' para tirar a foto e revelou como foi participar da ação. “Foi difícil e muito forte. Pude sentir um pouco do desespero que é ter um mar inteiro para nadar, mas estar confinado em um pequeno recipiente. Realmente emprestamos o nosso coração para que isto transparecesse nas fotos. Não foi só um trabalho de ator”, lembrou a apresentadora, que continuou: “Nós que participamos sentimos isto na pele e a ideia é que todos sintam também”.

Está não é a primeira vez que Ellen participa de uma campanha da AMPARA. Contudo, segundo ela, nos últimos anos, os temas escolhidos foram mais suaves, pois buscavam tocar as pessoas por meio do amor. Desta vez, a abordagem é direta e polêmica. “Existem dois caminhos para conscientizar, pelo amor ou pela dor. Tem gente que é mais resistente, que só é tocada pela dor. Por isso, acho que fazendo essa campanha, por meio das fotos e utilizando a influencia dos artistas, conseguimos alcançar pessoas que talvez nunca tenham imaginado o sofrimento do animal. Só pensou: ‘Que lindo esse peixinho no aquário’. Mas não se colocou no lugar dele. Por isto o nome Sinta na Pele”, explicou. 

A apresentadora segue uma dieta vegetariana/vegana e contou que frequentemente é questionada sobre o motivo de ter escolhido este estilo de vida. “Digo para prestarem atenção no sofrimento envolvido, uma vez que o ser humano não tem a necessidade fisiológica de comer carne - já é comprovado até pela Organização Mundial de Saúde que essa dieta é saudável. Então, por quê fazer isso? E muitos respondem que nunca tinham pensando desta forma”. 

Imagens podem chocar

O renomado fotógrafo Jacques Dequeker foi o responsável pelas fotos dos 13 artistas, que representaram diferentes formas de exploração animal, como o abandono, o tráfico e a caça. “A exposição foi pensada para chocar e induzir a todos a pensarem sobre o assunto. Chegamos num nível em que as pessoas estão parando para questionar o que estão fazendo de errado”, afirmou o fotógrafo.

Uma das fotos mais marcantes da exposição é a dos atores José Loreto e Rômulo Arantes Neto. A dupla representou dois animais violentados, por meio de uma briga de cães, também conhecidas como rinhas, atividades ilegais, mas que ainda ocorrem com frequência no Brasil. 

“O que eu senti durante a encenação com o José Loreto foi impressionante, porque, para fazer aquilo e deixar a foto mais real, me veio uma raiva dentro de mim muito grande”, revelou o ator, que espera que as pessoas sintam repulsa ao ver a imagem. “Acho que a foto transmite uma sensação de raiva, morte e crueldade. Desejo que as pessoas sintam estas sensações e vão contra este tipo de embate, mudem de atitude”.  

Esta foi a primeira vez que Rômulo participou de uma ação da AMPARA, no entanto, em suas palavras, ele sempre gostou de fazer o bem. “Fui um menino muito ligado à natureza e aos animais, principalmente, por influencia da minha mãe. Acho que precisamos ajudar, por meio da nossa imagem, enquanto pessoas públicas, e trazer visibilidade para um causa tão nobre, que é cuidar desses animais desamparados”, ressaltou.  

Comprar pra quê?

O ator Bruno Gagliasso também tem ajudado a diminuir as estatísticas de animais abandonados, assim como Ellen Jabour. Tutor de sete cães, o ator e sua companheira Giovanna Ewbank nunca compraram nenhum animal. “Adotamos ou ganhamos. Mas, por favor, não me deem mais cachorros”, brincou o ator, que além de atuar junto à ONG, também ajuda o Instituto Vida Livre, do Rio de Janeiro. 

“Fiquei muito emocionado com a campanha. Precisamos passar a mensagem de que existe muito cachorro necessitando de ajuda, de uma família e de um lar”, afirmou o ator.

Entre histórias de adoções vividas por ele e pela esposa, a que mais chamou a atenção do casal foi a da cachorra Peste, que morreu ano passado. “Queríamos alugar uma casa, mas quando a vimos perguntamos: ‘E a cachorra?’. Então, o corretor disse que o dono iria levá-la para um lugar qualquer. Foi quando disse que só alugava o imóvel se ela pudesse ficar”, lembrou ator, que ainda mencionou o caso de Favela, seu outro cão adotado, após ser encontrado largado em uma rua próxima à sede da TV Globo no Rio.

Recentemente, Bruno também transformou o rancho da família numa área de soltura de animais silvestres. “Fizemos uma escola de voo, onde os pássaros se reabilitam, aprendem a voar, a comer. Também temos espaços destinados a lobos e onças”, revelou. “Nesta terça-feira, incusive, vamos soltar um bicho-preguiça”.

Exposição itinerante

Segundo Juliana Camargo, fundadora da AMPARA, a ideia da campanha é fazer com que as pessoas despertem por meio de um choque de realidade e mudem de atitudes. “Causar incômodo e reflexão é a nossa intenção. Fazer com que as pessoas se coloquem no lugar dos animais e se tornem mais humanas”, explicou.

Para isso, a exposição estará aberta ao público em breve no Shopping Pamplona, no Jardim Paulista, Zona Oeste da capital, durante 10 dias. Em seguida, seguirá para outros lugares do Brasil. 

“A ideia é que as pessoas, ao verem as imagens, comecem a reconsiderar a forma com que elas vivem, consomem e se relacionam com outros seres, além dos humanos. Costumo dizer que é você ampliar o seu amor, a sua empatia e não considerar somente seu igual e, sim, todos os outros seres que dividem o planeta conosco”, finalizou.  

Confira os nomes e as fotos presentes na campanha:

. Thaila Ayala (animais abandonados)
. Crianças na vitrine (animais explorados)
. Lea T (animais encarcerados)
. Bruno Gagliasso (animais acorrentados)
. Giovanna Ewbank (animais humanizados)
. Laura Neiva (animais torturados)
. Ellen Jabour (animais confinados)
. João Vicente de Castro (animais traficados)
. Fernanda Paes Leme (animais depenados)
. Fernanda Tavares (animais escalpelados)
. Luan Santana (animais engaiolados)
. José Loreto e Rômulo Arantes Neto (animais violentados)
. Fiorella Mattheis (animais caçados)