Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Pelé

Pelé
Pelé - Getty Images
Data Nascimento23/10/1940
81 anos, 8 meses

Ex-jogador de futebol

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido por Pelé, é um ex-jogador de futebol que atuava como atacante, e considerado por muitos como um dos maiores jogadores de todos os tempos.

CARREIRA

Nascido em Três Corações, começou a carreira aos quinze anos jogando pelo Santos Futebol Clube e aos dezesseis pela Seleção Brasileira de Futebol, onde ganhou a três Copas do Mundo da FIFA, em 1958, 1962 e 1970.

Nos clubes, ele é o maior artilheiro da história do Santos. Em 2000, foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol e foi um dos dois vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da FIFA. Ainda em 2000 foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional. Além disso, Pelé é o maior goleador da história do futebol, marcando 650 gols em 694 partidas da liga, e no total 1.283 gols em 1.363 jogos, que incluem amistosos não oficiais, um recorde mundial do Guinness.

Em 1997, se aposentou do futebol e foi nomeado embaixador mundial do futebol. E em 2010, foi nomeado Presidente Honorário do New York Cosmos.

VIDA PESSOAL

De 1966 a 1980 foi casado com Rosemeri dos Reis Cholbi, com quem tem três filhos: Kelly Cristina, Jennifer e Edinho. Entre 1981 e 1986 namorou Xuxa Meneghel. Em 1990 iniciou um relacionamento com a cantora Assíria Nascimento, com quem se casou em 1994 e teve os gêmeos, Joshua e Celeste. Os dois se divorciaram em 2008. Em 2016, se casou com a empresária Marcia Aoki, com quem se relacionava desde 2010.

Além disso, Pelé teve duas filhas fora dos casamentos. Sandra Regina Machado foi fruto de uma traição com a empregada doméstica Anisia Machado, quando ele ainda namorava Rosemeri. Após anos lutando nos tribunais, Sandra foi reconhecida como filha do jogador através de um teste de DNA. Sem contato com o pai, Sandra faleceu em 2006 vítima de um câncer sem conseguir apoio do jogador para o tratamento. A segunda filha é Flávia Kurtz foi fruto de outro caso extraconjugal com a jornalista Lenita Kurtz, que também conseguiu reconhecimento nos tribunais.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Pelé (@pele)

 


Artigos relacionados a Pelé