CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Marlene Mattos (ex-diretora de Xuxa Meneghel)

Marlene Mattos em cena de 'Xuxa - O Documentário', do Globoplay
Marlene Mattos em cena de 'Xuxa - O Documentário', do Globoplay - Foto: Reprodução / Globo
Nome CompletoMarlene Mattos
Como/pelo que é mais conhecidoex-diretora de Xuxa Meneghel
Data Nascimento27/04/1950
74 anos, 1 mês
Local NascimentoSão José do Ribamar, Maranhão

Diretora, empresária e produtora de televisão

-Quem é Marlene Mattos?

Marlene Mattos é empresária, diretora e produtora de televisão. Ela ficou muito conhecida por ter sido diretora e empresária da apresentadora Xuxa Meneghel no início de sua carreira na TV e viveu o auge ao lado dela na TV em vários países, em shows pelo Brasil e no cinema. Porém, a relação delas chegou ao fim de forma conturbada e elas ficaram 19 anos sem contato. Até que se reencontraram para as gravações de Xuxa - O Documentário, do Globoplay.

Marlene nasceu no Maranhão e se mudou para o Rio de Janeiro durante a adolescência. Ela construiu a sua carreira na televisão, com passagem por grandes emissoras brasileiras, como TV Manchete, TV Globo, Band, Record TV, RedeTV! e SBT.

-Como foi o trabalho de Marlene Mattos com Xuxa?

Marlene Mattos começou a trabalhar com Xuxa na TV Manchete em 1983 e se tornou a diretora e empresária dela. Juntas, elas foram para a Globo anos depois. Ela foi a diretora do programa Xou da Xuxa entre 1987 e 1992, e também comandou Xuxa Park e Planeta Xuxa. Ela esteve ao lado de Xuxa em seu período de maior sucesso e construção de sua imagem. No entanto, a proximidade entre elas chegou ao fim em 2002, após atritos profissionais. 

As duas eram muito próximas na vida profissional e também pessoal. Tanto que chegaram a surgir rumores de que elas teriam tido algum envolvimento mais íntimo. Porém, Xuxa negou. “Meu relacionamento com ela era profissional, que todo mundo acha que foi sexual, é difícil as pessoas entenderem, porque eu realmente entreguei minha vida nas mãos dela, eu me dei por completo, eu acreditei nisso, e acho que realmente ela também cuidava muito de mim porque eu era o trabalho dela, mas ela não gostava de mim como eu gostava dela”, disse a loira no podcast Quem Pode, Pod.

-Marlene Mattos é madrinha de Sasha?

Sim, Marlene Mattos é a madrinha de Sasha Meneghel Szafir, filha de Xuxa Meneghel e Luciano Szafir. No entanto, as duas perderam o contato quando a apresentadora rompeu a parceria com a ex-empresária.

-Como foi o rompimento de Xuxa e Marlene Mattos?

O fim da parceria de Xuxa Meneghel e Marlene Mattos aconteceu em 2002. Na época, elas trabalhavam juntas no programa Planeta Xuxa, que teve a temporada mais curta por causa do rompimento delas.
Na época, as duas escolheram manter o silêncio sobre o motivo do rompimento. Anos mais tarde, em 2015, Xuxa disse na Record TV que cansou de ser controlada pela diretora e se sentido usada.

Em 2018, a apresentadora foi entrevista pela CARAS Argentina e também falou sobre a época do rompimento com Marlene.Eu nunca soube o que ganhava ou quanto meu show lucrava. Eu fui tão inocente que me roubaram muito (…) Eu posso dizer que trabalhei na Argentina, nos EUA, na Espanha e, depois de um curto período de tempo, a única coisa que encontrei foram dívidas. Eu nunca soube o quanto ganhei na Argentina. Eu nunca soube o que o canal me pagou e nunca perguntei”, afirmou. Ao ser questionada se as suas finanças eram controladas por Marlene, ela confirmou: “Sim, eu não tinha uma única conta-corrente. Deixava tudo nas mãos de outras pessoas. Eu nunca fiz nada para ganhar mais dinheiro porque jamais me interessei”.

Por sua vez, Marlene chegou a abrir um processo contra a apresentadora por calúnia e difamação, mas o caso foi arquivado.

-O que Marlene Mattos fez depois de romper com Xuxa?

Após encerrar a longa carreira ao lado de Xuxa, Marlene Mattos abriu uma agência de casting de atores e também foi trabalhar em outras emissoras de TV, como RedeTV!, E+TV e TV da Gente.

Ela também chegou a comandar os programas Mais Você e Jovens Tardes, mas saiu da Globo em 2004. Depois disso, ela foi para a Band e comandou o programa Caixa Preta, de Preta Gil, mas a atração durou pouco tempo, e também Os Amigos Vegetais, que era um programa infantil. No SBT, ela dirigiu o Show da Gente, de Netinho de Paula.

Mattos também foi agente de atletas, como Virna, Leila, Dida, Kaká, do ex-BBB Kleber Bambam e também foi administradora de um hotel em Sergipe. Ela também dirigiu o programa Assim Somos, de Zilu Godoi, na internet em 2017.

-Como foi o reencontro de Marlene Mattos e Xuxa?

Depois de 19 anos sem contato, Xuxa e Marlene Mattos se reencontraram em novembro de 2021 para a gravação de Xuxa - O Documentário, do Globoplay. O encontro aconteceu sob os olhares da equipe do jornalista Pedro Bial, que é o diretor do projeto. Em um trecho da conversa, Marlene disse: “Eu acertei muito mais do que errei, sabe? O mundo não é isso que você quer que seja. A gente tem que agir às vezes de forma realística, sabe? Você diz que era uma marionete na minha mão, e eu usava você para fazer outras pessoas de marionete. E é assim”.


Artigos relacionados a Marlene Mattos

Marlene Mattos encerra vínculo com a RedeTV! - Reprodução/Instagram
Marlene Mattos - Foto: Reprodução / Instagram
A empresária Marlene Mattos - Foto: Reprodução/Instagram @marlenemattosoficial
Bianca Rinaldi relembra época de Paquita e detona Marlene Mattos - Reprodução/YouTube/TV Globo
Bianca Rinaldi - Foto: Reprodução / Instagram
Marlene Mattos - Foto: Reprodução / Globoplay
Marlene Mattos, Wanessa Camargo e Zilu Godoi - Reprodução/Instagram
Marlene Mattos e Beatriz do BBB 24 - Reprodução/Instagram e Reprodução/TV Globo
A empresária Marlene Mattos; ex-diretora de Xuxa foi contratada por participante de A Fazenda - Foto: Reprodução/Instagram @marlenemattosoficial
Duda Little - Foto: Reprodução / Instagram
O que Xuxa mandou cortar do encontro com Marlene Mattos? - Reprodução/ Instagram
Marlene Mattos - Foto: Reprodução / Globoplay
Xuxa Meneghel - Foto: Reprodução / Globoplay
Xuxa Meneghel - Foto: Reprodução / Globoplay
Marlene Mattos e Xuxa Meneghel - Foto: Reprodução / Globoplay
Xuxa joga na cara de Marlene Mattos motivo de rompimento: "Você disse que tinha nojo" - Reprodução/ TV Globo
Xuxa e Marlene Mattos - Foto: Reprodução / Globoplay
Rompidas, Xuxa se solidariza ao ver desabafo de Andréa Sorvetão: "Sinto muito" - Reprodução/ Instagram
Patrícia Marx - Foto: Reprodução / Instagram
"Me acostumei", disse Marlene Mattos sobre a ausência da afilhada, Sasha Meneghel