Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Maria Bethânia

Jorge Bispo
Jorge Bispo - Maria Bethânia
Data Nascimento18/06/1946
76 anos, 1 mês

Cantora

Nascida em Santo Amaro, na Bahia, Maria Bethânia é uma cantora e compositora brasileira, conhecida também como Abelha Rainha da MPB. 

Carreira 

Maria Bethânia nasceu em uma família artística, o que a fez conhecer esse meio desde cedo e criar o desejo de ser atriz.

Para realizar seu sonho, se mudou para Salvador, onde estudou na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Nessa época, seu irmão, Caetano Veloso foi chamado para fazer a trilha sonora da peça Boca de Ouro de Nélson Rodrigues e, a convite do irmão, interpretou essas faixas musicais. Ainda nesse momento de sua vida, ela e o irmão conheceram Gilberto Gil e Gal Costa, que seriam seus amigos e parceiros para a vida toda. 

Em 1965, foi convidada por Nara Leão para substituí-lá em um espetáculo e assim nasceu seu primeiro sucesso, Carcará. Nessa época gravou Bethânia, seu primeiro álbum que continha canções como Andaluzia e Sol Negro. Após isso, passou a cantar em teatros e casas de show, o que a fez ficar conhecida em todo o Brasil. 

Três anos após lançar Carcará, decidiu lançar uma fase mais boêmia, cantando canções românticas em bares de São Paulo e do Rio de Janeiro. Nessa época, lançou o álbum ao vivo, Recital na Boite Barroco.  No inicio da década seguinte, deu fim a sua fase boêmia, mas recebeu uma série de críticas negativas ao lançar o álbum, Maria Bethânia Ao Vivo, por conta de falhas na produção.

Criou a banda Doces Bárbaros, sendo uma das vocalistas e fazendo parceria com Caetano, Gal e Gil. A banda tinha ritmos hippie e acabou ganhando um filme, tempos depois.

Suas músicas começaram a fazer ainda mais sucesso após se tornarem trilha sonoras de novelas de sucesso como Vale Tudo, fera Radical, Tieta, Pantanal e Renascer

Quando completou 25 anos de carreira lançou o LP 25 anos, com um repertório totalmente brasileiro. Já no início dos anos 2000, se transferiu para uma gravadora independente e logo lançou o disco Maricotinha ao Vivo, comemorando seus 35 anos de carreira. 

Em 2015, completou 50 anos de carreira e com isso ganhou homenagens e promoveu espetáculos gigantescos. No mesmo ano a banda Doce Bárbaros completou 50 anos e assim fizeram uma turnê comemorativa, fazendo sucesso ao percorrer todo o país. 

A artista foi a primeira mulher a vender mais de 1 milhão de discos no Brasil e bateu inúmeros recordes de vendas, conquistando a marca de mais de 26 milhões de cópias vendidas. Em 2016, a cantora ainda foi tema do samba-enredo da Mangueira, ajudando a escola se tornar campeã. 

Vida Pessoal 

É irmã de Caetano Veloso. Já teve um relacionamento com o cantor Fábio Júnior. Não possui filhos e sempre esteve focada no trabalho.  

Tem uma grande base religiosa e apesar de ter apreço pelo catolicismo e frequentar missas, é adepta do Candomblé e filha de Orixá.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Maria Bethânia (@mariabethaniaoficial)

 


Artigos relacionados a Maria Bethânia