Nome Completo | Leandra Leal |
---|---|
Data Nascimento | 08/09/1982 39 anos, 8 meses |
Atriz
Nascida no Rio de Janeiro, Leandra Leal é uma atriz brasileira.
Com apenas 7 anos já trabalhava no teatro e com 8 deu seus primeiros passos na TV, na novela Pantanal, onde sua mãe tinha um papel.
Em 1994, entrou para o elenco da série Confissões de Adolescente, onde ficou até 1996. Enquanto fazia esse trabalho, atuou também na novela Explode Coração. Com apenas 13 anos, fez seu primeiro filme, A Ostra e o Vento, e foi reconhecida por isso, ganhando alguns prêmios. No fim dos anos 1990 ainda participou de A Indomada e Pecado Capital.
No início dos anos 2000, viu sua carreira deslanchar quando protagonizou a minissérie A Muralha e co-protagonizou a novela O Cravo e a Rosa. Nos anos seguintes trabalhou também em Pastores da Noite, Sítio do Pica Pau Amarelo e A Grande Família.
Em 2004, voltou pára as novelas participando de Senhora do Destino. Dois anos depois, entrou para mais dois trabalhos: Zuzu Angel e Páginas da Vida. Em 2008 fez a protagonista de Ciranda de Pedra e no ano seguinte a série Decamerão: A Comédia do Sexo. Fez também Passione e uma pequena participação em Insensato Coração.
Em 2010, ao lado de Daniel de Oliveira, participou de um quadro do Fantástico chamado A História do Amor, onde interpretou 64 personagens diferentes.
Em 2012, fez parte do elenco de As Brasileiras e logo em seguida protagonizou o sucesso Cheias de Charme, ao lado deTais Araújo e Isabelle Drummond. No ano seguinte entrou para o elenco de Saramandaia. Em 2014, fez mais um papel de destaque em Império, novela que foi reprosada em 2021. Em 2016 esteve na minissérie Justiça.
Dirigiu seu primeiro filme, Divinas Divas que estreou em 2017. Em 2018, gravou a série Aruanas, que já ganhou tem duas temporadas disponíveis no Globoplay.
No cinema também fez grande sucesso participando de longas como O Homem que Copiava, Cazuza - O Tempo Não Para, Mato Sem Cachorro, O Rastro e Bingo: O Rei das Manhãs.
É filha da também atriz Ângela Leal. Com apenas 12 anos, perdeu o pai e ficou muito ligada a mãe, que sempre a levava para seus trabalhos artísticos.
Em 2003, se casou com o cantor José Paes Lira, mais conhecido como Lirinha, com quem ficou até 2010.
No mesmo ano, se casou com Alê Youssef, com quem adotou sua única filha, Júlia. O matrimônio chegou ao fim em 2018.