Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Jô Soares

Jô Soares
Jô Soares - Globo/Zé Paulo Cardeal
Nome CompletoJosé Eugênio Soares
Data Nascimento16/01/1938
Data Falecimento05/08/2022
84 anos, 6 meses
Local NascimentoRio de Janeiro

Jô Soares é o nome artístico de José Eugênio Soares, ator, humorista, apresentador e escritor brasileiro. Considerado um dos maiores nomes da TV brasileira, nasceu no dia 16 de janeiro de 1938, no Rio de Janeiro. Era o único filho do empresário Orlando Heitor Soares e da dona de casa Mercedes Leal Soares

O artista morou no anexo do hotel Copacabana Palace ainda pequeno e aos 12 anos de idade mudou-se para a Europa, onde viveu por cinco anos, e se interessou pelo teatro. Jô voltou ao Brasil com a família após falência dos negócios de seu pai e começou a apostar na carreira artística. Fez sua estreia na TV foi em 1956, no programa Praça da Alegria, da Rede Record

Seus primeiros filmes musicais foram “Rei do movimento” (1954), “De pernas pro ar” (1956) e “Pé na tábua” (1957), com destaque para “O homem do Sputnik” (1959), de Carlos Manga.

'A Família Trapo' foi destaque nos domingos entre 1967 e 1971. O ator era roteirista ao lado de Carlos Alberto de Nóbrega (86). Depois, ganhou um papel: o mordomo Gordon.

Em 1970, Jô assinou com a Globo, estreando com o 'Faça Humor, Não Faça Guerra'. Comandou outros programas na emissora, até lançar o 'Viva o Gordo', em 1981.

Como apresentador, comandou 'Jô Soares onze e meia', no SBT, por 11 anos. De volta à Globo em 2000, estreou o 'Programa do Jô', que ficou no ar até 2016.

Se dedicou também à vida de escritor, publicando nos jornais “O Globo” e “Folha de S.Paulo” e escrevendo para a revista “Manchete”. Chegou a assinar uma coluna na “Veja” nos anos 1990.

Jô escreveu cinco livros: "O astronauta sem regime" (1983), o romance "O Xangô de Baker Street" (1995), "O homem que matou Getúlio Vargas" (1998), "Assassinatos na Academia Brasileira de Letras" (2005) e "As esganadas" (2011).

Dono de famosos bordões, que marcaram a comédia brasileira. Você com certeza já ouviu o famoso 'beijo do gordo'! O artista também criou frases famosos com seus personagens, 'falha nossa', 'é o meu jeitinho', 'bota ponta, Telê' e 'muy amigo'.

O comediante teve um único filho, Rafael, fruto do relacionamento com a atriz Therezinha Millet Austregésilo (1934 - 2021). Ele era autista e morreu aos 50 anos em 2014.

MORTE

Jô Soares estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o último dia 28, tratando de uma pneumonia. Na madrugada do dia 05 de agosto, o artista faleceu, aos 84 anos. A despedida do ator é restrita à família e amigos.

"O medo da morte é um sentimento inútil: você vai morrer mesmo, não adianta ficar com medo. Eu tenho medo de não ser produtivo. Citando meu amigo Chico Anysio, [uma vez] perguntaram para ele: ‘Você tem medo de morrer?’. Ele falou: ‘Não. Eu tenho pena’. Impecável", disse em entrevista para o Fantástico, em 2012.


Artigos relacionados a Jô Soares

Jô Soares - Foto: Globo / Zé Paulo Cardeal
Sonia Abrão revelou ser próxima de Jô Soares - Fotos: Divulgação:RedeTV!/Divulgação:TVGlobo
Carlos Alberto de Nóbrega fica emocionado ao falar sobre Jô Soares - Foto: Reprodução / Instagram
Alice Braga homenageou Jô Soares - Reprodução/TVGlobo
Jô Soares - Foto: Globo / Zé Paulo Cardeal
Dan Stulbach no velório de Jô Soares - Fotos: Leo Franco/ Agnews
Gabriela Duarte prestou uma homenagem à Jô Soares - Fotos: Reprodução: Instagram/Divulgação
Tadeu Schmidt escreveu bela homenagem para Jô - Fotos: Reprodução: Instagram/Divulgação
Jô Soares - Foto: Globo/Zé Paulo Cardeal
Flavia Pedras Soares - Fotos: Leo Franco/ Agnews
Claudia Raia, ex-affair de Jô Soares, se emociona ao se despedir do humorista - Divulgação/TV Globo
João Carlos Martins e Tiago Leifert no velório de Jô Soares - Fotos: Leo Franco/ Agnews
Anahí exalta Jô Soares e recorda momento com apresentador no 'Programa do Jô' em 2009 - Foto/Instagram
Jô Soares na Globo - Foto: Globo / Ramón Vasconcelos
Revelado no Programa do Jô, Fabio Porchat agradece a importância do humorista em sua vida - Reprodução/Instagram
Jô Soares - Foto: Globo/ Rogério Lorenzoni
Jô Soares mostrou seu apartamento no programa 'Estrelas', da Globo - Foto: Reprodução / Globo
Larissa Manoela fala sobre morte de Jô Soares - Reprodução/Instagram
Ana Maria Braga no programa Mais Você - Foto: Reprodução / Globo
Derico no programa Bom Dia São Paulo - Foto: Reprodução / Globo