Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Gilberto Gil

Gilberto Gil
Gilberto Gil - Raul de Lima
Nome CompletoGilberto Gil
Data Nascimento26/06/1942
79 anos, 10 meses

Cantor

Nascido em Salvador, Bahia, Gilberto Gil é um cantor e compositor brasileiro. 

Carreira

Com apenas 3 aninhos, Gil já manifestava desejo de ser músico, sempre mostrando seu fascínio com sons de bandas locais, além de sempre ouvir grandes nomes da época. Com 9 anos, passou a estudar música e mais tarde entrou para  a Faculdade Federal da Bahia, onde estudou administração. Entretanto, sua vocação era mesmo a música e ainda na faculdade, ele fez sua primeira canção, chamada Felicidade Vem Depois, que nunca foi gravada. 

Em 1963, Gil conheceu Caetano Veloso, Maria Betânia, Gal Costa e Tom Zé, com quem criou o show Nós, por Exemplo, que estrearia um ano depois. Ele se formou e mudou para São Paulo em 1965, onde se reuniu novamente com antigos amigos e conheceu Vinícius de Mores, Edu Lobo e Chico Buarque. Ao lado de todos esses artistas, ela passou a tocar em bares e teatros de São Paulo. 

Em 1966, entrou para o programa Fino da Bossa, de Elis Regina, transmitido pela RecordTV. No mesmo ano, ele lançou seu primeiro disco chamado Louvação. Nesta mesma época, ele passou aa frequentar os Festivais de Músicas da Record. 

O festival deu início ao Tropicalismo, movimento que idealizava a fusão de músicas estrangeiras com canções de Hoão Gilberto e Luiz Gonzaga. Mesmo com muitas polêmicas envolvidas, o movimento abriu uma nova fase da MPB. Nessa época ele lançou dois CDs, um homônimo com 14 canções e um intitulado Tropicália, que contava com a participação de seus amigos artistas. 

Durante a ditadura militar, o Tropicalismo foi considerado subversivo e, por isso, Gil se exilou na Inglaterra. Pouco antes disso, ele ainda gravou Aquele Abraço, um de seus maiores sucessos. Após quase três anos fora, retornou ao Brasil, lançando no mesmo ano outra canção de muito sucesso, Expresso 2222

Em 1976, se juntou novamente com Caetano, Gal e Betânia para a formação da banda Doces Bárbaros, fazendo um álbum e muitas apresentações pelo país.A partir de 1979, passou a buscar uma identidade afro-americana, próxima ao reggae, algo que ficou muito presente em suas músicas até hoje. 

Durante os anos 1980, entrou para a política, se tornando vereador se Salvador e Secretario de Cultura da cidade. Em 2003, se tornou Ministro da Cultura, ficando até 2008. No mesmo ano, retornou com tudo para a carreira musical e se tornou o primeiro artista brasileiro a abrir um Canal no YouTube e um site. 

Vida Pessoal

Entre 1965 a 1967, Gil foi casado com Belina, tendo duas filhas com ela, Nara e Marília. No mesmo ano da separação, se casou com Nana Caymi, com quem ficou até 1968. 

Em 1969, se casou com Sandra Gadelha, com teve Petra Gil, Pedro e Maria. O casal se separou em 1980. Em 1988, se casou pela quarta vez, com Flora Gil. A união deu fruto a Bela Gil, José e Bem

Uma publicação compartilhada por Gilberto Gil (@gilbertogil)


Artigos relacionados a Gilberto Gil