Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Fafá de Belém

Fafá de Belém
Fafá de Belém - Globo/João Miguel Júnior
Data Nascimento09/08/1956
65 anos, 10 meses

Cantora

Nascida em Belém, capital do Pará, Maria de Fátima Palha de Figueiredo, mais conhecida como Fafá de Belém, é uma cantora brasileira. 

Carreira 

Sempre gostou de cantar e desde criança se apresentava em reuniões de família. Na adolescência, aprendeu a tocar seus primeiros instrumentos e fez suas primeiras composições. Com isso, passou a se apresentar em bares de Belém e cidades próximas. 

Em 1973, se mudou para o Rio de Janeiro com um dos irmãos para continuar se apresentando durante as noites. Na mesma época, fez sua estreia como atriz no musical Tem Muita Goma no Meu Tacacá. Em 1975, lançou seu primeiro sucesso musical, Filho da Bahia, trilha sonora da novela Gabriela. No ano seguinte, lançou seu primeiro disco, Tamba-Tajá, mostrando um repertório eclético e bem brasileiro. 

Em 1977, lançou Água, seu segundo álbum, que vendeu mais de cem mil cópias e logo no ano seguinte, mais um sucesso, o chamado Banho de Cheiro. Em 1979, lançou seu maior sucesso da carreira, a canção Sob Medida. Essa canção e outras estavam presentes no CD Estrela Radiante, considerado um dos melhores de sua carreira. 

No início dos anos 1980 lançou mais uma série de CDs, entre eles Crença e Essencial. Em 1984, mudou de gravadora e lançou um disco homônimo, com vários sucessos. 

Fafá sempre teve um público português muito assíduo que sempre a chamou de A Cantora Brasileira mais Portuguesa do Brasil. Com isso, em 1992, gravou em Portugal o disco Meu Fado. Em 1996, ela também fez muito sucesso no país com o CD Pássaro Sonhador

O primeiro CD dos anos 2000 foi intitulado com seu nome de batismo e canções consagradas da MPB. Em 2007, lançou seu primeiro DVD, o Fafá de Belém Ao Vivo. No mesmo ano, começou a atuar, trabalhando em Caminhos do Coração e Os Mutantes, da RecordTV. Em 2012, entrou para o corpo de jurados do programa de calouros, Ídolos

Em 2015 lançou Do Tamanho Certo Para o Meu Sorriso, em comemoração aos 40 anos de sua carreira. Em 2019, lançou ainda Humana, eleito um dos 25 melhores discos daquele ano. Em 2022, estreou como técnica do The Voice +, ao lado de Ludmilla,Carlinhos Brown e Tony Garrido

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Fafá de Belém (@fafadbelem)

Vida Pessoal 

Em 1981, Fafá deu à luz a Mariana, sua única filha, que mais tarde também fez carreira musical e ficou conhecida como Mari Belém. É também avó de Laura e Julia.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Fafá de Belém (@fafadbelem)

 


Artigos relacionados a Fafá de Belém