Perfil Atriz

Claudia Raia

Claudia Raia
Claudia Raia Globo/Reginaldo Teixeira


Claudia Raia, Atriz (nascimento 23 de dezembro de 1996)

Nascida em Campinas, interior de São Paulo, Maria Cláudia Motta Raia, mais conhecida apenas como Cláudia Raia é atriz, bailarina e cantora. 

Com 10 anos já era modelo do costureiro Clodovil Hernandes. Com apenas 13 anos, já media 1,70 de altura. Nessa época, era dançarina profissional nos Estados Unidos e na Argentina. Ganhou uma bolsa de estudos em Nova York, onde ficou por quatro anos. Estreou nos palcos brasileiros na peça A Chorus Line, um músical das Broadway.

Na TV, fez sua primeira aparição no programa Viva o Gordo, de Jô Soares, quando tinha 17 anos. Em 1987, fez a primeira novela, Roque Santeiro. Dois anos depoi, fez um dos papéis que marcariam sua carreira, a caipira Tancinha em Sassaricando. Permaneceu no humorístico TV Pirata entre 1988 e 1989, atuando com vários personagens. 

Começou os anos 1990 com as novelas Rainha da Sucata, Vamp e com a série Você Decide. Em 1998, fez Torre de Babel e no ano seguinte Terra Nostra. Em 2001, fez a transexual Ramona em As Filhas da Mãe. Atuou também O Beijo do Vampiro, Belíssima e Sete Pecados.

Em 2008 fez sua primeira protagonista no horário das 21h, em A Favorita, ao lado de Patricia Pillar. Dois anos depois, participou do remake de Ti Ti Ti.  Em 2012, fez a grande vilã de Salve Jorge, como a traficante de pessoas, Lívia Marini. Seus últimos trabalhos na TV foram Alto Astral, A Lei do Amor e Verão 90. Em 2017, se tornou uma das juradas do Show dos Famosos, quadro do Domingão do Faustão

Além de seu grande sucesso na TV, Raia é uma das maiores artistas de musicais brasileiros. Entre as peças que fez estão Splish Splash, O Beijo da Mulher-Aranha, Pernas pro Ar, Cabaret, Crazy for You e Cantando na Chuva. Chegou a produzir algumas peças como A Pequena Loja de Horrores, Fala Sério, Gente! E Chaplin, O Musical. Em 2015, fez a peça Raia 30, em comemoração aos seus 30 anos de carreira. 

Na vida pessoal,  a atriz teve alguns relacionamentos muito famosos. Entre 1984 e 1986, namorou o apresentador Jô Soares. Após o término, conheceu o ator Alexandre Frota, iniciando um relacionamento. O romance se tornou oficial no fim do mesmo ano, quando os dois se casaram em uma cerimônia realizada na Igreja da Candelária no Rio de Janeiro. Eles pernaneceram juntos até 1989. 

Chegou a namorar também o ator Raul Gazolla e o apresentador Faustão. Em 1993, começou a namorar o ator Edson Celulari, noivando no fim do mesmo ano. O casamento aconteceu no ano seguinte. Em 1997, tiveram o primeiro filho, Enzo Celulari e em 2003, veio a segunda filha, Sophia Raia. Entretanto, com quase 17 anos de casamento, eles decidiram se divorciar. Em 2012, passou a namorar Jarbas Homem de Melo, com quem já fazias peças musicais. Com pouco tempo, já estavam morando juntos e em 2018, oficializaram a relação, em uma cerimonia pequena para família e amigos. 
 

Atualizado quinta 31 outubro, 2019 (333504) | 08/12/2019 23:57:04

Mais conteúdo sobre:

ASSINE E GANHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS