perfil Cantor

Carlinhos Brown

23 de novembro de 1962

Publicado segunda 2 dezembro, 2019

23 de novembro de 1962
Carlinhos Brown - Globo/ Reginaldo Teixeira

Carlinhos Brown, Cantor, data de nascimento 23 de novembro de 1962

Antônio Carlos Santos de Freitas, mais conhecido pelo nome artístico Carlinhos Brown, é um cantor, compositor, percussionista, produtor, artista plástico e arranjador baiano. 

Teve seu interesse pela música através da percussão que vinham dos terreiros de candomblé. Na década de 1980 já era considerado uns dos maiores e mais requisitados instrumentistas da Bahia. Já tocou nas bandas como Mar Revolto e Acordes Verdes.  

Em 1990 foi líder do grupo Timbalada, que ganhou notoriedade nacional e internacional. Ao todo foram lançados catorze álbuns, e atualmente atua somente como mentor e produtor do grupo.

Começou a sua carreira solo oficialmente em 1996 lançando o álbum Alfagamabetizado. O trabalho foi adicionado no livro 1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer. Ao todo Carlinhos lançou 13 discos gravados em estúdio. 

Em 2002, ao lado de Marisa Monte e Arnaldo Antunes divulgou o projeto Tribalistas, que contou com os hits Já Sei Namorar e Velha Infância

Em 2012 passou a ser jurado do reality show The Voice Brasil, da TV Globo, ao lado de Lulu Santos, Claudia Leitte e Daniel. Ele ainda participou da versão infantil do mesmo programa. Em 2019 foi substituído pela cantora IZA

Foi um dos criadores do samba reggae. Já concorreu mais de dez vezes para o prêmio Grammy Latino, vencendo três vezes. 

Na vida pessoal, já foi casado com Helena Buarque de Holanda, filha de Chico Buarque e Marieta Severo, com quem teve quatro filhos: Francisco, Clara, Cecília e Leila. Além deles ainda e pai de Miguel e Nina, filhos de outros relacionamentos.
 

Último acesso: 05 Dec 2020 - 20:42:13 (337036).

TV CARAS