Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Boni

José Bonifácio
José Bonifácio - YouTube/Reprodução
Nome CompletoJosé Bonifácio
Data Nascimento30/11/1935
86 anos, 7 meses

Empresário e Diretor de TV

Nascido em Osasco, interior de São Paulo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho conhecido apenas como Boni é um empresário brasileiro, conhecido por ser diretor da TV Globo. 

Carreira 

Desde sua infância frequentou estúdios de rádio e com apenas 15 anos se mudou para o Rio de Janeiro para estagiar como ajudante de Dias Gomes, que na época era diretor da Rádio Clube do Brasil. Tempos depois, Dias o ajudou a se inscrever em um curso de rádio promovido pela prefeitura do Rio.  

Em 1950, foi para a Rádio Nacional, onde trabalhou como redator do Clube Juvenil Toddy. Após conhecer Manuel de Nóbrega, voltou para São Paulo onde trabalhou como secretário pessoal do radialista e também como redator da rádio. 

Em 1953, foi para a Rádio Tupi e depois para a TV Tupi, onde trabalhou como produtor, diretor e redator. No ano seguinte mudou mais uma vez de emissora, indo para a TV Paulista onde trabalhou como assistente do diretor artístico, Roberto Corte Real. Com a situação financeira da rádio em decadência, no mesmo ano, acabou se mudando para a Rádio Bandeirantes. 

Em 1955, virou chefe do Departamento de Rádio e Televisão da agência publicitária, Lintas Propagandas. Fez treinamentos na agência de publicidade J. W. Thompson, no Reino Unido e na NBC, em Nova York. Ao retornar, assumiu o cargo de diretor de criação da Linx Filmes. 

A partir da década de 1960, trabalhou também nas agências Multi Propaganda e Alcântara Machado e na Rádio Bandeirantes. Criou sua agência, Promete Publicidade de Mercadologia, passou pela TV Rio e voltou para a TV Tupi por um breve momento. 

Em 1967, por um convite de Walter Clark, se tornou chefe de direção de programação e produção da TV Globo, com a ideia de criar uma rede nacional de televisão. Fez parte da criação doJornal Nacional, primeiro jornal transmitido ao vivo para todo o país. Também foi responsável por criar o formato da TV que conhecemos até hoje, com três novelas e o Jornal Nacional em horário nobre.

Também se envolveu na criação do Fantástico, os especiais de Fim de Ano do Roberto Carlos, o programa Você Decide e o seriado Mulher. Em 1980, Boni assumiu a vice-presidência de operações da TV Globo, exercendo a função até 1997. Após isso, se tornou consultor da emissora até 2001. Em 2003, se tornou sócio, ao lado de seus filhos, da Rede Vanguarda, afiliada da TV Globo no Vale do Paraíba Paulista. 

Vida Pessoal 

Foi casado com Regina Boni, com quem teve Gigi Boni e Boninho, que seguiu sua carreira e também trabalha como diretor da TV Globo. Também se relacionou com Laís Simões, com quem teve Diogo Boni. Em 1984, se casou com Lou de Oliveira, com quem teve seu quarto filho, Bruno Boni


Artigos relacionados a Boni