perfil Ginasta

Arthur Nory

Nascimento: 18 de setembro de 1993

Publicado domingo 3 janeiro, 2021

Nascimento: 18 de setembro de 1993
Arthur Nory - Getty Images
Arthur Nory Oyakawa Mariano, mais conhecido somente como Arthur Nory, é um atleta da ginástica artística brasileiro.

Nascido em Campinas, São Paulo, desde criança é apaixonado por esportes muito por ter os pais como referência, a mãe Nadna Oyakawa foi nadadora e o pai Roberto Mariano, judoca.

Arthur Nory
Nome Completo Arthur Nory
Como/pelo que é mais conhecido Ginasta
Data Nascimento Nascimento: 18 de setembro de 1993
Local Nascimento
Facebook oficial
Twitter oficial
Instagram oficial
Wikipedia

CARREIRA

Arthur ingressou no judô aos seis anos, onde foi até a faixa laranja. E em 2004, pelos exemplos de Diego Hypólito e Daiane dos Santos, descobriu a sua paixão pela ginástica.

Por um ano, seguiu os dois esportes, mas decidiu ficar apenas com a ginástica, no individual geral que contempla seis modalidades: solo, salto, barra fixa, paralelas, argolas e cavalo com alças, no Clube Pinheiros.

Nas competições conquistou 2º lugar na Copa do Mundo, na categoria individual geral e 4º lugar em salto nos Jogos da Juventude. É o 4º no ranking mundial na modalidade Barra Fixa e 3º no solo nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

CASO DE RACISMO

Em maio de 2015, Arthur Nory, Fellipe Arakawa e Henrique Flores, apareceram em um vídeo divulgado nas redes sociais de Nory, dando declarações racistas se referindo ao atleta da seleção brasileira de ginástica artística, Ângelo Assumpção. Na sequência, Arthur usou o Instagram para declarar que não passava de uma "brincadeira" e que se arrependia.

A Confederação Brasileira de Ginástica emitiu uma nota ao público dizendo que repudia "qualquer forma de racismo" e se comprometeu a apurar a situação. Dias depois, a organização declarou que os envolvidos no vídeo seriam  "afastados por 30 dias ou até a decisão final", onde os atletas foram impedidos de participar de eventos nacionais e internacionais e tiveram suas bolsas e incentivos financeiros suspensos, e encaminhou o caso para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

Nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, o atleta foi eliminado no primeiro dia de competição e disparou que seu o baixo desempenho se deve a constante onda de críticas e rejeição que recebendo público brasileiro devido ao caso de 2015.

Anteriormente, Ângelo já havia se queixado nas redes que a sua carreira estagnou após a denúncia de racismo, enquanto Arthur continuou avançando em competições. Assumpção foi demitido em 2019 e Arthur Nory foi punido e afastado após a exposição do episódio, mas segue competindo com o comitê olímpico.

Último acesso: 27 Oct 2021 - 04:16:00 (395813).

TV CARAS