CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Xuxa fala com otimismo sobre o estado de saúde da mãe

Dona Alda, mãe da apresentadora Xuxa Meneghel, que sofre de mal de parkinson, volta a andar após cirurgia na Argentina

Redação Publicado em 14/06/2012, às 01h10 - Atualizado às 16h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
No domingo, 10, Xuxa e a mãe, de turbante, seguem para o aeroporto após 14 dias em Buenos Aires. - Grosby Group
No domingo, 10, Xuxa e a mãe, de turbante, seguem para o aeroporto após 14 dias em Buenos Aires. - Grosby Group

Em depoimento exclusivo a CARAS, Xuxa Meneghel (49) mostrou-se aliviada e otimista com o resultado da cirurgia feita por sua mãe, dona Alda (75), que sofre de mal de Parkinson há 11 anos. O procedimento no cérebro, realizado em Buenos Aires, busca amenizar os sintomas da doença degenerativa do sistema nervoso central que compromete a coordenação motora. Além disso, ela sofre de diabetes, o que a deixa mais suscetível a infecções. A família voltou ao país no domingo, 10, após 14 dias na capital argentina, com excelentes resultados. Dona Alda, que nos últimos meses só se locomovia em cadeira de rodas, tinha dificuldades para engolir e falar e sofria de problemas motores, já voltou a andar com apoio, se alimenta melhor e demonstra mais firmeza em todos os movimentos. “Minha mãe está se recuperando bem, tudo dentro da normalidade e com as restrições que uma cirurgia desse tamanho causa. Recebemos muitos santinhos, cartinhas, bilhetes, orações, mensagens, todas muito carinhosas e com energia positivas. Só tenho a agradecer. A Deus, em primeiro lugar, aos médicos e a todos que rezaram por ela”, disse Xuxa, citando especialmente o neurologista brasileiro Abelardo Araújo (51) e os cirurgiões argentinos Marcelo Merello e Junior Antico. “O procedimento tem um certo risco, até pela idade de dona Alda. Lógico que houve tensão. Mas Xuxa não saiu do lado da mãe um minuto, é uma filha exemplar”, elogiou Dr. Abelardo.

O momento de maior nervosismo foi provocado por um quadro infeccioso da paciente, o que obrigou o adiamento da operação por cinco dias. Xuxa, que teve a companhia da filha, Sasha (13), durante o fim de semana, chegou a emocionar os que a viam rezando pelos corredores do hospital no bairro de Belgrano. A apresentadora só mostrou-se mais tranquila após a realização da cirurgia, que levou oito horas. A técnica, que consiste na implantação no cérebro de eletrodos controlados por uma espécie de marcapasso, foi a mesma que o ator Paulo José (75) se submeteu há três anos. Os resultados foram animadores. Ele voltou a trabalhar normalmente após sofrer com a piora da doença ao longo de 16 anos.

No Brasil, Xuxa já demonstra que a melhora da mãe influencia  diretamente seu estado de espírito. A estrela global confirmou a agenda de compromissos profissionais, como a gravação do TV Xuxa, na terça, 12. Emotiva, só reiterou os agradecimentos a todos que cuidaram de sua mãe. “Ela recebeu muito carinho dos médicos, enfermeiras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas. Meus fãs argentinos também souberam respeitar o momento. Eles até avisavam quando havia paparazzi na porta do hospital para proteger minha mãe e a Sasha. E, quando saímos para o aeroporto, foram carinhosamente se despedir da Aldinha. É bom receber tanto carinho”, acrescentou ela, que já faz planos para o futuro. A apresentadora, que chegou a insinuar que poderia encerrar sua carreira para cuidar da mãe, agora pretende manter suas tradicionais férias do mês de julho. A ideia inicial é ficar perto de dona Alda, que há um ano mudou-se de Orlando, nos Estados Unidos, para a mansão da herdeira famosa, na Barra, Rio.