CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Thiaguinho: ‘Não me considero galã’

Em entrevista à CARAS Online o cantor fala sobre a carreira, o desafio de lançar um CD solo e o namoro com a atriz Fernanda Souza

Kellen Rodrigues Publicado em 24/08/2011, às 14h03 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Thiaguinho - Site Oficial / Reprodução
Thiaguinho - Site Oficial / Reprodução

Suponhamos que você telefone para o celular de Thiago André Barbosa (28) e ele não atenda a ligação. A conhecida mensagem que leva à gravação de recados diz: ‘Esta é a caixa postal de... poder!’. Falta de modestia? Não. Uma brincadeira do bem humorado Thiaguinho, ou, Pretinho do Poder, como ele também se identifica. Bastam cinco minutos de conversa para perceber que o cantor está longe de ser deslumbrado. Ao contrário, fica até tímido com elogios. “Não me considero galã”.

Suas conquistas, no entanto, fazem do rapaz um dos nomes mais conhecidos da nova geração da música brasileira: ele tem uma carreira bem sucedida com o grupo Exaltasamba e é um compositor requisitado por vários artistas – inclui-se aqui Ivete Sangalo (39). Em clima de despedida com a banda, Thiaguinho trabalha na produção de seu primeiro CD solo e se tornou sócio de uma casa de samba em Curitiba, já pensando em expandir o negócio para outros estados e países. Ah sim, e namora a famosa atriz global Fernanda Souza (27).

Do Fama à fama

Thiaguinho conquistou o que todo concorrente de um reality show musical sonha: reconhecimento e condições para viver de sua arte. Ele não venceu o Fama, exibido na Globo, mas se tornou um dos participantes mais bem sucedidos da história de realities no Brasil ao ser convidado para substituir Krigor ao lado de Péricles nos vocais do Exaltasamba. “Quando entrei no Exalta foi difícil. A gravadora não acreditava muito em mim, foi uma luta pra conseguir provar, como tudo na minha vida”, conta. De lá pra cá, oito anos se passaram desde o lançamento do primeiro CD em 2003 com um Thiago bem magrinho e com cara de menino na capa. “Tem músicas que marcam muito, como Estrela que foi a minha primeira música gravada, quando ouvi minha voz no rádio pela primeira vez. Foi muito louco”.

Com o Exalta ele já embalou multidões. E, quem diria, cantou ao lado de Roberto Carlos para um milhão de pessoas na praia de Copacabana. Nada mal para quem, bem no início da carreira, ainda no Mato Grosso do Sul, cantava para plateias de mil pessoas com o grupo Sabe Demais. Com o sucesso, claro, vem o assédio - que ele tira de letra. ‘Não me considero galã, não é essa a intenção quando subo no palco. O mais importante é a música”, garante. “Mas claro que as pessoas te acharem bonito é bom”, completa entre risos. “Eu não me esforço para parecer bonito. Acho que deveria ter um cuidado muito maior, só passo creme para a pele seca e o resto é ‘cabelo bem cortado, perfume exalando’”, diverte-se numa referência a um verso de Tá Vendo Aquela Lua.

Na casa dos pais

Por causa da banda, o rapaz deixou a cidade de Ponta Porã, no interior do Mato Grosso do Sul, e foi morar em São Paulo com a mãe Glória Maria, e a irmã Hellen Caroline.  O pai João, diretor de uma faculdade de Educação Física, se reveza entre os dois estados. “Minha família é maravilhosa. Tudo que sou devo a eles”, diz. Foi acompanhando a mãe, integrante do coro de uma igreja católica, que ele começou a cantar em público. “Comecei cantando no coral da igreja, já toquei violão na missa. Tenho uma base católica e uma ligação muito forte com Deus. Fui criado dentro da igreja”, conta.

Até hoje, Thiaguinho mora com a família na capital paulista. Sua voz fica serena ao declarar, cheio de orgulho, ser fã do pai. “Meu sonho é ser que nem ele. É um cara que saiu do nada, teve uma infância pobre, foi de engraxate a diretor de faculdade”, diz. A família acostumou com o assédio ao integrante famoso. “A vida deles deu uma mudada grande, mas eles lidam muito bem com tudo isso”, diz. “Minha mãe ligava para as rádios para pedir música”, lembra.

O namoro com Fernanda Souza

Se a carreira vai de vento em popa, o coração também vai muito bem, obrigado. Ele namora a atriz Fernanda Souza (27), que, muito antes de ele conquistar a fama, já colecionava fãs em todo o país. A popularidade, aliás, deu uma forcinha para que eles se conhecessem. “A gente já se conhecia porque ela é a Fernanda Souza, né?, mas nos encontramos no carnaval de Salvador”, conta sobre o início do relacionamento. E o namoro se consolidou após os dias de folia - o romance dura cinco meses e os planos são grandes. “Está tudo lindo. Ela é uma pessoa maravilhosa, companheira, amiga. Estou muito feliz de ter encontrado ela pra dividir a vida comigo”, derrete-se. “Penso em casar, ter filhos, ter uma família. Quero quantos filhos Deus me der”, diz Thiaguinho, que até já fez música para a namorada. A letra, como não podia deixar de ser, fala de amor. Mas detalhes ele não conta de jeito nenhum.  Tudo bem, exclusividade dela. O pisciano disfarça também em revelar quem tomou a iniciativa e recorre ao romantismo para ‘contar’ quem chegou em quem. “O amor chegou nos dois”.

Carreira solo: ‘Seria um covarde se não fizesse isso’

Será no carnaval de 2012 o fim de uma etapa e o começo de outra: o último show com o Exaltasamba, antes da parada anunciada em junho deste ano. Enquanto isso, a banda segue uma rotina de 20 shows ou mais por mês. “A gente sabia que isso ia acontecer mais hora, menos hora. O Gilberto Gil me falou que toda banda tem ciclos e que tem uma hora que a gente percebe que cada um vai seguir seu caminho. Mas continuamos amigos pra caramba, a gente se respeita muito”, diz. “Eu já vinha pensando nisso. A gente não pode contrariar nosso coração, eu seria muito covarde se fizesse isso”.

Logo após o fim do Exalta, vem novidade para os fãs. O primeiro CD solo do cantor chega às lojas já no início do ano. Por enquanto, ele está finalizando a escolha do repertório, que será quase todo com composições próprias. Outra novidade é a criação da WS Brazil, casa de samba inaugurada em Curitiba, que deve ser expandida para outros estados e para o exterior. “Temos a intenção de tornar a ‘WS Brazil’ a casa de samba mais importante do mundo!”. Como diria ele mesmo – pegando emprestado seu bordão -, Thiaguinho é pura ‘ousadia e alegria’.