CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Steve Jobs morre nos EUA aos 56 anos

Co-fundador da Apple, Steve Jobs perde a luta contra um câncer e morre aos 56 anos de idade

Redação Publicado em 05/10/2011, às 20h49 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Steve Jobs - Reuters
Steve Jobs - Reuters

Steve Jobs morreu aos 56 anos, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira, 5. Co-fundador da Apple, maior empresa de tecnologia do mundo, ele ajudou a revolucionar a informática a partir do final do século XX. Jobs foi responsável pela criação do Macintosh, do iPod, do iPhone e do iPad.

A morte do empreendedor aconteceu após uma longa batalha contra o câncer, que se manifestou pela primeira vez em 2004. Na época, ele fez uma cirurgia para retirada do tumor no pâncreas. Em 2009, precisou ser submetido a um transplante de fígado. Em janeiro de 2011, Jobs pediu nova licença médica por causa da doença. O afastamento definitivo da presidência da empresa aconteceu no último 24 de agosto, quando já estava visivelmente debilitado.

A Apple divulgou comunicado lamentando a morte de Jobs. “Estamos profundamente tristes em anunciar que Steve Jobs faleceu hoje. O brilho, paixão e energia de Steve foram a fonte de inúmeras inovações que melhoraram nossas vidas. O mundo está incomensuravelmente melhor por causa de Steve. Seu grande amor foi para a sua mulher, Laurene, e sua família. Nossos corações estão com eles e para todos que foram tocados por seus dons extraordinários”, disse a empresa.

Na página da Apple nos Estados Unidos, uma grande foto de Jobs em preto e branco direcionava os internautas, na noite de quarta-feira, para a seguinte mensagem: "A Apple perdeu um gênio criativo e visionário, e o mundo perdeu um ser-humano incrível. Aqueles que tiveram a sorte de trabalhar com Steve perderam um querido amigo e mentor. Steve deixou para trás uma companhia que só ele poderia ter construído e seu espírito será sempre a base da Apple".

O ex-CEO da Apple nasceu em São Francisco, na Califórnia (Estados Unidos), em 24 de fevereiro de 1955, e foi entregue para adoção. Era casado com Laurene Powell desde 1991. Juntos eles tiveram três filhos: Reed Paul,Erin Sienna, e Eve. Jobs deixa ainda ainda outra filha, Lisa Brennan-Jobs, de um relacionamento anterior com a pintora Chrisann Brennan.

Em 1984, Jobs apresentou o Macintosh, primeiro êxito da Apple.
Veja o vídeo (em inglês):

Em 2010, o co-fundador da Apple revelou ao mundo sua última invenção.
Era a primeira geração do iPad.