CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Roberto Carlos: livro de luxo autorizado

Obra de 500 páginas e 3000 exemplares começa a ser vendida em novembro como a primeira obra autorizada pelo rei

Redação Publicado em 06/09/2011, às 14h36 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dody Sirena, Rafael Braga e Pedro Sirotsky no anúncio do lançamento do livro de luxo 'Rei', um Collector's Book que conta, em fotos históricas, anotações, capas de discos e músicas, a história de Roberto Carlos
Dody Sirena, Rafael Braga e Pedro Sirotsky no anúncio do lançamento do livro de luxo 'Rei', um Collector's Book que conta, em fotos históricas, anotações, capas de discos e músicas, a história de Roberto Carlos

Quatro anos após a polêmica da biografia que foi retirada das lojas por ordem da Justiça a pedido do rei Roberto Carlos (70), surge um livro de edição de luxo, desta vez autorizado pelo cantor e compositor, que mostra, em fotos, rascunhos de agendas e anotações e também em letras de suas músicas, sua trajetória de 52 anos de sucesso.

É o livro Rei, da Toriba Editora, que foi apresentado em um coquetel em Jerusalém, Israel, onde Roberto está para realizar o grandioso show que irá virar um especial na TV Globo.

Pedro Sirotsky (54), um dos sócios da editora e entusiasta do projeto, conta que é a primeira obra autorizada pelo próprio Roberto Carlos a sair no mercado literário. "O projeto chama atenção pela forma lúdica com que conta a história do Roberto, com músicas, rabiscos e fotos", disse o empresário. Segundo ele, o rei não somente autorizou o livro, como também acompanhou detalhadamente sua preparação desde 2009, quando o projeto começou oficialmente.

Em 2007, um acordo retirou das prateleiras a biografia não-autorizada Roberto Carlos em Detalhes, da editora Planeta, escrito por Paulo César Araújo (49). A decisão evitou que o cantor processasse o autor e a editora com indenizações milionárias. Assuntos delicados que estavam na obra incomodaram o rei.

São, em média, 500 páginas, e a impressão é limitada a apenas 3000 exemplares, que serão vendidos a R$ 6.500. O livro, uma edição de luxo, mede 37cm por 49 cm e pesa 25 quilos. É uma verdadeira obra de arte para os fãs. "Nós adotamos o mesmo conceito dos livros do Helmut Newton, que tem exemplares belíssimos de colecionador", completou Sirotsky. "É uma edição limitada e não haverá reedição. Por isso, faz parte de uma linha de livros que temos que se chama Collector's Book. É o primeiro deste tipo e um artista brasileiro. Tinha que ser do Roberto."

Dody Sirena (50), empresário do cantor, aproveitou a oportunidade para reservar dois exemplares. Como os livros serão numerados, ele quer os de número 1960, que é o ano de seu nascimento, e o 2011, que marca o lançamento e também a realização do projeto de Jerusalém.

Um dos filhos de Roberto, Rafael Braga (46), que também está em Jerusalém para acompanhar o espetáculo que acontece nesta quarta-feira, dia 7, compareceu ao coquetel que oficializou o lançamento do livro. As primeiras 500 raridades estarão à venda em novembro, mas já é possível demonstrar interesse e reservar pelo site da editora.