CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Middleton: novo padrão de moda e beleza

Para fashionistas brasileiros, Kate Middleton tem o charme e o estilo que o povo britânico espera de uma representante, apesar de pecar no make

Redação Publicado em 27/08/2011, às 08h02 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Looks de Kate Middleton - Getty Images
Looks de Kate Middleton - Getty Images

Aos 29 anos, a plebeia Kate Middleton fez o mundo inteiro virar suas atenções para si ao se casar com o herdeiro do trono britânico, Príncipe William (29). Meses após o casamento, ela continua sob os olhares da mídia, ainda mais no que diz respeito ao seu estilo. Basta ela repetir um look e, logo, vira manchete nos tabloides ingleses. Se um vento mais forte a trai e sua saia levanta, é mais um motivo para a duquesa de Cambridge, que luta pela discrição, se tornar notícia.

A estilista britânica Vivienne Westwood (70), por exemplo, foi uma das responsáveis por levar Kate ao noticiário, ao criticar sua maquiagem. "Eu acho que ela tem um problema com o olho. A linha afiada ao redor dos olhos faz com que seu olhar fique duro. Ela poderia usar menos delineador ou, talvez, nem usar", disparou. Sobre o estilo, a dama da moda inglesa disse: "Parece-me, que sua imagem é a de 'mulher comum'. E eu só acho que ela deveria ser uma mulher extraordinária, onde quer que ela comprasse suas roupas", disse.

Fashionistas brasileiros x Kate
Para a consultora de moda Costanza Pascolato (71), Kate tem a noção real do que significa para os súditos e, por isso, busca o estilo clássico, sem grandes ousadias. “Ela é muito esperta e entende muito bem a função pública que tem e sabe como agradar o grande público. Não é uma grande fashionista, muito menos moderna, mas chama a atenção da população com muita graça”, explica a empresária, acrescentando que Kate está longe de ser um ícone de moda, apesar de ser copiada mundo afora.

O estilista Walério Araújo (41) concorda com Costanza quanto à ideia da imagem pública da duquesa. “Se ela fosse muito classuda, receberia uma certa antipatia da população. Ela poderia ser mais fashion, mas, talvez, por medo das críticas, opte pelo estilo clássico despretensioso.”

E o que Walério, responsável por looks de Sabrina Sato (30), Claudia Leitte (31) e Maria Rita (33), acrescentaria ao guarda-roupa da princesa? “Acho que ele deveria usar mais calças e brincar com sobreposições.”

Bia Paes de Barros (33), consultora de moda e colunista de CARAS, acredita que, por Kate usar roupas tão clássicas, poderia ser mais ousada nos acessórios. Por outro lado, elogia certas escolhas da duquesa. “Ela investe muito em vestidos e deixa a sua imagem extremamente feminina. Sem dúvida, uma excelente escolha. Quando está em situações mais casuais, continua com opções elegantes e bem tradicionais como jeans e blusas básicas”, completa.

O fato de Kate repetir roupas não foi condenado por nenhum dos fashionistas consultados por CARAS Online. Ao contrário, eles afirmam essa atitude fortalece ainda mais a personalidade forte da esposa do Príncipe William. “Penso que isso se torne uma marca do seu estilo e da maneira como lida com a moda”, disse Bia.

Para o estilista Dudu Bertholini, não há nada mais sustentável nos dias de hoje do que usar mais de uma vez a mesma roupa. “Faço peças de boa qualidade justamente para que elas durem e possam ser usadas várias vezes. É assim que funciona”, afirma o designer da grife Neon.

Um erro e nada mais
Marco Antonio de Biaggi, o hair stylist das estrelas, também aprova o estilo de Kate Middleton como um todo, mas censura o make carregado nos olhos. “Ela tem uma pele de boneca, um sorriso que ilumina. Não precisa aplicar lápis preto dentro do olho. Isso é muito antigo. Ela precisa explorar o frescor da imagem que tem”, explica.

Costanza, por sua vez, faz uma observação que pode explicar essa “mania” da princesa. “Eu acho que ela exagera na maquiagem porque fotografa bem, de longe”, destaca.

Com relação ao cabelo, todos são unânimes e adoram as madeixas de Kate. “Gosto muito do cabelo dela e acho que ele é o seu principal acessório. Enquanto for jovem, deve mantê-lo longo”, elogiou Bia.

Biaggi vai além e diz que Kate acabou com o ‘reinado Jennifer Aniston (42)’. “Adoro o cabelo da duquesa! Tem a base reta, com a frente repicada e camadas clássicas. Com uma boa escova, tem textura e brilho. Ela é hoje o que Jennifer Aniston foi durante duas décadas. Tem que usar o cabelo solto, mesmo. O preso não favorece ninguém, pelo contrário, envelhece”, afirma o hair stylist.