CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Elizabeth II celebra o seu Jubileu de Diamante

Em Londres, súditos saúdam soberana Elizabeth II da Inglaterra pelos 60 anos de reinado

Redação Publicado em 05/06/2012, às 15h50 - Atualizado em 12/06/2012, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A bordo do Spirit of Chartwell, Elizabeth II festeja entre Charles, Philip, Camilla, Kate e William. - reuters
A bordo do Spirit of Chartwell, Elizabeth II festeja entre Charles, Philip, Camilla, Kate e William. - reuters

Por quatro dias, a Grã-Bretanha e o mundo voltaram seus olhos para Londres e exclamaram: God Save The Queen! Ícone maior da família real mais famosa do mundo, a rainha Elizabeth II (86) celebrou seu Jubileu de Diamante — leia-se 60 anos de reinado — com uma festa sem precedentes, que mobilizou todo o clã, celebridades, líderes políticos e a população em geral. No domingo, dia 3, as ruas de Londres foram tingidas com as cores da bandeira inglesa, ostentada com orgulho pelos britânicos em manifestações emocionadas de amor e carinho à sua soberana. Vale lembrar que, desde 1997, a monarquia não desfrutava tamanho apoio da opinião pública. De acordo com pesquisa do jornal The Guardian, para 69% dos entrevistados a Inglaterra seria pior sem a monarquia.

Nas ruas, mais de um milhão de súditos encararam o clima desfavorável para ver de perto o mais suntuoso desfile fluvial já realizado no país em 350 anos, o ponto alto das celebrações. A bordo do navio Spirit of Chartwell — decorado em vermelho, dourado e púrpura ao estilo dos séculos XVII e XVIII — a rainha liderou uma frota de mais de 1000 barcos de todos os tipos em um desfile de 11km pelo leito do rio Tâmisa. Durante o trajeto de duas horas, Elizabeth permaneceu incansável na proa da embarcação. Ignorando a garoa, a rainha exibiu sua graça natural, acenou, sorriu e cumprimentou o público ansioso para vê-la de perto. A monarca estava com o marido, o príncipe Philip (90), o filho Charles (63), herdeiro do trono, com sua amada, Camilla (65), e os netos Harry (27) e William (29), com sua eleita, Kate Middleton (30), duquesa de Cambridge. O look escolhido pela rainha para o desfile, um conjunto de vestido e casaco em tons de prata e branco com bordados, foi desenhado ainda em 2011 pela estilista Angela Kelly e costurado pela equipe do Palácio de Buckingham. As cores foram determinadas para contrastar com os tons usados na decoração do barco. O visual de Kate também chamou atenção, mas não foi pela discrição. Ousada na medida certa, a duquesa desfilou graciosa em vestido vermelho do saudoso estilista britânico Alexander McQueen (1969-2010).

No dia anterior, as comemorações oficiais já haviam começado com a presença da monarca no elegante derby de Epsom, no sul da Inglaterra. Acompanhada por Philip e o filho Edward (48), a rainha saudou seu cavalo, Carlton House, entregou prêmios aos campeões do dia e distribuiu simpatia. As celebrações em torno dos 60 anos de reinado de Elizabeth continuariam na noite de segunda-feira, dia 4, quando astros da música como Elton John (65), Kylie Minogue (44) e Stevie Wonder (62) se apresentariam em palco montado em frente ao Palácio de Buckingham. O encerramento oficial das comemorações aconteceriam na terça, com a celebração de missa na catedral de St. Paul seguida por desfile de carruagem até o Palácio. A nota dissonante ficou por conta da internação de Philip, no domingo, por causa de uma infecção na bexiga.