Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Dama de honra: veja dicas para acertar na escolha do vestido

A idade, o horário e o local da cerimônia e da festa de casamento podem influenciar na escolha do vestido da dama de honra. E atenção: as mininoivas estão fora de moda! Veja as dicas e saiba como tomar a melhor decisão

Juliana Cazarine Publicado em 27/05/2014, às 16h52 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Dama de honra: dicas para acertar no vestido - Getty Images
Dama de honra: dicas para acertar no vestido - Getty Images

O casal que está escolhendo o vestido para a sua dama de honra precisa saber: “a criança não é uma mininoiva!”. O alerta da estilista Daniela Tonetti vai para quem pensa em vestir a daminha com uma réplica do traje principal do casamento. As “miniaturas” são fofas, mas a noiva é única. Além disso, “criança tem que ter cara de criança”. Para facilitar sua decisão, Daniela e a coordenadora de produto da Black Tie, Julia Caminha, dão dicas e sugestões ao CARAS Noivas. Confira!

O vestido da dama de honra tem que ser igual ao da noiva?

“Não! O vestido da noiva é especial, único. E criança tem que ter cara de criança”, aconselha Daniela Tonetti. Mas não dá para generalizar. A idade da dama de honra também deve ser avaliada. “Uma daminha mais velha, por exemplo, não vai se sentir bem usando um vestido com elementos infantis”, alerta. Em todo caso, a saída para uma escolha coerente é buscar harmonia entre os trajes. “A noiva pode escolher para a criança um modelo que tenha o mesmo conceito que o dela. Se o vestido dela for romântico, ela segue a mesma linha para escolher o da daminha”, sugere Julia Caminha.

+ Conheça histórias de daminhas que “causaram” em casamentos

As damas de honra podem usar vestidos coloridos?

Quando a dama de honra não é mais uma criança, o vestido colorido passa a figurar em primeiro lugar na lista de opções. Afinal, o branco é - ou deveria ser - exclusividade da noiva! Mas dar um toque de cor no vestido das daminhas que ainda são crianças também pode ser uma ótima alternativa. “Como as daminhas são pequenas, a cor dá volume, dá vida. É lindo”, afirma Daniela, estilista da D. Tonetti. A cor pode estar presente no vestido inteiro ou apenas em alguns detalhes e, segundo Julia Caminha, o ideal é que combine com a decoração da festa.

+ Veja nossa galeria com vestidos de noiva coloridos!

O modelo, a cor e o tecido do vestido variam de acordo com o horário da festa e da cerimônia?

O estilo dos noivos e do casamento determina como será o vestido da dama de honra. Portanto, o modelo pode variar ou não dependendo do horário do casamento. “Se o casal for moderno, provavelmente o look das daminhas também será. E o brilho, por exemplo, já está sendo usado tanto durante o dia como à noite”, diz Julia. Mas, para a estilista Daniela Tonetti, é importante que a noiva esteja atenta ao horário e local da festa. “À noite os tecidos nobres são as melhores opções. De manhã ou à tarde, os vestidos com tecidos leves são mais adequados”, diz.  

+ Veja dicas para acertar na escolha do vestido da mãe da noiva

Qual é o tempo necessário para a escolha do vestido?

Se a noiva optar por alugar o vestido, pode escolher a peça com um ou dois meses de antecedência. Nesse caso, a criança precisa fazer duas provas. “Precisamos verificar as medidas, o comprimento e o ajuste”, diz a coordenadora de produto da Black Tie. Mas, se a ideia é fazer um vestido, melhor começar a pensar no modelo quatro meses antes do casamento. “A noiva precisa ver amostra de cores e tecidos e alguns modelos prontos para se inspirar. Faltando pouco para a festa, é mais difícil conseguir o vestido como ela havia imaginado”, afirma Daniela. E por causa dos ajustes e provas, os encontros entre estilista, noiva e dama de honra também podem estender o prazo. “Conciliar as agendas é difícil, ainda mais com criança em idade escolar, por isso é bom ter tempo de sobra”, diz.

+ Saiba como escolher o vestido ideal para um casamento no campo

Cada dama de honra pode ter uma função. Os vestidos têm que ser iguais?

Se as daminhas tiverem a mesma idade, os modelos podem - e é recomedado - ser os mesmos. Quando uma dama de honra é mais velha do que as outras, o traje dela deve ter elementos adequados à idade. Mas vale lembrar: “eles precisam ter a mesma linguagem”, diz Daniela.