Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Como planejar o casamento dos sonhos sem gastar muito em 7 dicas

Assessora de eventos revela o que os noivos devem priorizar e prestar atenção para economizar na hora da festa de casamento

Luiza Camargo Publicado em 01/02/2016, às 12h02 - Atualizado às 12h08

Casamento - Getty Images
Casamento - Getty Images

O dia do casamento é um dos momentos mais importantes na vida de um homem e de uma mulher. Todavia, não devemos usar todas as nossas economias ou gastar mais do que temos na cerimônia. Por isso, planejar bem a festa e a celebração é importante, principalmente para que os noivos não começem a vida de casados no "vermelho". Segundo a assessora de eventos e especialista em casamentos Fabi Pinheiro, da empresa Bem Assessorados, seguindo algumas regras básicas, dá para gastar pouco e fazer o casamento dos sonhos; confira!

Definir a verba para seu casamento:Você precisa saber o quanto pode gastar. Não se esqueça de que ninguém vive de amor e uma casinha de sapê ( como bem diz a música ). Vocês precisam de uma casa para construir uma vida a dois. Monte uma planilha com todos os itens que o casamento precisa ter, tais como: buffet, bolo, vestido, sapato, terno do noivo e etc. Delimite, baseado no seu orçamento total,  até quanto você pode gastar com cada item. Assim ficará mais fácil na hora de escolher".

Quem vai à festa: “A lista de convidados deve ser feita sempre com muito cuidado. Dê prioridade para as pessoas que você realmente deseja encontrar na sua festa. Prepare o quanto antes a lista de convidados. É a partir da quantidade de pessoas que saberá o principal custo do casamento”.
O horário do casamento: “Casar de manhã ou de tarde pode ajudar a reduzir os custos com bebidas alcoólicas, por exemplo. O buffet também pode acabar sendo mais barato se a festa tiver um menu mais tradicional e não temático”.


Lista de presentes:“Em alta estão os sites colaborativos - os convidados depositam dinheiro ao invés de presentes. Eles podem ser uma ótima opção para ajuda nos custos da festa ou pagar a da lua de mel”.

Padrinhos e madrinhas:“Peça para que eles ajudem a pagar algum item da festa. Mas lembre-se, o valor deve ser sempre dentro do orçamento deles, é deselegante pedir para que uma pessoa querida dê presentes caros. E você também não deve convidar apenas pessoas pela conta bancária”.

Cerimônia religiosa e festa:“Você pode unir as duas coisas em apenas um ambiente e economizar com a locação de dois locais. Além disso, a decoração também ficará mais barata”.

Pesquise: O segredo da economia pode estar na pesquisa. Veja quais são as flores da estação. Busque o máximo de fornecedores possíveis, converse com outras noivas e busque por bons serviços que estejam dentro do seu orçamento”.

Tudo pronto: “A mais importante: Deixe tudo pronto até 10 dias antes do evento para você não surtar! E divirta-se com os preparativos sem brigar com tudo e todos. Tente ser flexível”.