Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Noivas / Anuário 2011

Charme indiscreto

O que fazer quando convidados que deveriam ser apenas coadjuvantes aparecem mais do que a noiva

Redação Publicado em 05/12/2011, às 04h41 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

Concorrência: Pippa, irmã e dama de honra de Kate Middleton, usou um vestido branco como o da noiva e virou exemplo de convidada que rouba a cena no casamento - Getty Images
Concorrência: Pippa, irmã e dama de honra de Kate Middleton, usou um vestido branco como o da noiva e virou exemplo de convidada que rouba a cena no casamento - Getty Images

Em abril de 2011, enquanto o mundo assistia à cerimônia do casamento Real entre o príncipe William e Catherine Middleton, a dama de honra, Philippa ‘Pippa’ Middleton, irmã da noiva, era o alvo de comentários sobre seu cabelo, formas, beleza e, principalmente, seu vestido – um longo branco de crepe de seda com botões e rendas Alexander McQueen. Logo surgiram críticas à madrinha por "roubar" a cena daquele que seria o dia da sua irmã.

Integrante da realeza ou não, ninguém está livre de eventuais constrangimentos. E quem é convidada para ser madrinha deve seguir algumas regras: prestar atenção na cor e nunca ir de branco ou preto estão entre os principais cuidados. “As madrinhas também devem evitar tons como nude e rosa claro. Na foto com a noiva, todas essas tonalidades ficam próximas e podem parecer branco”, diz Lizie Chermann, organizadora da MS Eventos. “A noiva pode escolher a cor que as madrinhas vão vestir e isso não é indelicado. Mas ela deve passar essas informações com antecedência para que as pessoas tenham tempo de procurar o modelo específico”, completa.

Além dos vestidos, outras atitudes dos convidados podem ofuscar a estrela do dia. “Já vi a noiva entregar o buquê para uma madrinha segurar e no fim da cerimônia essa convidada fingiu que tinha esquecido de devolver só para sair da igreja com as flores”, conta Lizie. Segundo ela, o casamento é a festa mais importante da vida de uma mulher e isso desperta variados sentimentos nos outros.

Tem madrinha que pede para ir dentro do carro da noiva no caminho para a igreja, por exemplo. Mas a noiva deve ser a atração principal do casamento, é o dia dela”, diz Lizie. A organizadora ressalta que essa interferência acontece porque madrinhas e convidadas se enxergam no lugar da noiva. E, muitas vezes, elas não puderam ter uma festa ou não aconteceu do jeito que sonhavam, então querem sentir o poder que a noiva tem em seu casamento.

Na hora de escolher o look de festa, deve-se usar o bom senso. “A elegância é sempre bem-vinda e menos é mais”, ensina Carol Nasser, estilista que cria vestidos para madrinhas e noivas. “Tem convidada que é de um jeito durante o ano todo. Mas quando tem uma festa, resolve exagerar na produção. Isso não deve acontecer. Quanto mais natural, melhor. Quem deve chamar atenção é a noiva”, enfatiza.

Quando o inesperado acontece, é o cerimonialista que deve tomar as providências necessárias, já que a família dos noivos estará envolvida com a festa. “Ele é contratado porque possui habilidade em resolver essas questões mais complicadas”, diz Cecília Borgerth, consultora de eventos. “Além disso, ele deve alertar as mães e madrinhas dos noivos sobre a questão das roupas, mas se uma madrinha for de branco, pode-se usar um xale ou acessório para disfarçar.”

No caso de uma briga, os organizadores devem ser rápidos e eficientes. “É papel deles tentar resolver. Se não tiverem êxito, podem chamar os pais dos noivos ou o próprio noivo, mas nunca a noiva”, diz Nora Teixeira, cerimonialista. E os profissionais também precisam estar atentos ao consumo de bebida, mas quem vai resolver essa questão são os familiares do casal. “Se as pessoas de uma determinada mesa estão bebendo além do limite, eles devem avisar ao contratante e orientá-lo. Ele pode interferir nessa atitude dos convidados ou não, cada caso é um caso”, explica Carlos Duarte, da CHD Produções e Eventos.

Em um casamento, é tão óbvio que os protagonistas da festa são os noivos, que qualquer um que não entenda isso vira motivo de piada. Portanto, aproveite seu casamento e nem pense na concorrência, porque nessa data, ela não existe.