CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Bolos de casamento: o charme das texturas

Confeiteiros renomados ensinam a criar a decoração do bolo usando renda, xadrez e poás

Juliana Cazarine Publicado em 26/07/2012, às 19h05 - Atualizado em 18/02/2013, às 18h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Texturas diferentes, como renda e poás, dão charme aos bolos de casamento - Foto-montagem
Texturas diferentes, como renda e poás, dão charme aos bolos de casamento - Foto-montagem

Depois do vestido da noiva, o bolo de casamento é o item que mais gera expectativas entre os convidados. E com razão. Afinal, através de técnicas de confeitaria artística, é possível criar bolos com formatos, enfeites e texturas inacreditáveis, como o bolo de casamento de Kate Middleton e do príncipe William. As rosas inglesas, os trevos irlandeses, os narcisos galeses e os cardos escoceses dos enfeites encheram os olhos de quem viu o bolo real, mas foram os oito andares texturizados que se tornaram referência para mulheres clássicas e românticas.

Segundo o cake designer da The King Cake, Nelson Pantano, “a tendência atual é usar renda feita de açúcar para criar bolos bem românticos.” Mas, para as noivas que querem fugir do clássico, existem opções de textura mais modernas. “Tudo pode ser inspiração para criar: azulejos portugueses, bolsas, roupas, estampas, papéis de parede”, completa.

Julie Orberg Piovezanni, sócia da Piece of Cake, é adepta assumida das texturas. Para ela, o recurso deixa o bolo mais ‘rico’. “Sempre colocamos alguma textura sobre a pasta americana, nem que sejam pequenos poás. Também usamos muitas rendas, gorgorão [que imita o tecido] e formas chapadas, como bolas, por exemplo”, diz.

Já que é tendência, a confeiteira Vera Villela ensina às noivas interessadas como escolher a decoração do bolo. “A textura é uma alternativa para quem não quer usar muitos enfeites. As tramas tricô e xadrez, por exemplo, harmonizam melhor com um laço ou um topinho de noivos”, aconselha. Para a cake designer Danielle Andrade, para tomar a melhor decisão, o aconselhamento de um profissional é indispensável. “Dá para criar um bolo texturizado e misturar algumas texturas, mas sem exageros. O inusitado está muito perto do excesso. As noivas precisam da orientação de um bom profissional", sugere.

Por Juliana Cazarine