CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Thaeme e Thiago 'eternizam' parceria: "Até ficarmos bem velhinhos"

A dupla entrega curiosidades da gravação do DVD 'Ethernize' e conta que a relação entre eles é de irmãos

Kellen Rodrigues Publicado em 10/05/2016, às 13h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Thaeme e Thiago - Fernando Hiro/Divulgação
Thaeme e Thiago - Fernando Hiro/Divulgação

Se 'o que acontece na balada fica na balada' uma coisa não é segredo: é bem provável que você ouvirá o hit de Thaeme & Thiago em qualquer festa sertaneja Brasil afora. Não à toa O Que Acontece na Balada é a faixa escolhida para abrir o DVD Ethernize, novo trabalho da dupla, gravado em dezembro em Curitiba e lançado em abril pela Som Livre. "A gente faz uma pesquisa muito grande em relação ao que o público está gostando de ouvir e usamos essa essência e a unimos com a identidade de Thaeme e Thiago", diz a cantora, explicando o 'segredo' do sucesso.

Outra receita é cuidar de cada detalhe do trabalho. A grafia do título Ethernize, inclusive,é uma alusão ao TH de Thaeme e Thiago. "O que diferencia este trabalho dos anteriores é, em primeiro lugar, o envolvimento 100% da dupla", diz a cantora. "A gente participou de todos os detalhes para que o DVD ficasse bem com a nossa cara", completa Thiago. A faixa-título traz outra surpresa para os fãs - a participação de Priscilla Marioto, irmã de Thaeme, e de Leko Bertoldo e Guto Bertoldo, irmãos de Thiago.

Em meio à rotina de shows e divulgação do novo disco, a dupla conversou com CARAS Digital e contou curiosidades dos bastidores, como é a relação entre eles no dia e a dia e os planos para a carreira. "Ficar muitos e muitos anos aí no mercado, cantar juntos até a gente ficar bem velhinho".

Confira o bate-papo!

Como definem esse novo trabalho? O que tem de diferente dos anteriores?
Thaeme – Esse é o trabalho mais maduro da dupla Thaeme e Thiago. É uma evolução natural que acaba acontecendo com os anos. A dupla tem cinco anos, o último DVD que a gente lançou foi o “Novos Tempos”, que nos trouxe muitas alegrias e que agregou um público maior, e a gente queria continuar dessa maneira, eternizar esses novos tempos que a gente viveu com esse DVD anterior. Por isso que decidimos gravar o DVD Ethernize. O que diferencia este trabalho dos anteriores é, em primeiro lugar, o envolvimento 100% da dupla. A gente sempre participou ativamente de tudo, mas em relação à produção, sempre tinha um produtor musical e nesse DVD o produtor musical foi o Thiago.
Thiago – Mais maduro também pelo fato da gente buscar uma consolidação daqui pra frente, eternizando cada vez mais as nossas músicas no coração do nosso público. Para eles ouvirem essas músicas daqui 20 anos e elas serem sucesso ainda. A gente participou de todos os detalhes para que o DVD ficasse bem com a nossa cara. Somos nós que vivenciamos dia a dia no palco esse sonho, ao lado dos nossos fãs. Nós sabemos o que eles esperam da gente, o que eles querem ouvir de Thaeme e Thiago e a gente tentou fazer da melhor forma possível.

Qual foi o maior desafio?
Thaeme -  O maior desafio pra gente foi o dia da gravação do DVD. Amanheceu chovendo. A gente sabia que isso era algo que poderia acontecer desde o momento que decidimos gravar ao ar livre, mas não contávamos com isso. A gente sempre pensa positivo. E quando acordamos no dia da gravação e estava chovendo muito pensamos ‘Meu Deus, e agora? ’. O lugar era aberto e se começasse a trovejar ou algo do tipo não tinha o que fazer, teríamos que gravar outro dia e talvez em outro lugar...
Thiago – Foi um desafio de toda a equipe, na verdade. Começando pela parte técnica, que iria definir se existiam condições de gravar, por causa de choques, energia, segurança das pessoas que estavam lá...
Thaeme – Foi um desafio muito grande. Desde os profissionais de beleza, pra não deixar a gente com a maquiagem toda borrada, cílios postiços caído (risos), enfim... Foi uma grande preocupação, mas que no final das contas foi algo positivo porque deixou o DVD mais lindo ainda, com um efeito especial que a gente não conseguiria nunca se não tivesse chovido.

Como surgiu a ideia de chamar os irmãos de vocês na faixa 'Ethernize' e como foi a experiência?
Thaeme – A ideia de chamar os irmãos partiu do Thiago. Ele me ligou e falou ‘Acho que seria legal você chamar sua irmã e eu o meu irmão’. Tínhamos pensado em colocar em músicas separadas, mas concluímos ‘Por que não juntar e fazer nós quatro?’ e depois acabou entrando o Gutinho também, meio-irmão do Thiago que desde novinho já está entrando na música também.
Thiago – Tinha tudo a ver com o nome. Eternizar momentos e a família é muito importante pra gente, em tudo. Eles só não estão juntos, lado a lado com a gente, na hora do palco. Tem o meu irmão que é o baterista da dupla, mas queríamos nossos irmãos representando toda a nossa família.
Thaeme – Até porque os dois fizeram parte da nossa história na música. O Thiago cantava com o irmão dele na adolescência, eu cantava também com a minha irmã, então eles foram muito importantes para chegarmos aonde a gente chegou. Nada mais lindo do que juntar as vozes, o resultado foi encantador.

Teve algum fato curioso ou engraçado nos bastidores da preparação do DVD, dos shows, da convivência, etc que marcou vocês?
Thaeme – Foram vários, na verdade... Mas eu acho que a parte que mais marcou, em relação a risadas, foi que a gente contratou um coreógrafo, o Ivan Santos, não para nos ensinar coreografias para o show inteiro, e sim para nos direcionar na nossa presença de palco, em todas as música, inclusive nas românticas. E ele meio que deu uma aula para a nossa banda também. Nossa banda participa bastante disso. E isso foi muito engraçado porque tem os meninos que são mais tímidos e não queriam rebolar e nem fazer coreografia de jeito nenhum. E ele botou todo mundo pra fazer (risos). Isso a gente tem até no making of e é muito engraçado ver. E o que é legal é que é algo que a galera não fazia antes e que agora, nos shows, eles estão fazendo. O Ivan quebrou esse tabu que eles tinham que músico tem que ficar parado. E eles passaram a dançar muito mais e isso foi muito legal.

As composições de vocês são baseadas em experiências próprias? Qual é a inspiração?
Thaeme – Algumas vezes são de situações passadas e outras situações que amigos passaram, ou a inspiração surgiu de algum filme, até de alguma outra música em inglês que a gente tenha escutado e que tenha gostado da letra e use uma frase ou outra que lembre...
Thiago – Outras sob pressão (risos). Tipo ‘nossa, eu queria uma música com esse tema’, aí a gente tem que fazer a música pra ver se vai dar certo...
Thaeme – E acaba rolando. Geralmente as músicas de Thaeme e Thiago, as que entram nossas, são todas de última hora, tudo o que está faltando. ‘Tá faltando um papo de mulher’, vamos criar, ‘Tá faltando um papo de homem’, vamos criar (risos). E assim vai.

O que o público curte mais, na opinião de vocês, músicas de amor ou 'de pegação, de balada'?
Thaeme – Eu acho que tem público para todos os gostos. Os mais jovens vão gostar da música de pegação. Os casados, daquela música mais séria.
Thiago – Mas a gente tem visto que a galera gosta de um meio termo. De uma música que tenha a letra romântica, mas que seja dançante, animada.
Thaeme – Exatamente. Acho que é o que está predominando hoje no gosto da galera. São as músicas dançantes, mas que tenham um papo envolvente. Como a “Pra Ter Você Aqui”, que é a nossa nova música de trabalho.

Como se manter no mercado com tantos artistas do segmento? Existe uma 'receita' para o sucesso?
Thaeme – Para se manter, eu acho que você tem que levar um trabalho de qualidade, principalmente nos seus shows, porque existem muitas duplas e artistas no ramo sertanejo, e a cada dia vem surgindo mais. Então, temos que apresentar um trabalho sério, honesto, de qualidade, não pisar em ninguém, shows animados, que é o que a galera busca. Cuidar do repertório é essencial. Procuramos sempre ser uma referência. As outras duplas sempre têm que tocar as suas músicas, você tem que trabalhar pensando nisso. Lançar uma música pensando nisso. Que é o que acontece, graças a Deus, com Thaeme e Thiago. E a gente faz uma pesquisa muito grande em relação ao que o público está gostando de ouvir e usamos essa essência e a unimos com a identidade de Thaeme e Thiago. Porque não adianta tocar uma música que não tenha a ver com a dupla só por que o público quer ouvir. Tem que ter a nossa identidade e a nossa verdade. Tem que unir esses dois fatores. Acho que essa é a maior receita.

Como é a convivência de vocês?
Thaeme – A nossa convivência é super tranquila. Não é, Thiago?
Thiago – A gente é muito parecido. Sempre falamos isso. Viemos de famílias do interior, tradicionais, pensamos parecido, a criação é muito parecida, a gente se dá super bem, se trata como irmãos mesmo. Um tem um cuidado muito especial com o outro.

Como um definiria o outro?
Thaeme – O Thiago é uma pessoa extremamente simples, alegre e disciplinado em relação ao que quer.
Thiago – A gente sempre costuma falar que lá em casa nós somos em três irmãos e a Thaeme é a irmã que a gente não teve (risos).
Thaeme – E em casa, três mulheres e ele o irmão que eu não tive (risos).

Quais são os sonhos de vocês?
Thaeme – O sonho de Thaeme e Thiago é ser uma dupla consagrada como, por exemplo, Chitãozinho e Xororó. Ficar muitos e muitos anos aí no mercado, cantar juntos até a gente ficar bem velhinho. A dupla é uma criança ainda, tem cinco anos, então a gente sonha em poder levar a nossa música pra sempre, que fique eterna no coração das pessoas.
Thiago – Daqui 100 anos cantar e olhar um pra cara do outro e dizer ‘É... Se eternizou'.