Saiba quem são os 10 músicos que você precisa conhecer para gostar de jazz

Nomes do jazz que você precisa conhecer
Nomes do jazz que você precisa conhecer Getty Images


São Paulo e Rio de Janeiro vão sediar o maior festival de jazz do país. Para quem pretende se aproximar do gênero, preparamos uma lista com os 10 músicos que melhor o representam. Descubra quem são e assista aos vídeos com interpretações clássicas

O jazz é um ritmo encantador. Quem ainda não conhece bem o estilo terá a oportunidade de se aproximar da música nos próximos dias, quando São Paulo e Rio de Janeiro recebem o maior festival musical do gênero, o BMW Jazz Festival. O jazz, inclusive, ajudou a música brasileira a ultrapassar fronteiras: Ella Fitzgerald e Frank Sinatra interpretaram Tom Jobim. Hoje, o ritmo tem novas vertentes, como o fusion, que mistura do jazz e rock, por exemplo. Mas, para se aproximar do gênero, é preciso conhecer os músicos clássicos. Portanto, separamos uma lista com 10 nomes indispensáveis. Confira!

Maior Festival de Jazz do Brasil terá show Esperanza Spalding, vencedora do Grammy

Veja os 6 artistas que são as novas promessas do jazz

1. Louis Armstrong
Louis Armstrong é a "personificação do jazz". E não poderia ser diferente, já que além de ser dono de uma forte e inconfundível voz, Armstrong foi cantor, compositor, trompetista, cornetista, saxofonista, escritor, produtor musical, dramaturgo, artista plástico, ator, tenor, maestro e ativista político. Sua música What a Wonderful World, de 1967, é famosa até hoje.

2. Miles Davis
Mile Davis é considerado um dos músicos mais influentes do século XX. Ele participou ativamente do surgimento do bebop, do cool jazz, do jazz modal e do jazz fusion - algumas das vertentes mais importantes que apareceram a partir da Segunda Guerra Mundial e até a década de 1990. Davis era trompetista e atuou por quase 60 anos.

3. Ella Fitzgerald
Ella Fitzgerald é uma das mais belas vozes do jazz. A pureza de sua tonalidade, sua dicção e entonação eram impecáveis. Não foi à toa que ganhou 14 prêmios Grammy em seus 59 anos de carreira. A cantora, que é considerada a primeira-dama da música, tem grandes sucessos como Dream a Little Dream of Me e Cry Me a River.

4. John Coltrane
John Coltrane foi saxofonista e compositor de jazz. Há quem diga que Coltrane foi o maior tocador de sax tenor e um dos maiores compositores do gênero musical. Entre 1955 e 1967, o músico ajudou a reformular o jazz. Nesses 12 anos, ele fez 50 gravações próprias e atuou em canções de outros músicos. Em 2007, foi citado no Prêmio Pulitzer por ser um dos ícones centrais na história do jazz, "título" que conquistou com interpretações impecáveis.

5. Billie Holiday
Billie Holiday é considerada por muitos a maior cantora de jazz. Mas começou a carreira por acaso. Quando ainda era adolescente, Billie foi despejada e, por desespero, ofereceu-se para dançar em um bar Harlem, em Nova York. A performance como dançarina não agradou, mas a voz, sim. Billie começou a sua carreira na década de 1930 e ficou conhecida por ter uma voz marcante e cantar músicas melancólicas.

6. Nina Simone
Eunice Kathleen Waymon era pianista, cantora e compositora. A cantora adotou o nome artístico "Nina Simone" para que os pais não descobrissem a sua profissão. Ela começou a carreira cantando blues nos cabarés de Nova York, Filadélfia e Atlantic City, mas também se aventurou na música gospel, no soul, no folk e no jazz. Ela foi uma das primeiras negras a ingressar na Juilliard School of Music, em Nova York, e interpretou clássicos como I'm Feeling Good e Here Comes the Sun.

7. Duke Ellington
Duke Ellington é uma lenda do jazz: foi compositor, pianista e líder de orquestra estadunidense. Ellington foi primeiro músico do gênero musical a entrar para a Real Academia de Música de Estocolmo. Até hoje ainda é a maior influência no gênero. Entre os seus maiores clássicos estão Satin Doll, Rockin' in RhythmMood Indigo.

8. Frank Sinatra
Frank Sinatra se destacou na música cantando pop, blues e jazz. Sinatra contribiu como cantor e produtor musical para a evolução do jazz. Em 1960, o cantor abriu a sua própria gravadora, a Reprise Records. E por meio dela, fez parceria com grandes nomes do gênero, como Duke Ellington. O cantor também gravou com Ella Fitzgerald Lena Horne. Sinatra é dono de clássicos do jazz, a música Fly me to The Moon.

9. Chet Baker
Chet Baker foi um exímio trompetista, considerado um dos melhores do jazz no comando do instrumento. O músico ficou conhecido em 1952, quando passou a fazer parte da banda de Gerry Mulligan, que era saxofonista de jazz. Lá, Baker gravou a primeira versão de My Funny Valentine.

10. Sarah Vaughan
A carreira de Sarah Vaughan ficou marcada por fortes interpretações, como para as músicas Nature Boy e My Funny Valentine. A cantora foi vencedora do Grammy e, em 1989, do NEA Jazz Masters, oferecido pela National Endowment for the Arts, uma agência que oferece apoio financeiro aos projetos que apresentam excelência artística.

Atualizado sexta 10 maio, 2019 (231668) | 26/06/2019 11:42:46

Mais conteúdo sobre:

CARAS Recomenda

  1. De algodão leve ou bem quentinhos, eles vão ser sua melhor companhia na cama Pijamas gostosos para dormir nas nuvens, tem aqui!
  2. Cheias de estilo, as mules ganharam variedade de cores e modelos Mules: os sapatos mais confortáveis nessa temporada
  3. Eles dão um toque de sensualidade ao make Batons vermelhos que deixam os lábios poderosos
  4. Compaixão: Um tema muito falado e pouco exercido Fernando Moraes lança título com proposta de gerar reflexão

Receba em Casa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Aos prantos pela ex-namorada, atriz compartilha foto chocante e impressiona fãs Bella Thorne posta foto aos prantos por causa da ex
  2. 2 Bruna Marquezine é parada pela polícia em aeroporto
  3. 3 Ludmilla dá presente inusitado no aniversário da mãe
  4. 4 Camila Cabello termina namoro e fãs suspeitam de cantor
  5. 5 Preta Gil compartilha clique raro ao lado do pai
  6. 6 Xuxa Meneghel se derrete por Zoe, filha de Sabrina Sato
  7. 7 Thaeme mostra evolução da pequena Liz
  8. 8 Carla Vilhena rebate o Fofocalizando após polêmica com funk
  9. 9 De biquíni, Carolina Dieckmann impressiona com corpo
  10. 10 Viviane Araujo se veste de noiva em festa junina