Música EXCLUSIVO

Paula Fernandes revela sua essência e volta às origens em novo álbum: ''Esta é a minha hora certa''

Paula Fernandes
Paula Fernandes Reprodução/YouTube


Cantora conversou com a CARAS Digital e contou detalhes sobre o novo trabalho, retrato mais íntimo e original de sua atual fase da vida

Paula Fernandes está literalmente vivendo a hora certa. A cantora, que começou a carreira aos oito anos de idade, teve uma infância bem simples no interior de Minas Gerais, participou de inúmeros programas de TV e festivais regionais, se mudou com a família para São Paulo e gravou várias canções e discos até assinar contrato com a Universal Music até estourar nas paradas de sucesso com o álbum Pássaro de Fogo.

Mas engana-se quem pensa que sua trajetória foi fácil. Como a maioria das meninas que sonha em ser cantora, Paula enfrentou batalhas complicadas ao longo da vida, como o machismo e até mesmo a depressão, que quase a fizeram desistir da carreira.

Mais Notícias

Ao contrário disto, os obstáculos a fortaleceram e a transformaram em uma mulher ainda mais corajosa, intensa e versátil. Corajosa, porque, com suas próprias palavras, encara qualquer desafio sem arrependimentos. Intensa, pela capacidade de transformar o que sente na alma em belas poesias. E versátil, pois está sempre surpreendendo e inovando em seus projetos.

Aos 34 anos, com 15 álbuns lançados, mais de 5,6 milhões de discos vendidos e 12 turnês internacionais, entre outros importantes números no currículo, Paula está mais do que pronta para dizer em alto e bom som que este é o seu momento. Não por acaso, o nome escolhido para o seu novo EP foi Hora Certa.

Em conversa exclusiva com a CARAS Digital, ela revela: “É um projeto maduro, que vem na hora certa da minha carreira e da minha vida pessoal. Acho muito importante quando o coração, a cabeça e o trabalho estão caminhando juntos”.

O novo álbum, com seis faixas, inegavelmente, é reflexo da fase atual em que a cantora se encontra. Mais madura, pessoalmente e profissionalmente, leve, descontraída e apaixonada. Talvez por isto o romantismo predomine nas novas canções, também como uma forma de retorno às suas raízes. “É a Paula Fernandes de sempre, mas com uma cara nova. A minha essência não mudou. Não poderia estar mais feliz com a minha carreira e a minha vida”, revela a cantora.

 


Novo EP de Paula Fernandes: Hora Certa. Imagem: Arquivo Pessoal

 

Paula Fernandes sem filtro

Sempre inovando em seus trabalhos, Paula não fez diferente em Hora Certa. O EP é resultado de uma gravação orgânica, assim como era feita antigamente por bandas como os Beatles, mas com a tecnologia disponível hoje. Também não há retoques, regravações, afinadores ou qualquer outro artifício na voz.

“Reunimos todos os músicos em um mesmo estúdio. Cantei junto com a banda e gravamos à vera cada faixa apenas 2 a 3 vezes, o suficiente para tirarmos a versão final de todas. O que vocês irão ouvir não tem nenhum tipo de edição. Minha voz é a mais limpa de todas as gravações que já fiz”, conta Paula, que complementa: “Teve a mixagem e pequenos retoques que fazem parte do processo. Mas é tudo muito vivo, muito orgânico”. 

A cantora aceitou o desafio proposto pelo produtor carioca Moogie Canazio, indicado 29 vezes ao Grammy e que vive há mais de 30 anos nos Estados Unidos. Em seu estúdio em Los Angeles já passaram, além de Paula, grandes nomes da música nacional e internacional, como Diana Ross, James Taylor, Caetano Veloso e Milton Nascimento. A cantora Lady Gaga também gravou por lá cenas do seu novo filme, Nasce uma Estrela, recentemente indicado ao Oscar 2019. 

“É um ótimo estúdio, que me deu condição de oferecer o meu melhor. Tenho orgulho e bato no peito para dizer que não tem nada que pudesse maquiar a minha voz. Estamos na era de fake news e isto é tudo o que não quero na minha vida. Sempre fui muito original, muito autêntica. E neste projeto, pude mostrar uma Paula totalmente sem filtro, em sua totalidade”, revela.  

 


O produtor Moogie Canazio e a cantora Paula Fernandes. Imagem: Reprodução/Instagram

 

Participações internacionais e outras surpresas

Para abrilhantar ainda mais as novas canções, o novo EP contou com a contribuição de músicos especiais. Além de Gustavo Fagundes e da compositora argentina Claudia Brant, que assinam duas faixas cada, junto com Paula, o baixista do John Mayer, Tim Pierce, e o baterista da banda de rock Tears For Fears, Jamie Wollam, participaram de todas as gravações. 

“Quando estava em Los Angeles, naquele estúdio e com uma turma tão gabaritada tocando as minhas canções, com aquela alegria e profissionalismo, foi muito emocionante. Pude transmitir essa emoção em cada faixa, em cada momento que cantei”, ressalta Paula. 

Até agora foram divulgadas seis canções: Hora certa, Sem precisar, Nos braços do amor, Pos nós dois, Chão de areia e Preciso te amar para viver. Mas a cantora já confirmou que outras cinco serão lançadas em breve. “Eram pelo menos 20 músicas, entre as quais selecionamos estas seis. Mais para frente, soltarei outras. Gosto sempre de ter surpresas para os fãs”. 

Realmente, surpresa é algo a cantora gosta e não revela nem por reza. À CARAS Digital ela adianta apenas que contará com algumas participações este ano. “Mas não posso falar onde nem quando”, desconversa a cantora, para a ansiedade dos fãs. Sabe-se somente que ela incluirá as novas canções em sua atual turnê, intitulada Jeans. Mas não é possível prever se estas participações estarão presentes nas canções a serem laçadas ou nos shows. 

O clipe de Hora Certa já está disponível no YouTube e reúne cenas dos bastidores das gravações. Neste mesmo formato, posteriormente, serão lançados novos vídeos das outras canções. A escolha de compartilhar o processo de produção não foi atoa. “Tem um gostinho diferente, porque você pode dividir com as pessoas o que você viveu naquele momento. O mais importante deste trabalho é mostrar a minha verdade em todos os sentidos”.

 


Bastidores da gravação de Hora Certa em Los Angeles. Imagem: Reprodução/YouTube

 

Romantismo em alta

Não é só porque ela está um relacionamento amoroso com o empresário Gustavo Lyra que o tema amor predominou em seu novo trabalho. A verdade é que Paula nunca escondeu sua veia romântica. “Não necessariamente tenho que estar namorando para escrever música. Sou apaixonada por natureza. Obviamente que um relacionamento, como com o Gustavo, favorece essa alegria, essa energia boa, esse astral. Mas acho que neste sentido a gente deve ser autossuficiente e feliz por si só”, aconselha a mineira. 

Retrato mais íntimo e original do estilo poético de Paula, Hora Certa também é um retorno às suas origens. “Foi uma escolha minha voltar às minhas raízes. Fazia tempo que não gravava um disco autoral, um EP, no caso. Esta nova linguagem digital é muito bacana, porque você pode levar às pessoas um número menor de músicas, proporcionando um contato mais intenso, um acesso com mais unidade”, explica. 

De acordo com a cantora, o mundo, principalmente o Brasil, está passando por uma fase de muitas tragédias e acontecimentos ruins, por isso, mais do que necessário levar alegria e emoção às pessoas. “Estou muito comovida com os últimos acontecimentos. Espero que este novo trabalho provoque sorrisos e embale a vida de muita gente”.

Segundo ela, esta é a hora certa de refletir sobre o real motivo de estar vivo. “De lembrar que estamos aqui para cuidar de quem ficou e está conosco, de ser feliz a cada minuto que a gente viver e não ter medo. Independentemente do que faça, o importante é não fazer mal para você, nem para ninguém”.  

 

Casamento?

Paula e Gustavo, que inclusive aparece em um momento fofo do clipe de Hora Certa, estão juntos há apenas cinco meses, por isso ainda não têm planos para casar ou ter filhos. 

“Estou investindo muito no meu trabalho e ele também tem o trabalho dele. São bem diferentes e um respeita a atividade e o espaço do outro, o que acho mais importante. Somos uma boa dupla”, afirma Paula.  

Ele mora em João Pessoa, na Paraíba, e ela em Belo Horizonte, Minas Gerais. Mas a distância não é um problema. “Gustavo até comprou um cavalo em Minas e virou fazendeiro”, brinca. Frequentemente, o casal se encontra durante os shows da cantora e em momentos de folga de ambos. 

“Como ele trabalha numa área completamente diferente, está me ajudando em algo muito legal que é ter uma vida real. Meu dia-a-dia com ele é bem normal. A gente tem problemas, alegrias, medos, então ele me trouxe uma vida bastante real, que me faz muito bem”, declara a cantora, que até fez uma canção especialmente para o amado, mas que ainda não foi lançada. 

 

 


Exemplo de superação: “Não vivo no mundo da fantasia!”

Em seu novo trabalho, Paula destaca que este é o seu momento e a sua verdade, o que também não deixa de ser mais um relato poético e generoso de superação e otimismo aos seus fãs e, principalmente, àqueles que enfrentam situações complicadas na vida, assim como ela já passou. 

“Quem nunca se pegou tendo que tomar uma atitude decisiva, uma virada da vida, repaginada ou recomeço? Isto é geral. Não sei porquê acontece, mas a partir do momento que a gente torna uma pessoa pública, que tem uma vida artística, todos acham algo que nem sempre condiz com a realidade”, indaga a cantora.

Ela faz questão de salientar que é uma pessoa como outra qualquer. “A diferença é que trabalho no mundo da fantasia, mas não vivo no mundo da fantasia. Então, como todos, também tenho dias difíceis, minhas dores de cabeça e coisas para fazer. A vida é resultado de escolhas e de riscos. E sempre fui de fazer e não arrepender”.

Estes e outros relatos, Paula sempre compartilhou com o público. Mas muitas das suas experiências vieram à tona após o lançamento da sua biografia, intitulada Pássaro de Fogo. “Quando paro pra pensar, fico orgulhosa da minha história e feliz por poder trazer em forma de música uma boa mensagem. Porque as minhas canções todas são baseadas em mensagens, em histórias”, revela.

Segundo a cantora, a realidade, muitas vezes, é difícil de encarar. Mas é sempre importante superar e encontrar um motivo para viver bem. “O meu motivo de estar vida é fazer música. É fazer as pessoas se emocionarem comigo. Que bom que fui escolhida pra exercer este papel. Esta é a hora certa pra mim e espero que seja a de você também, para receberem este trabalho com todo o carinho. Ouçam, curtam e vivam intensamente cada momento”, finaliza.  

Para ouvir todas as canções do EP, clique aqui.  

 

 

 

por Juliana Pio
Atualizado terça 19 fevereiro, 2019 (313647) | 21/05/2019 10:13:10

Mais conteúdo sobre:

CARAS Recomenda

  1. Em SP, dentistas celebram nova tecnologia
  2. Dubai é repleta de atrações para todos os gostos
  3. Galãs celebram a moda de Ricardo Almeida

Receba em Casa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Wesley Safadão assusta internautas ao surgir sem dentes
  2. 2 Filha gata de Fátima Bernardes começa dieta e mostra boa for
  3. 3 Elenco de A Dona do Pedaço assiste ao 1° capítulo juntos
  4. 4 Morre aos 70 anos, Niki Lauda, tricampeão da Fórmula 1
  5. 5 Juju Salimeni tira toda a roupa e impacta fãs
  6. 6 Thaeme Mariôto comemora 1 mês do nascimento da filha, Liz
  7. 7 Leandro Hassum se muda definitivamente para os EUA
  8. 8 Safadão comemora o mesversário do caçula com festa temática
  9. 9 Padre Fábio de Melo vai celebrar casamento de Luan
  10. 10 Fofas! Sabrina Sato malha com a filha, Zoe, no colo