Livro que conta a vida de Gretchen será ‘biografia sobre o amor’, dizem autores

A dançarina fala sobre seus 17 'casamentos', filmes pornôs e a verdadeira mulher por trás do mito. Segundo os autores, o livro mostra como Gretchen saiu do fundo do poço e termina com um grande final feliz

quinta 17 julho, 2014
Gretchen
Gretchen Fabio Miranda

Ícone de sensualidade dos anos 80, rainha do rebolado e famosa por seus vários relacionamentos amorosos, a história de Maria Odete Brito de Miranda, a Gretchen, é conhecida pelo público – mas apenas superficialmente. O que aconteceu por trás do sucesso foi, na verdade, uma incessante busca pelo amor. É o que garantem os autores do livro Gretchen A Biografia (título provisório), Gerson Couto e Fábio Fabrício Fabretti.

“Esta é a característica mais forte dela: uma paixão louca pela vida”, conta Gerson à CARAS Digital“Ela é uma mulher de personalidade muito forte, vai de um extremo ao outro sem perder a esperança pelo dia seguinte. E é muito trabalhadora. Pode ir ao fundo do poço, mas resurge e volta bem”, completa. 

Mais Notícias

A obra vem sendo escrita a quatro mãos desde 2013 e surpreendeu os próprios autores porque Gretchen não omitiu detalhes do passado. Ela fala abertamente sobre os filmes pornôs e sobre os seus 16 (nem todos oficializados) casamentos frustrados. “O que mais me surpreende é a capacidade dela de acreditar no amor. Ela se separou tantas vezes porque não gosta de infidelidade e diz ‘o que é meu é meu e não aceito traição’”, explica Fábio. “Para mim, é uma biografia sobre o amor”, continua.

Os escritores têm contado com o apoio de fãs, familiares e amigos para conseguir materiais inéditos sobre a musa. “O que pode impressionar os leitores é o que se espera dela sendo a Gretchen e o que realmente aconteceu nos bastidores. Por ela ter sido sempre provocativa, sensual, as pessoas criam histórias. Eu imaginava tudo muito diferente”, confessa Gerson. “Ela é muito clara, não esconde nada. Sobre a questão de filmes pornôs, já deixou claro que se arrepende de ter feito”, diz Gerson. “Tem também histórias inéditas. Gretchen foi a única celebridade brasileira que participou de dois realities (Troca de Famílias e A Fazenda) e revela coisas dos bastidores da Fazenda que não foram para o ar”, antecipa Fábio, autor também da biografia de Neusinha Brizola.

Thammy e o grande final feliz

O relacionamento com a filha Thammy Miranda e o desentendimento após ela assumir sua homossexualidade terão um capítulo à parte. “É uma relação muito forte, a Gretchen faz questão que a família esteja lá. O papo com a mãe foi interessantíssimo. E as pessoas recordam histórias que ela nem lembra”, diz Gerson. “Ficamos surpresos com a colaboração do público. A Gretchen tem um fã-clube muito grande com pessoas de 16 a 70 anos”, continua.

O livro fala ainda sobre o relacionamento dela com o atual marido, o português Carlos Marques, seu quinto marido perante a lei. “Quando eles se conheceram, ele não sabia quem era a Gretchen. Ele se apaixonou pela Maria Odete. O capítulo final será um grande final feliz”.

O último show

A ideia de contar a história de Gretchen surgiu da paixão dos autores pelos anos 1980. Eles entraram em contato com a estrela por meio de um amigo em comum. “Ela respondeu em seguida e topou na hora”, diz Fábio. “Eu já gostava da Gretchen, achava uma figura singular no mercado brasileiro. E ela merece uma história bem contada, porque tem cada coisa maluca dela na mídia...”, admite Gerson, que além de escritor é bailarino do programa Amor & Sexo, da Globo. “Estamos nessa pesquisa diária para fazer um trabalho digno", diz.

A intenção é concluir o livro ainda em 2014 para ser lançado no próximo ano, após negociações com editoras. “Ele está em um formato diferente e inovador, como um almanaque, com muitas imagens coloridas e diagramação bem moderna. Será uma obra para deixar de enfeite na sala”, entrega Fábio. “Acho importante ter impacto visual porque os leitores tinham uma expectativa sobre ela quanto a figurinos, coreografias... Estamos montando dessa forma, como uma característica da cantora”, completa.

Gretchen está encerrando sua carreira com esta biografia e o lançamento poderá marcar sua última vez em um palco. “Ela está tão empolgada que quer fazer um show para lançar o livro. Mas são planos”, encerra Fábio.

por Kellen Rodrigues
Atualizado quinta 17 julho, 2014 (250565) | 17/12/2018 12:42:04

Mais conteúdo sobre:

CARAS Recomenda

  1. Arquiteta Teresa Simões é homenageada na Festa Talentos
  2. Vencedores da Rolling Stones Music Run recebem presente
  3. Dezembro Laranja mobiliza famosos e colore o País
  4. Ivete Sangalo embala comemoração dos 25 anos de CARAS

Receba em Casa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Bailarina vai aos prantos ao vencer Dança dos Famosos
  2. 2 Julia Konrad assume namoro com Pedro Marques e se declara
  3. 3 Luana Piovani deixa o Brasil e se muda para Portugal
  4. 4 Ana Hickmann dá viagem internacional e ganha pedra
  5. 5 Resultado da 'Dança dos Famosos' causa revolta na web
  6. 6 Nego do Borel é flagrado em clima de romance com loira
  7. 7 Katy Perry e Orlando Bloom posam coladinhos em clique raro
  8. 8 Em clique fofo, Carol Trentini curte praia com o filho
  9. 9 O Tempo Não Para: Marocas e Samuca enfim se casam
  10. 10 Fernanda Lima abre o coração e fala sobre 'Amor & Sexo'