musica Grammy 2021!

Grammy 2021: Confira os artistas que se destacaram nas indicações e podem levar o prêmio para casa!

Aquecimento Grammy 2021: Saiba quais artistas ganharam destaque na lista de indicações e podem levar para casa o Gramofone de Ouro

André Luiz Freitas e Natalia Queiroz Publicado sábado 13 março, 2021

Aquecimento Grammy 2021: Saiba quais artistas ganharam destaque na lista de indicações e podem levar para casa o Gramofone de Ouro
Artistas que receberam destaque na lista de indicação do Grammy 2021 - Foto/Divulgação

A 63ª Edição do Grammy Awards está com a data marcada para acontecer no próximo domingo, 14. Apesar de muitos artistas e bandas terem sido deixados de lado, a lista de indicações da premiação deste ano deixou o público dividido, ainda mais por grandes nomes da indústria musical estarem na disputa do tão sonhado Gramofone de Ouro.

Pensando nos talentos que se destacaram, nós da CARAS Digital, listamos os artistas que estão a frente nas apostas e olhares críticos para levar o prêmio para a casa.

Taylor Swift

Se existe uma coisa que Taylor Swift provou ao longo de sua carreira, é que ela definitivamente soube evoluir a cada álbum. Desde o lançamento do seu álbum Red, em 2012, sua música está em constante evolução e levou a garota de Nashville ao fenômeno pop, ou melhor, ao fenômeno folk.

O novo trabalho da artista norte-americana ganhou destaque mundial por conta de três fatores, composições sinceras, escrita autobiográfica e narrativa baseada em personagens. Relembrando suas raízes em um country menos presente, Taylor fez história com o seu oitavo álbum estúdio.

Segundo críticos, as músicas presentes no álbum Folklore foram escapistas para o atual momento vivendo perante à pandemia. E, com isso, cada ouvinte conseguiu entender a essência do disco. "Ela está pronta para fazer história em mais uma cerimónia", afirmou uma crítica ao The Guardian.

Taylor Swift é uma das veteranas do Grammy Awards. A artista coleciona 10 estatuetas, mais de 40 indicações, e concorre em seis categorias na 63ª edição da premiação, incluindo o Álbum do Ano.

HAIM 

Desde a estreia com o disco Days Are Gone, em 2013, o trio formado pelas irmãs Danielle, Alana e Este, HAIM não dava sinais de que sobreviveria tanto tempo na indústria musical, ainda mais sendo um dos maiores destaques no Grammy Awards 2021.

O segundo disco, Something To Tell You, só saiu cinco anos depois, em 2017, e veio cheio de ressalvas: repetindo a fórmula do trabalho anterior, e segundo os críticos na época, não foi o suficiente para o retorno de um grupo que ficara tanto tempo sem um trabalho inédito.

Mas, prontas para entregar o seu verdadeiro potencial, ainda mais quando se tem inegável talento e o suporte de um grande público, HAIM apresentou ao mundo o aclamado Woman In Music pt. III – ou WIMPIII, como a banda gosta de chamá-lo. O álbum foi elogiado como o álbum mais forte e atraente do trio.

O último trabalho das meninas foi indicado na 63º edição anual do Grammy Awards, na categoria Álbum do Ano, marcando a primeira vez que um álbum de um grupo de rock feminino foi incluído na categoria. Além disso, o single The Steps também foi indicado ao Grammy de Melhor Canção de Rock.

Billie Eilish

Billie Eilish vem tendo uma das melhores performances da música. A cantora de 18 anos já conquistou seis estatuetas na premiação, quatro delas dos maiores prêmios (Álbum do Ano, Música do Ano, Gravação do Ano e Artista Revelação).

Em 2021, ela concorre com a música Everything I Wanted em Gravação do Ano, Música do Ano e Melhor Performance Solo Pop, que mostra mais um ponto pessoal da sua vida. Além de ser o seu primeiro single após o lançamento do lendário álbum, When We All Fall Asleep, Where Do We Go?.

No press release da canção, Billie revela que o trabalho é um recado dela para o irmão, Finneas, e vice-versa. "Essa música é uma das que eu e meu irmão escrevemos sobre o outro. Não importa o que aconteça, nós sempre estivemos e vamos estar lá para fazer melhorar", disse ela.

Dua Lipa

Dua Lipa é um dos principais nomes da música atualmente, e uma das cantoras mais escutadas no mundo. Somando apenas cinco anos de carreira, a britânica acumula números incríveis em plataforma de streamings, recordes notáveis em charts e claro, inúmeros prêmios.

O reconhecimento mundial de Dua Lipa aconteceu após a canção New Rules, lançada em 2017, se tornar uma das músicas mais ouvidas no mundo. O clipe, repleto de cores elementos visuais, soma mais de 2,3 bilhões de visualizações no YouTube e se tornou uma grande referência. 

Buscando formas de inovar, ainda mais, a sua sonoridade. A artista apresentou no ano passado o seu novo álbum, Future Nostalgia, que trouxe a tendência de músicas discos para a atualidade. 

O álbum brinca com uma identidade visual que dialoga diretamente com a sonoridade das faixas. Além disso, o álbum se tornou - e ainda é - um destaque no gênero pop oitentista.

A compositora, que também não é uma novata no Grammy, foi o centro das atenções da premiação em 2019. Ela recebeu os dois prêmios em que estava indicada: ‘Artista Revelação’ e ‘Gravação de Dança’ com o sucesso Electricity. Agora, para fazer história na 63ª edição, ela recebeu oito indicações - e, mais uma vez, deve ser um destaque na cerimônia e levar um dos troféus da noite.

Justin Bieber

É visível o amadurecimento do canadense conforme os seus álbuns. Mesmo após cinco anos sem divulgar um trabalho seu completo, o ídolo mostrou para o que veio com o álbum Changes. "Bieber sempre esteve tão em sintonia com os tempos pop, em constante mudança, que cada lançamento se tornou uma espécie de cápsula do tempo sônica da era em que foi criado", comentou uma crítica da Variety.

No Grammy, o artista concorre com Yummy em Melhor Performance Solo Pop, sua parceria com Quavo em Intentions com Melhor Performance de Grupo ou Duo Pop e Changes com Melhor Disco de Pop Vocal.

Por mais que Yummy tenha dividido as opiniões, o restante do disco mostra a sua capacidade vocal. “E ele nunca soou melhor do que em "Changes", seu quinto álbum de estúdio [...] mergulhado nos tempos do trap e na soul retro dos anos 70, com Bieber deslizando sem esforço entre um tenor elástico e um falsete arejado”, completou a crítica.

Post Malone

Já podemos adiantar que Post Malone não é nenhum novato quando o assunto é indicações ao Grammy Awards. O rapper, que marcou o mundo com o seu álbum Stoney, acumula nove indicações. 

Na estreia do músico na premiação, ele foi indicado para quatro categorias pelo o disco Beerbongs & Bentleyse e na edição seguinte, recebeu duas nomeações pelo sucesso Sunflower, canção presente no filme Homem-Aranha no Aranhaverso.

Dono de sucessos como Better Now, Wow e Rockstar, Post concorre em três categorias: Álbum do Ano com Hollywood's Bleeding e Gravação do Ano e Música do Ano e com o único o single do disco Circles.

O disco foi um dos favoritos das paradas musicais e da temporada de premiações. Sem contar que, conta com presenças marcantes de artistas de peso na indústria musical, e também foi eleito um dos melhores trabalhos de 2020.

Lady Gaga

O retorno de Gaga após o lançamento de Joanne e Star Is Born, álbum com a trilha sonora do filme Nasce Uma Estrela, deixou o público e crítico estasiados. 

Com a produção, a artista conquistou o seu sexto álbum no número 1 no Billboard 200 e a chamou a atenção da Academia. “Chromatica, seu sexto álbum, traz de volta o espetáculo, manifestando uma realidade paralela na qual ela tem um pé desde a infância, centrado na cor, gentileza e conexão”, disse uma crítica do The Guardian.

Isso com certeza fez com que o Grammy escolhesse a artista para estar concorrendo nas categorias Melhor Álbum Pop por Chromatica e Melhor Performance Pop de Dupla ou Grupo por Rain on Me, parceria com Ariana Grande.

Doja Cat

Doja Cat é, definitivamente, a artista queridinha da vez. Se você está por dentro dos desafios nos aplicativos de vídeo,  com certeza deve ter escutado uma música da rapper. Não é preciso nem conhecer o nome da cantora norte-americana para escutar uma das músicas dela, elas estão em todas as playlists, nas principais premiações de música e em grandes parcerias, incluindo uma com Ariana Grande.

A cantora é responsável por sucessos como Say So, Streets, Boss Bitch - na qual recebeu um destaque no filme Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa, e Best Friend, sua nova aposta.

Aos 25 anos, a cantora se consolida entre os grandes nomes da indústria musical e concorre nas categorias de Artista Revelação, Gravação do Ano e Melhor Performance Pop Solo no Grammy Awards 2021.

Harry Styles

O segundo álbum de Harry Styles, Fine Line, foi um dos grandes destaques de 2020. Com músicas repletas de influências do pop, rock clássico e R&B psicodélico, o cantor mostrou o perfeito equilíbrio para as canções.

"O mais satisfatório desses desvios foi a imersão total de Styles em uma era que o antecede em algumas gerações, o ouro suave dos anos 1970", declarou um crítico da Variety.

Mesmo com tantas críticas positivas e músicas nas paradas de sucesso, o artista ficou de fora da categoria Álbum do Ano, o que deixou muito fãs e especialistas chocados.

No Grammy, além abrir a premiação com uma apresentação, Styles concorre em Melhor Performance Solo Pop com a música Watermellow Sugar e Melhor Disco de Pop Vocal com o álbum, Fine Line.

BTS

BTS realmente virou um fenômeno do mundo todo. Após estrearem no Hot 200 da Billboard com o álbum Map of the Soul: 7 e fazer história em 2018 ao se tornar o primeiro álbum de língua coreana em número 1 nos Estados Unidos, com Love Yourself: Tear, os meninos conquistaram mais.

Em 2021, o grupo recebeu a primeira indicação nas categorias de música do Grammy, em Melhor Performance de Grupo ou Dua Pop, com o hit Dynamite.

Além disso, o BTS faz história pela segunda vez ao ser o primeiro grupo de k-pop ao se apresentar (inteiramente só eles) no evento.

Em entrevista à Associated Press, via Billboard, Jimin comentou sobre a primeira indicação e apresentação. "É muito difícil expressar em palavras. Mesmo agora, não podemos acreditar que fomos indicados e poderemos nos apresentar no Grammy. Então, estamos gratos. Estamos honrados", afirmou.

Vale lembrar que o Grammy Awards acontece neste domingo, 14.

Último acesso: 01 Aug 2021 - 23:13:21 (381445).

Leia também

TV CARAS