musica Ficar de olho!

Entenda como 'Drivers License', de Olivia Rodrigo, se tornou o primeiro sucesso da década

Nova aposta da Disney promete conquistar o estrelato mundial com composições sinceras e melodias provocantes

André Luiz Freitas Publicado segunda 1 fevereiro, 2021

Nova aposta da Disney promete conquistar o estrelato mundial com composições sinceras e melodias provocantes
Saiba quem é Olivia Rodrigo, a artista sensação do momento! - Foto/Instagram

É hora de sair da zona de conforto e focar em uma nova artista: Olivia Rodrigo. A norte-americana, com descendência filipina, conquistou a parada mundial com apenas 17 anos. 

A artista lançou o primeiro single da carreira solo Drivers License na primeira semana do ano e, além de quebrar diversos recordes com a incrível canção, Olivia foi aclamada e aplaudida pela crítica ao redor do mundo. Soando como Taylor Swift aos 16 anos, a cantora vem ganhando o coração das pessoas ao redor do mundo - e os números, recordes e vendas mostram isso.

A canção "equilibra com sucesso um melodrama sombrio, mas bem delineado e uma melodia marcante e ousada, um estilo suave de cantar com imagens agudas", escreveu o crítico Jon Caramanica, colunista do New York Times. "E cria uma canção pop moderna e de sucesso em todos os quesitos", completou ele.

O primeiro grande single da década é ao mesmo tempo, um modelo novo – uma pequena atriz do Disney que parte para o pop experimental com uma balada elegíaco e confessional sobre um término extremamente doloroso – e um sucesso adolescente sem precedentes, para a Era que está começando. Você querendo ou não.

A música acumulou mais de 260 milhões de streams globais, com mais de 97 milhões de transmissões apenas nos Estados Unidos, tornando-a a canção com maior número de streaming de áudio de todos os tempos no país e a maior em três anos. 

Sem muita divulgação e preparação para um marketing estratégico, Drivers License, estreou em primeiro lugar na parada de singles Billboard Hot 100 depois de uma semana de lançamento recorde em serviços de streaming como Spotify, Apple Music e Amazon Music

A canção autobiográfica despertou especulação na mídia social e nos veículos norte-americanos, com os ouvintes tentando deslindar os paralelos entre a história contada na canção e a vida real, como costuma acontecer com as composições de Swift e Lorde.

No Spotify, a canção bateu um recorde de execuções diárias para um dia sem feriado, e depois superou essa marca no dia seguinte, terminando por estabelecer o recorde de execuções semanais do serviço de streaming em todo o mundo. Por incrível que pareça, a música continua crescendo semana após semana, dando um efeito contrário ao que realmente acontece.

Ela, que aprendeu a tocar guitarra para seu papel na série, estrelava como Paige Olvera, uma adolescente que cria canções e vídeos para um estúdio de conteúdo online. Porém, o sucesso aconteceu com a sua personagem Nini Salazar-Roberts em High School Musical: The Musical: The Series, do serviço de streaming Disney+.

Aos 12 anos, ela começou a estudar em casa e encontrou apoio no silêncio, aninhada em seu quarto com a composição como uma rota de fuga. Muito desse tempo sozinha, ela aprendeu a moldar sua voz, tanto como compositora quanto como uma adolescente.

Essa não é a primeira vez que a compositora alcançou o topo das paradas. No início de 2020, sua música autoral All I Want de High School Musical: The Musical: The Series se tornou uma tendência instantâneas ao redor do mundo e impulsionando-a a nova linha de sucesso Disney Channel.

Assim como Miley Cyrus, Selena Gomez e Demi Lovato, que a precederam – e Britney Spears, Justin Timberlake e Christina Aguilera na geração anterior –, Olivia deixou a dosagem clichê da gravadora oficial da produtora e imergiu em uma mais ampla e mais adulta, conquistando além do seu público fiel, o coração e os sentimentos de pessoas mais maduras. 

Ao ouvir as composições e trabalhos da artista, nós entendemos que o melhor cantor não é aquele que possui a voz mais potente, o melhor cantor é aquele que consegue ouvir os seus sentimentos e navegar por eles. É incrível ver o que ela conseguiu fazer com apenas 17 anos.

O videoclipe da canção, com quase 90 milhões de visualizações no YouTube, é repleto de sentimentos, assim como a sua composição. Não é apenas uma canção para ser vendida, ela foi trabalhada manualmente e com propósito. 

A atriz soube entregar todas as emoções ao interpretar a dor e a angústia da faixa. É impressionante a forma como ela faz o ouvinte sentir o que ela está cantando através da sua voz doce. Ela é única. Esse nível de narrativa é o que mais se destaca nela, e compreensivelmente: como uma garota dos palcos, ela entende o valor de contar histórias importantes e impactantes, aquelas que podem tocar sua alma e mudar seu coração dentro de um ou dois limites.

Último acesso: 27 Sep 2021 - 19:31:28 (375838).

Leia também

TV CARAS