Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Elba Ramalho relembra câncer de mama há três anos: 'Virei a página'

Cantora diz que doença surgiu após alteração hormonal, mas lembra rotina pouco saudável: 'Não estava me cuidando e vivia relação conturbada'

CARAS Online Publicado em 17/10/2013, às 09h00 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Elba Ramalho - Felipe Assumpção/ AgNews
Elba Ramalho - Felipe Assumpção/ AgNews

A cantoraElba Ramalho sempre levou uma vida muito saudável. Vegetariana, praticante de Ioga e meditação, ela se viu em um momento delicado quando descobriu um câncer de mama em 2010.

Comecei a sentir minha voz mais grave, nasciam cabelos enormes na minha perna. Eu tinha um cisto, observava ele há seis anos, e ele começou a sofrer uma transformação. Foi uma infiltração de hormônio”, lembrou ela no palco do programa Encontro com Fátima Bernardes desta quarta-feira, 16.

+ Elba Ramalho organiza show da fé

Determinada a ficar curada, a cantora encarou o tratamento com otimismo. “Fiz radioterapia, tirei um pedaço da mama. Mas me livrei da quimoterapia, porque o câncer era totalmente hormonal. Quando é assim, não precisa”, explicou.

Além da alteração dos hormônios, Elba contou que vivia um momento complicado na vida pessoal e também estava em dívida com a rotina saudável que costumava manter. “Não estava cuidadosa naquele momento. E estava vivendo uma relação conturbada, muito aflita”.

Recuperada, ela disse que voltou para a vida que tinha antes da doença e destacou a importância de fazer exames preventivos. “O nome câncer tem um fardo muito mais pesado do que a doença em si. Descobrindo no início como o meu, é tranquilo. A prevenção é tudo. Eu fiz tudo o que o médico disse, terminei meu namoro, virei a página”, contou.