musica Eterna!

Canções de Maysa ganham novas versões oficiais em memória aos 85 anos da cantora

Produtor Vizcaya anuncia EP com novas versões de 6 músicas da cantora Maysa Monjardim

CARAS Digital Publicado segunda 7 junho, 2021

Produtor Vizcaya anuncia EP com novas versões de 6 músicas da cantora Maysa Monjardim
Vizcaya lança EP com novas versões de músicas de Maysa - Divulgação

No último domingo, 06, a cantora Maysa (1936 - 1977) estaria completando seus 85 anos de vida!

Com a intenção de prestar um tributo à memória da artista, o produtor Vizcaya decidiu lançar um EP especial com músicas dela.

Convite para remixar Maysa traz novas versões de 6 clássicos de seus primeiros três discos: Bom Dia Tristeza, de 1958, Ouça, de 1957, Tarde Triste, de 1956, Franqueza, de 1957, Resposta, de 1956 e Meu Mundo Caiu, de 1958.

O músico precisou utilizar softwares de inteligência artificial para filtrar e separar os instrumentos e vozes com qualidade. Transportando Maysa para um ambiente de sintetizadores, os beats atravessam a música eletrônica e vão do Tropical House e Trip-Hop ao Tech-House.

“O processo em si de reconstruir um novo instrumental para cada faixa foi rápido, porque eu conhecia bem todas as músicas dela, eu as escuto desde que me entendo por gente. As notas e acordes são complicados, mas poli e reduzi os arranjos a algo mais objetivo, embora todos sigam a melodia original. O trabalho maior foi ‘filtrar’ a voz da Maysa. Tive que aplicar recursos técnicos de anulação de fase quase que palavra a palavra da voz dela. Foi na mão, na raça e na paciência mesmo”, pontuou sobre o processo por trás do EP.

Vizcaya é fã de carteirinha de Maysa. Ele já leu as duas biografias oficiais, assistiu a minissérie produzida pelo filho da cantora, Jayme Monjardim, umas quatro vezes, e herdou os vinis originais da família. 

Para ele, a cantora é a maior diva brasileira de todos os tempos: “Autora, uma voz de timbre único e uma pessoa de temperamento e personalidade muito fortes. Sem medo, sem papas na língua, que jogou um casamento milionário e um quase título de nobreza na sociedade paulistana para cima, para viver seu sonho da música, viver seu ofício de cantora e intérprete”, disse. 

O cantor trabalhou fielmente nas músicas, com arranjos originais, letras na íntegra e obediência às partituras, mas imprimindo sua marca pessoal na sonoridade. Vizcaya espera que com esse EP as novas gerações possam revisitar a obra da cantora e reconhecer sua importância para a música brasileira.

Ouça agora mesmo Convite para Remixar Maysa de Vizcaya.

Último acesso: 23 Jun 2021 - 03:32:13 (391105).

Leia também

TV CARAS