Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

10 cantores que pagaram mico com 'playback'

Britney Spears, Mariah Carey, Beyoncé, Chris Brown e outros artistas já foram criticados por fazer playback. Veja quem mais está na lista e assista aos vídeos!

CARAS Online Publicado em 05/07/2013, às 11h01 - Atualizado em 16/06/2020, às 16h07

10 artistas que fizeram playback e se deram mal - Getty Images
10 artistas que fizeram playback e se deram mal - Getty Images

‘Quem sabe faz ao vivo!’, diria o apresentador Fausto Silva, mas a história no mundo da música é bem diferente. Muitos artistas com talentos vocais comprovados, como Mariah Carey e Beyoncé, já apelaram para o playback – recurso utilizado para que o artista duble a própria música.

Apesar de ter se tornado algo comum entre os cantores, não é todo mundo que aprova. Pink, por exemplo, critica abertamente quem usa o playback. Seu alvo preferido é Britney Spears. “Eu não quero diminuir Britney Spears, porque eu realmente gosto muito dela, mas eu nunca iria a um show em que a pessoa finge cantar. Quando você cresce escutando Janis Joplin, você não vai querer ver alguém fazer playback”, disse.

Veja 10 cantores que fizeram playback e se deram mal:

Beyoncé
Beyoncé foi a primeira diva a causar polêmica com playback em 2013. Logo no início do ano, na posse do presidente americano Barack Obama, a cantora dublou o hino nacional. Diferente de outras estrelas, Beyoncé assumiu que utilizou o recurso para não estragar a festa de Obama, pois se sentiu insegura com o clima frio que poderia prejudicar sua voz – lembrando que Kelly Clarkson se apresentou no evento no mesmo dia e não precisou de playback, mas a cantora apoiou Beyoncé pela escolha dela.

Semanas depois da posse, Beyoncé apareceu na coletiva do SuperBowl mostrando que sabe cantar o hino – e muito bem – ao vivo.

Madonna
A Rainha do Pop está acostumada a usar o playback nas performances que exigem mais esforço físico. No SuperBowl de 2012 ela acabou utilizando o recurso. Não chegou a cometer nenhuma gafe, como as próximas cantoras da lista, mas alguns a criticaram por não ter cantado ao vivo. Bem que Elton Johnavisou que ela faria lip-synch...

Shakira
Intérprete do tema da Copa do Mundo de 2010, Shakira usou o playback ao cantar no evento da FIFA. E alguém resolveu editar um vídeo mostrando todas as falhas da apresentação. Assista:

50 Cent
Rappers também dublam. E assim o fez 50 Cent no BET Awards em 2007. Mas parece que, por algum erro técnico, a parte da música cantada por ele simplesmente sumiu e ele ficou perdido no meio do palco tentando descobrir o que fazer.

Spice Girls
Após anos longe dos palcos, as Spice Girls voltaram para uma performance no Victoria’s Secret Fashion Show. Aparentemente, elas tinham esquecido como disfarçar na hora do playback.


Ashlee Simpson
Um clássico do playback! Ashlee Simpson para sempre será lembrada como a cantora que se deu pior em uma tentativa de dublagem. Durante uma performance no SNL, em 2004, a música da cantora simplesmente não entrou. Mico total!


Lindsay Lohan
Esta é Lindsay Lohan na fase em que ela se arriscou no mundo da música. Mas fazer playback também não era seu forte. Não é à toa que este vídeo é chamado por muitos como ‘Lindsay Lohan faz a Ashlee Simpson’.

Chris Brown
Foi no Billboard de 2012 que Chris Brown usou o playback. E Pink, a defensora das apresentações ao vivo, correu no Twitter para criticá-lo. “Se um dia eu fizer playback, quero fazer tão bem quanto ele”, escreveu a cantora, em tom irônico. Os fãs de Brown ameaçaram Pink de morte depois do comentário.

Britney Spears
Britney Spears é hors concours quando assunto é playback. Os fãs da cantora até se acostumaram com as apresentações dubladas. Algumas renderam vídeos bem divertidos, como na clássica performance de Gimme More no VMA 2007 ou este da turnê Circus. Porém, nenhum supera o momento em que um fã invade o palco de Britney, assusta a cantora, que dá um grito e... o microfone continua mudo.