CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Saiba como usar iluminadores e brilho corretamente na maquiagem

Maquiador profissional indica quais lugares do rosto podemos usar produtos brilhantes e iluminadores sem estragar ou carregar o make demais

Luiza Camargo Publicado em 12/08/2015, às 18h03 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lady Gaga, Kim Kardashian e Kristen Stewart - Getty Images
Lady Gaga, Kim Kardashian e Kristen Stewart - Getty Images

Maquiagens com brilho, como sombras, blush e batons fazem sucesso  com o público feminino, já que deixam uma produção glamourosa e sexy, ideal para festas. Os iluminadores, que destacam a beleza da pele e dos pontos fortes do rosto das mulheres, também é um "queridinho".

Todavia, os dois quando usados incorretamente podem destruir o make. Em entrevista à CARAS DIgital,Elton Thadeu, maquiador do Studio Tez, deu dicas e orientações de como utilizá-los corretamente e ajudar a montar a maquiagem perfeita; confira!

1)Como conciliar a técnica de contornos com o brilho que se deseja dar ao make?
"Primeiro é necessário entender os pontos que devemos escurecer e os que devemos clarear, e não necessariamente iluminar e dar brilho em todos os pontos claros. Basicamente, o que queremos dar profundidade, diminuir, vamos escurecer, e o que quereremos dar volume, vamos clarear".

2)O que fazer quando as peles são oleosas?
"Evitar o uso de iluminadores na zona 'T', testa, nariz e queixo. São regiões que já brilham em excesso nas peles oleosas. Um truque legal nesse tipo de pele é ter aqueles lencinhos para tirar a oleosidade para os retoques, ele tira o brilho, não tira a maquiagem e ainda assim não deixa a pele com excesso de pó".

3. Onde iluminar e onde evitar iluminar?
"Além de ter pontos certos a serem iluminados, temos também que pensar para que situação vamos usar, por exemplo, em uma foto dependendo da luz ao invés de ficar iluminada você pode parecer suada.  Podemos iluminar as têmporas, aquela região em cima do blush abaixo dos olhos, mas use somente na região externa. sobre o nariz, se você tem intenção de afiná-lo, pode escurecer com um marrom opaco as laterais e dar uma leve iluminada sobre ele. O que vemos muito é iluminar o blush ou até mesmo usar um blush mais cintilante. Só tome cuidado, pois como falamos de volume pode deixar sua bochecha mais volumosa".

4. Como equilibrar o brilho em olhos que já são naturalmente grandes, por exemplo? E em lábios mais carnudos?
"Mesclar sombras cintilantes e opacas na região do côncavo, isso fica muito bacana, usar as brilhantes mais na pálpebra móvel. Já nos lábios, o melhor é ir para os opacos, se você quer evitar volume".

5) brilho no make, qual a tendência atual?
" A tendência de make com brilho é muito forte, eu acho lindo, e acho que dá um ar mais natural, mesmo o brilho não sendo esse brilho cintilante. Só deve ser evitado em mulheres mais maduras, pois os brilhos e iluminadores  vão evidenciar as linhas de expressão".


6) Existem regras básicas para o uso dos iluminadores? Quais são elas?
"O certo e mais correto é o uso do iluminador nas têmporas. Se você não tem bochechas volumosas, pode ser usada também sobre o blush, o errado é usar sobre o nariz e testa se você tem pele oleosa. E como eu vejo algumas mulheres que pegam o iluminador como se fosse um pó normal e passam no rosto todo, nem pensar.  Outro truque muito bacana é se você gosta da cor do iluminador que você tem, você pode usá-lo como sombra".

7.Poderia falar um pouco sobre o uso dos iluminadores de diferentes texturas: pó, cremoso, bastão. Quais são os truques para melhor aproveitar esses tipos de texturas?

" As texturas não se misturam muito, esse é o problema. Por exemplo, se você está usando base e pó na pele e usar um iluminador cremoso em cima do pó pode ficar manchado. Então, o melhor é combinar texturas parecidas, por exemplo, use a base e então o iluminador cremoso, pois os dois têm a mesma textura, o bastão também. Já o pó ou o compacto podem ser usados tanto na base quanto no pó normal.  A intensidade também pode mudar, é sempre bom experimentar antes de passar no rosto. Outro truque se você quer um iluminador mais intenso é molhar o pincel com água e passar no pó, ele vai ficar mais intenso e mais brilhante".

8.Quais são as dicas para usar os primers iluminadores?
"Ele é ótimo, principalmente se você quer um make mais natural. Pode usá-lo e apenas um corretivo, pouca base. Se necessário, um pouco de pó apenas na zona T, ou seja, numa mistura usando pouco produto você pode ficar linda e com aspecto natural."